Vasco

Vasco

terça-feira, 24 de abril de 2018

13 - CHARGISTAS NO ESPORTES - AIRES e MALB


Piauiense, de Parnaíba, única cidade banhada pelo mar no Estado, Antônio Aires é “pai”, entre outros,  de Muruma, Ermitão, Luk, o Dragão, Jericar e Veroso, personagens que circularam pelas histórias em quadrinhos. Também, ilustrou vários livros de agências estatais.
 Nascido em 5 de janeiro dede 1947, ele foi professor de desenho em sua terra, onde trabalhou para projetos culturais. Chegou ao Distrito Federal, em 1976, e o seu primeiro emprego foi no Jornal de Brasília.
Após duas temporadas na casa,  mudou-se para o José - Jornal da Semana Inteira, que o teve até 1983. Por lá, além de desenhos de várias vertentes, ilustrou páginas sobre a Loteria Esportiva. O próximo passo foi desenhar para a antiga Radiobras, empresa de comunicação do governo, atual  EBC-Empresa Brasileira de Comunicação, que só tratava, na época, de rádio e TV. Ficou por uma temporada por lá.
 Achando que ganhava pouco, Aires passou para o ramo das agências de publicidade, até ser chamado por mais uma estatal, a Telebrasília, do governo do DF, que o segurou entre 1985 a 2000. Por fim, trabalhou para a Prefeitura da cidade goiana de Formosa, e decidiu aposentar-se.
Ayres, como assina, se dia mais quadrinista do que chargista. Quando desenhava pelas ruas de João Pessoa-PB, em seus inícios de vida artística, seu traço encantou executivos de uma grande editora dos Estados Unidos, que o convidaram a modernizar alguns personagens que andavam em baixa. Mas ele não acreditou na história, achou que seria gozação. 



Lane fazia traços do gênero quando o "Jornal de Brasília" pedia. Era só o editor passar o tema que ele traçava legal, caso desta charge ironizando Romário, quando o então presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, inventou de fazê-lo treinador.
 Como ainda estava em atividade, Romário topou o desafio de Eurico e anunciou que sentaria no banco dos reservas, podendo entrar em campo, caso a turma precisasse de um pezão goleador.
Auto-desenho de Rock Lane

MÁRIO ALBERTO
Carioca, nascido em 1971, Mário Alberto fez nome desenhando para o jornal “Lance” e a revista  “Lance +”. Estudou “design gráfico” e passou 18 temporadas sendo um “lanceiro”, desde a fundação do jornal, em 1997.
Charge publicada por www.globoesporte.com
pelas finais do Estadual-RJ-2018

Inicialmente, Mário Alberto desenhava caricaturas humorísticas para os colegas de faculdade. Esperava ser desenhista publicitário, mas foi parar nos desenhando em cima do noticiário esportivo. Descoberto pela “mídia”, após publicar, no jornal “O Dia”, uma caricatura de Ronaldo Fenômeno, ao site www.globoesporte.com de 07.01.2016, ele contou:
Neta foto da agenciauvanet, Mario fala
ao repórter Fábio Baeta
“Quando é uma charge política, por exemplo, é normal o público estar do lado do cartunista. No futebol, você pode ficar contra um monte de gente, porque envolve a paixão do torcedor. Tem que ter um cuidado com isso, mas sempre cabe fazer as brincadeiras, mesmo sabendo que são clubes grandes, mas sem ofender. O caricaturista não pode ter autocensura”.  

Mario Alberto gosta das personagens expressivas, que saiam do comum em suas declarações e rendam temas para charges. Em seu blog, dentro do blog do www.globoesporte.com, ele mostra uma nova visão dos fatos momentâneos que o torcedor brasileiro comenta. Depois de se consagrar em “Lance”, ele fez belas trabalhos, também, para  reportagens do GloboEsporte.com






Lane foi em cima da imagem de baladeiro do craque que adorava as night. Antes de desenhar para o JBr, ele passou pelo  Sindicato dos Bancários de Brasilia e pelo jornal "Correio do P Planalto", onde assinava as charges por Rock Lane.

     

Um comentário:

  1. ESSE AYRES, MORA EM SOBRADINHO-DF. FICOU MILIONÁRIO DESENHANDO QUADRINHOS PARA A EDITORA EBAL, DISNEY, ETC.

    ResponderExcluir