Vasco

Vasco

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ANIVERSARIANTE HOJE - ISAÍAS

Isaías Benedito da Costa, juntamente com Lelé e Jair Rosa Pinto, formou um trio apelidado por “Os Três Patetas”, que assombrava os adversários do Madureira, em 1943, dirigidos pelo treinador Ademar Pimenta, que comandara a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1938, na Itália.  Mais do que depressa, o Vasco levou os três para São Januário.
Atacante de bom chute e driblador, Isaías foi um carioca nascido em  27 de dezembro de 1921. Viveu por apenas 28 anos, tendo feito parte do “Expresso da Vitória”, o time vascaíno campeão carioca invicto, sem adversários, em 1945. Graças à força do trio, Lelé terminou o campeonato estadual como o principal artilheiro, com 15 tentos.
Um na antes, em 1944,  Isaias juntou a Lelé e a Jair na Seleção Brasileira que goleou o Uruguai (14.05.1944), em São Januário,  6x1, deixando seu gol –  Lima (2), Tesourinha, Rui e Lélé marcaram os outros. Oberdan, Piolim e Beglionini; Zézé Procópio, Rui e Noronha; Tesourinha, Lélé, Isaias, Jair e Lima foi o time. Houve um outro jogo, no Pacaembu, em São Paulo, com nova goleada brasileira, por 4x0 (17.05.1944), tendo Isaias, nestas partida, sido  substituído por Heleno de Freitas – Jair (3) e Heleno amaráramos tentos. Foram só naquelas duas ocasiões que ao trio defendeu o Brasil.
Isaías atuou durante quatro anos ao lado de Lelé e de Jair. Em 1947, o Vasco preparava-se para reinaugurar o estádio do Olaria, na Rua Bariri. Na véspera da partida – contra o Fluminense –, em 6 de abril, os colegas receberam a notícia de que Isaías sucumbira à tuberculose, o grande mal da época. 
GENEALOGIA - Isaías, no entanto, teria um bisneto também campeão pelo Vasco, o meia Léo Lima, assim como ele, buscado no Madureira, em 1999, quando sagrou-se campeão sul-americano e mundial Sub-17, pela Seleção Brasileira. Coincidentemente, o sucessor fez sucesso, também, ao lado de um outro colega surgido no “Madura”, o atacante Sousa. Promovido, em 2001, ao time A, naquele ano, Léo foi campeão sul-americano sub-20. Em 2003, campeão da Taça Rio e estadual-RJ. Na final, contra o Fluminense, fez um cruzamento, de letra, da esquerda, para Souza marcar o segundo tento vascaíno. Com o sucesso na Colina, em 2004, foi negociado com o CSKA Moscou. Depois de rodar por vários clubes, em 29ª de dezembro de 2008, voltou ao Vasco, para ficar só até 20 de julho de 2009, quando foi defender o Goiás. E assim se conta a história ido sangue de Isaías na Colina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário