Vasco

Vasco

sábado, 28 de julho de 2018

O VENENO DO ESCORPIÃO - SUMÉRIOS SUMIRAM, MAS ESTÃO PRESENTES. TÁ!

Reprodução de www.pt.slideshare.net. Agradecimento
Agradeça aos seus pais, que lhe colocaram na escola, e aos seus primeiros professores, por terem lhe ensinado a dominar o mundo, lhe ensinando a ler e a escrever. 
No entanto, tire o chapéu, inicialmente,  para os sumérios, moçada que habitou uma planície bastante fértil, entre os rios Tigre e Eufrates, e protegida pela cordilheira de Zagros, o mar Mediterrâneo, o deserto do Sinai e o golfo Pérsico.   
 Este pedaço era chamado pelos gregos por Mesopotâmia e está, atualmente, dividido entre o Kuwait e o Iraque. Há duas mil e quinhentas viradas do calendário, um dos seus principais fatos foi a invasão persa.
  Bem antes de rolar o cristianismo,  uma galera desceu  do planalto do que é hoje o Iran, lá pelo século 55 AC, fixou-se pela Caldeia e chamou a planície de "Edin", que originou o hebraico "Éden", traduzido por "o paraíso no planeta".
 Deveria ser mesmo. Afinal, muito mais povos deram um chego no pedaço e cada um deles teve a sua fase de mando. A maior glória dessas ocupações, porém,  deve ser creditada aos sumérios, inventores da escrita cuneiforme, três mil anos antes de Cristo e que durou por duas mil temporadas.
 Os primeiros caracteres tinham a forma de cunha, eram gravados em tabuletas de argila e foram usados pelos sumo sacerdotes das cidades-estados para o controle de bens, as coisas litúrgicas e o comércio, segundo eles, em nome de deuses.    
Reprodução de www..detrasdelosmitos.blogspot. com - Agradecimento
 De posse da leitura, os sumérios partiram para a criação de cidades, cada uma tendo um rei absoluto - a primeira chamou-se Eridu e foi erguida há 5,4 mil anos antes de Cristo - e foram entregando ao mundo a ciência, o direito, a tecnologia e a literatura, esta capaz de contar a história, a cultura de um povo.
Com a escrita, os caras levaram o homem a interligar-se em redes, por grande parte do planeta, no que agradeceu-lhes, sobretudo, os comerciantes.
 Portanto, se você não tem juízo e lê esta coluna, fique sabendo que este é um lance mesopotâmico, com assinatura de sumério. Mas poderia ser de caldeu, babilônico, assírio, amorreu, arameu, fenícios ou hebreus. Até de baiano - no que é, meu rei. Oxente!     
     IMAGEM REPRODUZIDA DE WWW.BRASILESOTÉRICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário