Vasco

Vasco

sábado, 14 de julho de 2018

O VENENO DO ESCORPIÃO - O PAÍS DO GAGUINHO: SUSUSUSUSUSUREALISTA

1 - O deputado federal André Vargas-PT-PR apresentou, em 2009, o projeto de lei 6.167/09, concedendo ao trecho da BR-277, entre  as paranaenses Paranaguá e Curitiba, o nome de de Rodovia Cecílio do Rego Almeida.A homenagem foi aprovada, com parecer favorável, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, por um deputado também petista, José Mentor. Para quem não conhece o homenageado: ele viveu até os 78  e levou para o outro mundo o título o “maior grileiro do mundo”. Juntando as fazendas que grilou, tinha mais terra do que o estado da Paraíba, isto é, 6 milhões de hectares. Denunciado à justiça federal do Pará, o processo contra as suas grilagens juntou 1.500 páginas, num total de seis volumes.

Reprodução de comercial da época
2 - Em novembro de 2011, o governo brasileiro criou a Comissão da Verdade, para investigar graves violações de direitos humanos, entre 18 de setembro de 1946, quando o país era presidido pelo militar Eurico Dutra, e 5 de outubro de 1988, quando já estava comandado pelo civil José Sarney - com mais de médio-século de atraso.
3 - A Comissão da Verdade não apurou verdade nenhuma, entre elas, se os generais que presidiram o Brasil, de 1964 a 1985, mandavam eliminar os opositores, segundo informou, neste 2018, a agência de espionagem dos Estados Unidos, a CIA. Se foi verdade, os “matadores” nem tinham como serem punidos, pois saíram de cena protegidos por uma lei de anistia aprovada pelo Congresso Nacional -  n° 6.683, de 28.08.1979.
4 - A divulgação das matanças não comoveu a população brasileira de 2018, pois a geração atual malmente sabe que houve o golpe militar de 1964. Por exemplo, quem tinha 18 de idade quando o presidente João Goulart foi derrubado, está, agora, com 72, quase ou já gagá. Mais: 60% dos atuais “brasucas” contam com “40tão” nos costados, o que significa que só faziam soltar pipas, jogar bolas de gude, rolar por ladeiras com carrinhos de rolimã, brincar com bonecas, tais coisas, quando rolava o temível Ato Institucional-5, o símbolo do regime -  foi revogado, em 2008, restabelecendo vários direitos públicos e privados. Quanto aos militares de hoje, também, não eram nascidos, ou eram crianças quando rolava a Ditadura dos generais.
5 - Como voltar aos abusos dos governos contra opositores, entre l946 a 1988, não comoveu ninguém, ganha sentido a frase do ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan (foto abaixo), segundo o qual “o Brasil é um país tão surrealista que, nele, não se pode prever nem o passado”. Confere?    
Reprodução de
 www.fazenda.gov.br
6 -  Preso, em abril deste 2018, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ganhou, na Superintendência de Polícia Federal, em Curitiba-PR, sala de 15 metros quadrados, cama, mesa, televisão de plasma, chuveiro com água quente e esteira ergométrica para exercita-se. Em junho, o seu PT- Partido dos Trabalhadores pediu usar o cárcere como estúdio, a fim de Lula gravar programas eleitorais, e um frigobar – na maioria das prisões brasileiras, os “hóspedes” se amontoam.     
7 – “Quando eu tinha 17, 18 de idade, fui a um comício, no Rio de Janeiro, usando boné e camiseta com o seu nome. A sua história é relevante para todos nós, inclusive para mim”. Palavras do juiz federal Marcelo Bretas, ao colher o primeiro depoimento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no dia 7 de abril deste 2018, segundo publicação da revista “Veja”, edição 2586, n 24, de 13.06.2018, à página 36.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário