Vasco

Vasco

domingo, 23 de janeiro de 2022

ESCRITURADO NA CADERNETA DO ALMIRA

                                               PRIMEIRÍSSIMA

 23 de janeiro de 1921 – Vasco da Gama 3 x 2 Americano-RJ – primeira paratida interestadual da moçada almiranteira. Subiu a serra e foi a Petrópolis-RJ, que era município do Estado do Rio de Janeiro – a Cidade Maravilhosa era a capital era o Distrito Fedral, capital brazuca. Os gols –mais do que históricos - foram anotados por Negrito (2) e Biguá. Treinado por...., o time teve: Nélson, Cruz e Biguá; Barreiras, Palhares e Militão; Dutra, Nico, Medina, Negrito e Antonico. OBS: três meses depois, os vascasínos estrearam na Série B da Primeira Divisão do Campeonato Carioca, com os sete primeiros classificados da Série A-1920, mais os quatro últimos e os quatro primeiros da Segunda Divisão, na Série B.

                                           GOLEADA DO DIA 

23 de janeiro de 1949 -  Vasco da Gamas 8 x 0 Atlante-MEX-  Ademir Menezes (3), Friaça (3), Nestor e Ipojucan meteram a mão no balaio dos mexicanos, insuflados pelo terinador Flávio Costa, eu tinha uma moçada impiedosa. Chamavam-se: Barbosa (Ernani), Augusto e Wilson (Sampaio); Ely, Danilo (Moacyr) e Jorge; Nestor, Friaça (Dimas), Ademir, Ipojucan e Chico.

                                                APERTUCHOS


FOTO REPRODUZIDA DE MANCHETE ESPORTVA

23 de janeiro de 1957 - Vasco da Gama 4 x 3 Deportivo Municipal-PER - amiostoso iante de  36 mil pagantes, com Livinho (2), Sabará e Valter Marciano no filó, com aplausos do embaixador brasileiro no Peru, Orlando Leite Ribeiro, que desferiu o pontapé inicial. Time do dia: Wagner, Laerte, Bellini (foto) e Ortunho; Orlando e Coronel; Sabará, Livinho, Wilson Moreira, Valter Marciano e Roberto Pinto.    

23 de janeiro de 2005 - Vasco da Gama  2 x 1 Portuguesa-RJ - jogo domingueiro e do Estadual-RJ, rolado em São Januário, pela Taça Guanabara, com 19.779 pagantes. Fabiano e Marco Brito foram os batentes na rede, com o treinador Joel Santana escalando:  Everton; Thiago Maciel, Fabiano, Marcos e Diego; Gomes, Silva (Júnior) Coutinho e Allan Delon (Rubens);  Alex Dias e Romário (Marco Brito).  

                                                   PEGADAS LEVE

23 de janero de 1972 - Vasco a Gama 2 x 0 Steua Bucareste-ROM -  um domingo  de  Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro, em São Januário. Os gols forasm marcados por Alcir e Ferreti, com o time sendo: Andrada; Fidélis,  Moisés, Renê e Eberval; Gaúcho e Alcir;  Luís Carlos (Jaílson), Roberto Dinamite, Ferreti e Gílson Nunes (Pastoril).

23 de janeiro de 1983 - Vasco da Gama 2 x 0 Fortaleza-CE -  mais um prélio dominical, este no Estádio Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.  Com  público de 14.644 , os gols foram por Dudu Coelhão e Pedrinho Gaúcho (Pedro Antônio Simeão), sob o omando do treinador Antônio Lopes, que mandouà cancha: Acácio; Galvão, Orlando Fumaça, Celso e Pedrinho; Dudu, Serginho e Ernani; Pedrinho Gaúcho (Elói); Roberto Dinamite e Almir (Marquinho).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário