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domingo, 9 de abril de 2017

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - EVELYN, A PELADONA DA BICICLETA

  Só mesmo rezando – e muito – para o motoristas brasileiro deixar de ser tão grosseiro, mal educado. Um ciclista e um poste, para ele, tem o mesmo significado. Mas há muito mais problemas para a turma do pedal encarar: ruas esburacadas, sinalizações deficientes e árvores pelo caminho. De acordo com o Nº 275 da revista "Galileu", de junho de 1914, usar a bicicleta como meio de transporte no Brasil "é coisa para poucos corajosos". Realmente!
"Galileu"  avisou aos leitores, por carta
 Devido a tantos problemas, os ciclistas começaram a protestar, para chamar a atenção das autoridades. E um desses protestos foi a "Pedalada Pelada", na qual os participantes pedalam do jeito que vieram ao mundo, caso de Evelyn Araripe, que posou para a capa da revista e para uma carta ao leitor.  
 De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, de 2004 para cá, a frota nacional de automóveis quase dobrou, gerando mais congestionamentos e acidentes. Se hoje há um automóvel para cada 4,4 habitantes, ou 45,4 milhões de veículos circulando pelo país, há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro. Tudo por conta da postura de políticos que estimularam o uso das quatro rodas, com incentivos fiscais e facilidades no financiamento. A reação dos ciclistas só surgiu uma década depois, levando mais de 100 mil assinaturas ao Senado, pedindo isenção de impostos para as bicicletas, o que faria tê-las em maios número pelas cidades e, consequentemente, obrigaria as autoridades a olhá-las com mais atenção.   
Evelyn Araripe é um "Anjo das Pedaladas" paulistanas
 Pesquisa da consultoria "Tendência", em 2013, mostrava que o Brasil cobrava em impostos, 40,5%, em média, no preço de uma "bike". Em 2014, o Anuário da Industria Automobilística divulgou que os carros tipo  "um ponto zero", ficavam em 27,1%, um terço a menos. No entanto, falar em cortar tributos para as duas rodas no país significa mexer com os fabricantes da Zona Franca de Manaus, de onde saem 21%  das produção nacional. Eles não querem nem ouvir falar do Projeto de Lei 3965 /12, do deputado Felipe Bornier-PSD-RJ. Alegam que as bicicletas recebem incentivos fiscais, quando são fabricadas por lá.
Evelyn Araripe, a peladona da foto ao alto da página, à época, participava do paulistano grupo "Bike Anjos das Bicicletadas". Mas, nem com anjos na pista, os motoristas brasileiros tiram o pé do acelerador. Buzinam e seguem em frente, como se uma bicicletas tivesse a mesmas força e a velocidade propulsionada por um motor de automóvel. Vamos orar pela dona da bike.

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