Reprodução de www.netvasco.com.br |
Como 1m76cm de altura – hoje, baixo para um goleiro -, pesando 72 quilos e calçando chuteiras-39, Gainete estava dentro do padrão normal dos goleiros brasileiros do seu tempo. Cabelos castanhos claros, olhos esverdeados e católico, casou-se Marilene e não tinha filhos quando levantou o título da disputa carioca.
Gainete foi estudante de Economia e as suas primeiras propriedades conquistadas com o dinheiro da bola foram um apartamento e um automóvel.
O primeiro salário só chegou a Cr$ 15 cruzeiros, o primeiro contrato foi assinado com o Guarani, de Bagé-RS, e o primeiro clube foi, também, um Guarani, mas de Florianópolis. Mas ele ainda não era goleiro, mas centroavante.
No jogo em que o Vasco venceu o Botafogo de Garrincha, por 2 x 0, e conquistou a I Taça GB, o treinador Zezé Moreira escalou: Gainete; Joel Felício, Brito (capitão), Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho Goiano, Célio, Mário ‘Tilico’ e Zezinho.
Gainete ficou na história vascaína, também, por um outro motivo: foi o primeiro goleiro a levar um gol oficial de Roberto Dinamite (foto reproduzida de Jornal dos Sports) , que ganhou tal apelido pela potência do chute disparado contra o então camisa 1 do Internacional-RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário