Ela comprou passagem aérea com dinheiro do seu bolso, viajou em classe econômica e foi para a arquibancada nos jogos seleção croata. Seu nome: Kolinda Grabar-Kitarovic, a primeira mulher presidente da república na Croácia.
Foto reproduzida de www.esporte.uol.com.br - agradecimento |
Eleita em janeiro de 2015, Kolinda, com "50tão" de idade, está na Rússia vibrando como uma das torcedoras mais entusiasmadas com a sua rapaziada. Mas não é de hoje que o futebol a empolga. Quando era garota já gostava de rolar a bola.
Por gostar tanto de futebol, seis meses após estar presidindo a Croácia ela foi ao Vaticano e presenteou o Papa Francisco - um outro fã do futebol e até associado do seu clube, o argentino San Lorenzo - e o presenteou com a jaqueta 9 que pertenceu Davor Suker, um dos maiores ídolos do futebol croata.
Quando está nos estádios das Rússia, Kolinda usa a camisas da sua seleção. E já foi até o vestiário, depois das vitória sobre a Rússia (nos pênaltis), cumprimentar e comemorar com a moçada, principalmente com o capitão Modric.
Kolinda foi torcer no meio da galera, como mostra esta foto, também, da Uol. |
"Assistirei a decisão (Croácia x França, hoje, em Moscou) não como uma política, mas como torcedora apaixonada por futebol e alguém que já jogou futebol", disse ela, que só não foi às semifinais devido compromissos como chefe de estado, uma reunião de cúpula da Otan- Organização do Tratado do Atlântico Norte.
No mesmo 2014, durante a sua campanha eleitoral, Kolinda participou da abertura de um torneio em homenagem a Blago Zadro - figura importante para a independência croata -, tendo passado vários minutos batendo bola no gramado. Chutou, lançou e fez o pontapé inicial da competição.
Kolinda ainda bate uma bolinha - foto divulgação |
Katarina Kitarovic, de 17 anos, é filha da presidente Kolinda e uma das principais promessas da patinação artística do país. Além disso, a chefe de Estado também acompanha o handebol e o basquete locais com afinco. Ela incentiva os esportes locais e tem reuniões frequentes com Vytenis Andriukitis, comissário europeu para saúde e segurança alimentar.
Kolinda é a quarta presidente da Croácia e teve carreira diplomática antes, tendo sido, por três anos, embaixadora do país nos Estados Unidos entre 2008 e 2011. Ela pertence à União Democrática Croata (HDZ, na sigla do país), que é um partido de linha nacionalista e anticomunista, mas é considerada uma moderada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário