Vasco

Vasco

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

REVKIKE Nº 23 - SETE CANARINHEIRADAS

Arte por Renato Aparecida - www.desenhosrosrt@gmail.com

1 - Três atletas que vestiram a jaqueta cruzmaltina durante a temporada-1938 estiveram na Seleção Brasileira da Copa do Mundo daquele ano, disputada na França: Argemiro, buscado na Portuguesa Santista-SP, Jaú, também tirado de clube paulista, do Corinthians, e Niginho, que não jogou, por pressão do governo italiano (acatada pela FIFA), por ser “oriundi”, isto é, descendente, e jogado em clube da “bota” antes de ir para São Januário. Jaú, cujo nome verdadeiro era Euclydes Barbosa, e Argemiro Pinheiro da Silva eram paulistas e atuaram durante a vitória sobre os tchecos-eslovacos, quando o time dirigido pelo treinador Ademar Pimenta alinhou: Valter, Jau e Nariz; Brandão, Argemiro e Roberto; Luisinho, Leônidas, Tim e Patesko. De sua parte, Leonidio Fantoni, o Niginho, era mineiro.

2 - Em sua terceira participação em um Mundial, o selecionado brasileiro aproximando-se do título. Voltou com a medalha de bronze, de uma disputa que teve, só quase, europeus – Cuba e Índias Holandesas, além dos brasileiros, foram os demais forasteiros continentais. O

Brasil teve em Leônidas da Silva, que fora cruzmaltino, em 1934, o principal artilheiro do Mundial, marcando 8 tentos. Os resultados da equipe foram: 05.06 – Brasil 6 x 5 Polônia; 12.06 – 1 x 1 Tchecoeslováquia; 14.06 – 2 x 1 Tchecoeslováquia (desempate); 16.06 – 1 x 2 Itália: 19.06 – 4 x 2 Suécia. 

Ademir Menezes
3 - Em 3 de abril de 1949, a Seleção Brasileira mandou a sua segunda maior goleada: 9 x 1 sobre o Equador, pelo Campeonato Sul-Americano. Na verdade, pode-se dizer que foi o Vasco que goleou. Basta conferir a escalação: Barbosa (Vasco), Augusto (Vasco) e Wilson (Vasco); Ely do Amparo (Vasco), Danilo (Vasco) e Noronha; Tesourinha; Zizinho, Jair Ros Pinto e Simão . No segundo tempo, o vascaíno Ademir Menezes substituiu Zizinho e os são-paulinos Bauer e Rui entraram nas vagas de Ely e de Danilo.

 4 - Vale ressaltar que Jair havia sido vascaíno, até pouco tempo antes, e Tesourinha viria a ser, no ano seguinte. O treinador era Flávio Costa, também vascaíno, bem como o estádio da partida, São Januário. Logo, o Brasil passava pela Colina.

5 - A maior goleada saiu por 10 x 1 Bolívia, em 10 de abril de 1949, no Pacaembu, em São Paulo, pelo mesmo Sul-Americano. Estiveram presentes os vascaínos Barbosa e Augusto. Há os 14 x 0 Nicarágua, em 17 de outubro de 1975, pelos Jogos Pan Americanos do México, no Estádio Azteca. Mas não foi com a seleção principal. Jogou a garotada da chamada seleção olímpica.

6 - Quando a Seleção Brasileira preparava-se para disputar a Copa do Mundo-1966, na Inglaterra, a revista carioca Fatos & Fotos (foto abaixo), do grupo Adolpho Bloch, lançou uma edição mostrando a cara e o currículo dos convocados. Os eternos vascaínos Hércules Brito Ruas e Orlando Peçanha de Carvalho foram colocados lado a lado em uma mesma página.

7- Brito, aos 24 de idade, estava em grande forma, enquanto Orlando, aos 30 (repatriado, da Argentina), pelo Santos, era um veterano muito confiável. Brito, nascido em 09.08.1939, jogou pelo Vasco da Gama, entre 1955 a 1958, e de 1961 a 1969, tendo no meio disso sido emprestado ao futebol gaúcho. Já o "Senhor Futebol", o apelido de Orlando quando defendia o Boca Juniors, que o tinha como o máximo de um zagueiro, vestiu a jaqueta da Turma da Colina na fase 1953 a 1960, tendo voltado para encerrar a carreira na Colina, em 1970. Ambos disputaram o Mundial inglês, jogando em Liverpool.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário