Vasco

Vasco

domingo, 22 de julho de 2018

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - MADALENA, O MITO MULTIFACETADO

 O catolicismo instituiu o 22 de julho como o dia dedicado à Santa Madalena. Depois da virgem, a mãe de Jesus Cristo, seguramente, a gloriosa  “Madá” é a mais emblemática das Marias do credo.   
Reconstrução do rosto exibido pelo programa 'Fantástico" e
reproduzido do G-1


 Ao longo de 21 séculos de cristianismo, ela tem sido apresentada como prostituta; mulher de Jesus; mãe dos filhos dele; quem o viu ressuscitar e, nesses tempos pós-modernos, feminista e apóstola. 
A vertente inclui, ainda, a sua participação entre as mulheres que patrocinavam as viagens do pregador, o que sugere, inclusive, a Bíblia.
Por sinal, foi no livro sagrado dos católicos que começou a rolar a tal história da “Madá” prostituta. Está no capítulo 8 do Evangelho de Lucas, que lhe confere a posse de sete demônios, dos quais se libertara ao ligar-se a Jesus, como analisam estudiosos  bíblicos.
Madálena tem merecido vários livros
 A Bíblia, por sinal  arruma mais confusão pra cima de “Madá”. Em 591, o papa Gregório Magno afirmou, sem provas,  ser ela irmã de Lázaro (sujeito trazido de volta à vida por Jesus). 
Segundo o Sumo Pontífice.  a moça abusara de tanto pecar, até ganhar o perdão de Cristo, que assim o fizera para mostrar que no arrependimento estava a absolvição dos pecados. E, ao fim da pregação, o campo abriu-se bastante para Madalena ser o mito que hoje tanta curiosidade desperta.
 Comprovação mesmo do que se atribui à “pecadora” só a de que ela tornou-se Maria Madalena por ser proveniente de Magdala, na Galileia, onde hoje fica o norte de Israel.
 Ao sair de lá e viver a sua grande aventura, ela jamais imaginaria servir tanto à imaginação de escritores interpretes de antigos manuscritos recusados pela Igreja Católica.
 Uma das interpretações que mais inquietam os católicos é a de que “Madá” e Jesus casaram-se, tiveram filhos e estes migraram para o sul da França, onde desposaram nobres e fizeram surgir a dinastia merovíngia, iniciada com Meroveu. Mas não há provas de alguma conexão do Jota Cristo com os merovíngios.
Com relação a ser Madalena uma apostola de Cristo, a tese vem do fato de ter sido lhe atribuído a primeira visão do Jesus ressuscitado. Razão para o moderno “hermano” Papa Francisco acreditar, desde 2016, e até chama-la por “apostola dos apóstolos”. Quanto ao seu feminismo, é difícil de acreditar que, no tempo em que a palavra de uma mulher não valia nada, a dela pudesse ser diferente.
Esquisito! Como Pedro ter negado Jesus, por três vezes, distorcido a sua mensagem e virado um santo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário