Vasco

Vasco

sexta-feira, 7 de abril de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - AUGUSTO

1 - O lateral-direito Augusto da Costa foi o capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo-1950. Vascaíno, entre 1945/1954, carioca, nascido em 22 de outubro de 1922. Em 20 jogos pelo selecionado, obteve 14 vitórias, três empates e três quedas, tendo sido campeão da Copa Rio Branco-1947 e do Campeonato Sul-Americano-1949. Marcou só um gol nessa sua história "selecionaria".
  UM CAPITÃO MUITO ECONÔMICO NOS GASTOS COM AS REDES.

2 - 24 de maio de 1931 - O Vasco encarou o uruguaio Sudamérica, amistosamente, em São Januário, com dois apitadores. Começou com Jorge Marinho, ligado ao Fluminense, e terminou com Carlos Scapinachis, atleta e jornalista no Uruguai. Na época, o futebol uruguaio, campeão da primeira Copa do Mundo-1930, e da Olimpíada-1928, era fortíssimo. Até clube sem expressão, como o Sudamérica, que não era da primeira divisão, despertava a atenção dos brasileiros. Reforçado por atletas de Wanderers, Olympia Club, Peñarol e Nacional, aquela galera veio excursionar ao Brasil. O Vasco mandou-lhe 4 x 2, com gols de Mattos (2) e Paes (2), jogando com: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Molla (Nevi); Bahianinho, Paes, Waldemar, Mattos e Sant’Anna.
NOME DO FILME: DOIS APITOS E SEIS GRITOS (DE GOL).

3 - 1993 - O Vasco foi indiscutível durante a campanha pelo título da Taça Rio. Nas finais, mandou 2 x 0 e 2 x 1, além de um 0 x 0, com no Fluminense. Foram 16 vitórias, cinco empates e quatro quedas, marcando 47 gols e sofrendo 19. A“Turma da Colina” ainda teve o principal artilheiro, Valdir 'Bigode', com 19 bolas nas redes.
VALDIR "BIGODE", FEZ CABELO E BARBA.
4 - 31 de março de 1928 – O Vasco enfrentou o uruguaio Montevideo Wanderers, para marcar a inauguração das arquibancadas atrás de uma das balizas e dos refletores do estádio de São Januário. Venceu, por 1 x 0, com um gol olímpico marcado por Sant'Anna, no segundo tempo. Torcedores vascaínos fanáticos dizem que foi o primeiro do mundo. Lenda! Pode ter sido o primeiro do Brasil, pois, em 2 de outubro de 1924 – Argentina 2 x 1 Uruguai –, o argentino Onzari já havia marcado o gol batizado por “olímpico”, um sarro nos uruguaios que, em junho, haviam voltado da França com a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos.

5 - Vascaínos fanáticos dizem, também, que em Vasco 1 x 0 Wanderers, ocorreu o primeiro jogo sob luz artificial no Brasil. Outra lenda. A primazia é dos desportistas da cidade gaúcha de Pelotas que, em 25 de dezembro de 1915, promoveram um amistoso noturno entre União x Brasil. E mais: em 1914, o Villa Izabel-RJ já havia disputado dois jogos à noite, iluminados por faróis de bondes estacionados ao lado do muro de seu campo, no Jardim Zoológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário