Vasco

Vasco

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

VAI ACONTECER NA ESQUINA DA COLINA

1 -Em 25 de novembro de 1971, com chute fortíssimo, de fora da área, Roberto virou “Dinamite”, marcando o seu primeiro gol pelo time A de São Januário. Portanto, dentro de três meses estasremos 439 temporadas que o goleiro Gainete, do Internacional-RS, tornou-se a primeira vítima do maior artilheiro vascaíno. Naquela noite, Vasco da Gamas 2 x 0, valendo pelo então chamado Campeonato Nacional. 

2 - No dia seguinte, o Jornal dos Sports saiu com a manchete Explode o Garoto Dinamite. Na realidade, o apelido não surgira depois do golaço. Na segunda fase do Brasileiro, durante os treinos para enfrentar o Atlético-MG (21.11.1971), Roberto se destacara nos treinos e ganhara a vaga de titular. No dia anterior ao jogo o mesmo jornal anunciou: "Vasco escala garoto-dinamite". Eliomário Valente e Aparício Pires, vascaínos, sacaram tudo e criaram o apelido quando o garoto ainda era um juvenil.

3 - Carlos Roberto de Oliveira, nascido em Duque de Caxias-RJ, em 13 de abril de 1954, totalizou 47 partidas com a camisa da Seleção Brasileira. Venceu 28, empatou 14, perdeu cinco e mandou 26 bola nas redes. Dessas, 38 foram contra seleções nacionais (22 vitórias, 11 empates e cinco quedas, marcando 20 tentos); 9 diante de seleções estaduais, clubes e combinados (seis vitórias, três empates e cinco visitas ao filó). A Fifa considera só 20 como jogos oficiais (11 vitórias, um empate e uma vez atrás no placar, deixando neles nove gols. Pela seleção olímpica, foram cinco compromissos, com um vencido, dois empatados e dois perdidos.

4 - Roberto marcou só um gol. Seu último jogo foi com a camisa vascaína, em 24 de março de 1993, contra o espanhol Deportivo La Coruña, que venceu, por 2 x 0, no Maracanã. Títulos enormes eram moda, na época de Don Manuel, o patrocinador de Vasco da Gama. Ele, por exemplo, intitulava-se, pela “graça de Deus”, Rei de Portugal e de Algarves, neste e no outro lado do mar, na África, Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia Índia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário