Vasco

Vasco

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

AMADORZÃO DA ESQUINA DA COLINA

1 - Em 1937, o Vasco foi campeão de futebol amador carioca, decidindo com o Flamengo. O torneio, organizado pela Liga de Futebol do Rio de Janeiro, reuniu os jogadores que resistiam ao profissionalismo. Por aquela época, o Botafogo ainda era Futebol Club, enquanto Madureira e São Cristóvão assinavam Atlético Club. Além do Vasco, participaram mais 11 times: América, Andarahy, Bangu, Bonsucesso, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Olaria, Portuguesa e São Cristóvão.


2 - No primeiro jogo da decisão, em 6 de fevereiro de 1938, os vascaínos mandaram 3 x 0, no estádio da Rua Campos Salles, sob a arbitragem de Mário Vianna. Jarbas, Oldacyr e Picolé marcaram os gols, todos no primeiro tempo, com o time sendo: Alcino, Waldemar e Bibi; Seraphim, Braga e Passos; Picolé (Carlinhos), Alfredo, Jarbas, Nino e Oldacyr. Seis dias depois, o Vasco mandou 3 x 1, no mesmo local, com  Rato abrindo o placar, no primeiro tempo, e fazendo mais um no segundo. Alfredo fechou a conta para o time que teve: Alcino, Bibi e Waldemar; Flávio, Maneco e Faca; Picolé (Carlinhos), Alfredo, Rato, Lino e Oldacyr.
3 - São Paulo havia conquistado o Campeonato Brasileiro de Seleções. Para comemorar o feito, a Federação Paulista de Futebol convidou o Vasco para um amistosa. Antes não tivesse convidado. A "Turma da Colina" estragou a festa, mandando 3 x 1, com Pinga (2) e Parodi balançando o filó. Anote no caderninho esta ficha técnica: 03.04.1955 - Vasco 3 x 1 Seleção Paulista. Estádio: Pacaembu, em São Paulo-SP Renda: Cr$ 413.655,00 Juiz: Antônio Musitano Gols: Pinga (2), Parodi e Alfredinho. VASCO: Vitor Gonzalez, Paulinho e Bellini; Ely, Laerte e Dario (Riberto); Sabará, Ademir Menezes(Wilson), Vavá (Alvinho), Pinga e Sílvio Parodi. PAULISTAS: Gilmar (Laércio), De Sordi e Hélvio (Homero); Ivã (Santos), Roberto e Clóvis; Alfredinho (Américo), Américo (Valter), Baltazar, Luizinho (Vasconcelos) (Ipojucan) e Tite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário