Vasco

Vasco

sábado, 7 de julho de 2018

81 - O VENENO DO ESCORPIÃO - "FAKE NEWS MADE IN BRAZIL" DÉCADA-1950

Reprodução de capa de livro
É a corrida das vaidades. “Brasucas e estados-unidenses” disputam a primazia de terem inventado o avião. Mas quem lê a história do barato vai achar que voar a bordo de algo mais pesado do que o ar decorreu de uma série de experiências, até alguém repetir os pássaro.
 Se tivesse sido vaidoso, o alemão Karl Wilhelm Otto Lilienth poderia ter invocado a glória para ele, pois fez os primeiros voos planados com algo mais pesado do que o ar, por várias vezes.
 É um tema com vários argumentos pró e contra o brasileiro Alberto Santos Dumont e os irmãos Wilbur e Orville Wright, os mais gulosos por se apresentarem como primeiros “avionistas”. É papo que ainda vai rolar muito. Em uma outra disputa, porém, os carinhas nunca vão provar que saíram na frente dos “brasucas”: na criação de “fake news”.
Muito em moda na terra (e nos “compiurer”) deles, foi por aqui que a moda decolou. Era 1950 e o ex-presidente Getúlio Vargas decidira tentar voltar a sentar-se na velha cadeira que abrigara o seu bundão, entre 1930 e 1945, quando fora deposto. Indignado, o incendiário jornalista/político Carlos Lacerda tocou fogo no circo, dizendo que o gaúcho não poderia se candidatar e que, se candidatasse, não deveria ser eleito. Se saísse eleito, não deveria tomar posse. E, se tomasse, não deveria governar.
Reprodução de capa de livro
 Não colou. Getúlio beliscou 48,70% dos depósitos nas urnas e “represidiu” o Brasil. Antes tivesse ficado em sua tranquila e gaúcha São Borja, pois Lacerda tornou a sua vida um inferno, com denúncias inverídicas, inaugurando a era das “fake news” pelo seu jornal “Tribuna da Imprensa”.
Clima esquentado além do que se poderia esperar das labaredas políticas, chegou-se ao ponto de o “Anjo Negro” presidencial, o armário Gregório, armar um atentado para tirar Lacerda de circulação. Mas falhou. Só não falhou a puxadinha de gatilho de Getúlio contra a própria cuca, no 24 de agosto de 1954. Não deu pra segurar o que rolou após as escaramuças na carioca Rua Toneleros – “fake news” assassinas, com  pioneirismo “brasuca”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário