Vasco

Vasco

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

O ALMIRANTE ANOTOU EM SEU LIVRÃO

 GOLEADA DO DIA -  5 de janeiro 1938 - Vasco da Gama 6 x 0 Bangu - jogado em São Januário, em umaquarta-feira, pelo segundo turno do Campeonato Carioca. Foi o 30º encontro entre ambos, com Niginho (3 gols) e Linbdo (2) sendo. Alfredo, também, deixou o dele na rede. E o treinador Floriano Peixoto escalou: Joel (Rey), Poroto e Itália; Rapha, Zarzur e Calocero (Zé Luiz); Lindo,  Alfredo I; Feitiço Niginho e Luna.


QUEIMA DE FOGOS  – Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo foi o outro resultado anotado na página do dia 5 de janeiro, mas de 1936, na  21ª refrega dos dois, pelo Campeonato Carioca. Esta no estádio da Rua Prefeito Serzedello Correia, no bairro do Andaraí. Quem bateu na rede chamava-sem Luna, a mando do treinador inglês Harry Welfare, que escalou: Panello, Osvaldo Saldanha e Itália; Oscarino, Zarzur e Calocero; Orlando, Gradim (Tião), Luís de Carvalho, Kuko e Luna (Bahiano).

ANIVERSARIANTE DO DIA - Luis Carlos Coelho Wink, entregue pela Dona Cegonha na gaúcha Portão. Lateral-direito, chegou a São Januário, em 1989, tendo saído, para voltar ao Intertnaiconal, por empréstimo, em 1991, mas regrressou à Colina e ficou até 1992. Totalizou 11 jogos e dois gols. E o cruzamento, na medida, para Sorato marcar o gol do título brasileiro de 1989, diante do São Paulo, na casa do adversário. Foi jogador de Seleção Brasileira, por 17 jogos e uma bola na rede.  
.
Na tarde do 16 de dezembro, um sabadão, quando a patota do treinador Nelsinho Rosa encarava o São Paulo, no paulistano estádio do Morumbi, aos cinco minutos do segundo, Wincik desceu, pela ponta-direita, e cruzou, na medida, para o centrovante Sorato, de cuca legal, balançar o filó. E não deu mais pra segurar a turma do Winck – Acácio, ele, Quiñonez, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro, Bismarck e Willian; Sorato e Bebeto.
FECHOU O PORTÃO - Nascido em 5 de janeiro de 1963, na cidade gaúcha de Portão, a 48 quilômetros de Porto Alegre, o lateral Luis Carlos Winck viveu história cuzmaltina durante as temporadas 1989/1990. Saiu e voltou, em 1992, paraa sua última passagem pela Colina.
 Winck só ganhou um título pelo Vasco, o do Brasileirão-89. Mas, naquela década, teve várias convocações para a Seleção Braseira. Um ano antes de ir para o RJ, ganhou a medalha de prata dos Jogos Olímpicos da Coreia do Sul, quando o Brasil em 11 jogos, venceu oito, empatou dois e caindo quandonão deveria. Nesses prélios, ele marcou um tento, em Brasil 3 x 2 México (06.08.1988). A Confederação Brasileira de Futebol lhe confere mais 17 jogos contra seleções nacionais, com 10 vitórias, quatro empates e três “débacles”, com um gol, em Brasil 2 x 0 Estados Unidos (06.06.1993), e os títulos do Torneio Bicentenário da Austrália-1988 e da Copa da Amizade-1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário