Vasco

Vasco

sábado, 7 de dezembro de 2019

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - VSC X FLA EM BSB

O primeiro Vasco x Flamengo em Brasília rolou em 31 de março de 1966, marcando a festa da inauguração dos refletores do então Estádio Nacional (depois da Copa do Mundo-1970,  Edson Arantes do Nascimento, Pelezão e já demolido).
Célio reproduzida da Revista do Esporte
 Célio foi o nome do jogo, marcando os dois gols da vitória vascaína, por 2 x 1, aos 35 minutos do primeiro tempo e aos 9 da etapa final – o ex-vascaíno Almir 'Pernambuquinho' fez o tento rubro-negro, a 1 minuto da etapa final do prélio apitado por Idélcio Gomes de Almeida, da Federação Desportiva de Brasília-FDB.  
O Vasco, treinado por Zezé Moreira, formou com: Amauri; Joel Felício (Gama), Brito (Caxias), Ananias e Hipólito; Maranhão e Danilo Menezes; William, Célio, Picolé (Zezinho) e Tião (Ronildo). O Flamengo, do técnico Armando Renganeschi,  teve: Valdomiro (Marco Aurélio), Murilo, Paulo Lumumba, Itamar e Paulo Henrique; Jarbas (Evaristo) e Juarez; Paulo Alves, Almir (Fio Maravilha), César e Rodrigues
O segundo duelo entre os dois rivalaços  por aqui rolou em 10 de maio de 1967, e o Vasco repetiu o placar, no mesmo local. Sílvio de Almeida Carvalho, árbitro da FDB, apitou e os gols cruzmaltinos foram marcados por Paulo Bim, com um minuto de bola rolando, e Nei, aos 18 – Paulo Henrique, aos 35 da fase final, anotou o deles.
 O Vasco tinha pro treinador Thomás Soares da Silva, o antigo craque Zizinho e alinhou: Pedro Paulo; Jorge Luís, Ananias, Fontana (Nílton Paquetá) e Oldair; Maranhão, Danilo Menezes, Luisinho (Zezinho), Nei, Bianchini (Paulo Bim) e Moraes. O Flamengo era: Valdomiro; Leon, Ditão, Jaime e Paulo Henrique; Jarbas e Américo; Pedrinho, Fio, Ademar (Aloísio) e Osvaldo (Neviton). 

                       FOTO REPRODUZIDA DA REVISTA DO ESPORTE

Os brasilienses chamaram o Vasco da Gama pra encarar o se maior rival, em duas oportunidades, durante os primeros tempos de Brasília. E anotaram duas vitórias da Turma da Colina. Assim: 

31.03.1966 - Vasco da Gama 2 x 1 Flamengo - primeira vitória vascaína sobre 
o seu maior rival, em Brasília, em uma quinta-feira, com Idélcio Gomes de Almeida no apito. 
Eram os tempos do batizado Estádio Nacional de Brasília, que trocou de nome, em 1970, para Edson Arantes do Nascimento,  virando Pelezão, em homenagem ao Rei do Futebol, na onda da conquista do tri da Seleção Brasileira, no México. O maior goleador almiranteiro da década-1960, Célio Taveira, marcou os dois gols, aos 37  do 1º e aos 9 min do do segundo tempo, ambos cobrando pênalti. Zezé Moreira era o treinador que escalou: Amauri; Joel (Bolinha), Brito (Caxias), Ananias e Hipóilito; Maranhão e Danilo Menezes;  William, Picolé (Zezinho), Célio (Gama) e Tião (Ronildo). 
Imagem reproduzida da Revista do Esporte
 
10 de maio de 1967 - Vasco da Gama 2 x 1 Flamengo -  segunda vitória vascaína pra cima dos rubro-negros cariocas na nova capital brasileira e no mesmo local.  O clássico carioca fora do Rio de Janeiro rolou em uma noite de quarta-feira,  com o Almirante tendo os seus gols marcado por Paulo Bim e Nei Oliveira, ambos no segundo tempo do jogo apitado por Sílvio de Almeida Carvalho. Treinado pelo antigo meia Zizinho, o maior craque brasileiro pré-Pelé, o timer cruzmaltino alinhou: Pedro Paulo; Jorge Luís, Ananias, Fontana (Nílton Paquetá) e Oldair; Maranhão e  Danilo Menezes; Luisinho (Zezinho), Nei, Bianchini (Paulo Bim) e Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário