1 - VASCO 9 X 1 MADUREIRA é retrato do 15 de outubro de 1950, um domingo. Rolava o Campeonato Carioca e o Vasco esperava o Madureira, em São Januário. Quando o “Tricolor Suburbano” pintou, a rapaziada não teve piedade. Só o baixinho Djayr (foto/D) mandou cinco bolas no filó – Maneca (2), Álvaro Xaxá e Ademir Menezes mandaram as outras. O “Madura” ficou tão pequeno que até o seu gol foi marcado por um cara chamado Tampinha. Treinado por Flávio Costa, o time daquele estrondo foi: Ernani, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Tesourinha, Maneca (faoto/E), Ademir, Álvaro e Dejayr. Era os tempos do “Expresso da Vitória”, campeão carioca daquela temporada distribuindo 10 goleadas. Mas aquele pancadão em cima do Madureira nem é o maior do saco de maldadas da rapaziada. Não fica nem entre os “10 Mais”. Teve gente que sofreu “bem mais bastante”. Vejamos: 14 x 1 Canto do Rio (1947); 12 x 0 Andarahy (1937); 11 x 0 Brasil-RJ (1927), São Cristóvão (1949), Gotebörg-SUE (1959), Combinado de Trondheim- NOR (1961) e Combinado de Petrópolis (1988); 10 x 0 Brasil-RJ (1935), Bonsucesso (1944) e Colatinense-ES (1954).
2 - Botafoguense não pode cruzar com vascaíno na data 19 de outubro. Pelo Campeonato Cariocanos alvinegros, pelo Campeonato Carioca-1941, levou 4 x 0, com gols de Gonzalez (2), Moacir e Villadoniga. O treinador Telêmaco Frazão de Lima escalou no dia: Chiquinho, Florindo e Osvaldo Saldanha; Argemiro, Zarzur e Dacunto; Alfredo II, Moacir, Villadoniga, Gonzalez e Orlando. Em 2005, em uma quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, a surras foi menor, pois apenas 1x 0, com gol de Romário, também em São Januário, com o técnico Renato "Gaúcho" Portaluppi escalando: Roberto; Wagner Diniz, Fábio Braz, Anderson do Ó e Diego; Ives, Osmar (Robson Luis), Abedi (Eder) e Morais; Alex Dias e Romário (Wilian).
3- Vasco 2 x 1 Flamengo foi a vitória que a torcida cruzmaltina mais gostou, em 1931. Rolou no 18 de outubro e valeu pelo Campeonato Carioca, em um domingo, no estádio da Rua Paysandu, com gols de Bahiano e de Valdemar Vieira. Simplesmente, por ter sido a quarta de uma série de cinco triunfos seguidos em início de década. Seis meses antes, no jogo anterior (26.04.1931), a moçada havia mandado 7 x 0 nos rubro-negros. No clássico ora abordado, rolou o 16º duelo entre os dois clubes, por Estaduais, tendo o treinador Harry Welfare contado com: Valdemar, Brilhante, Itália, Tinoco, Nesi, Mola, Bahiano, Russinho, Santa´Anna e Ghizoni e Valdemar Vieria (Gringo).
4 - Artilheiro do Brasileirão da Série-B-209, com 17 gols, o baiano Ellton era um goleador, também, rápido, enquanto vascaíno. Em Vasco 2 x 0 Atlético-MG, em 16 de outubro, pelo Brasileirão-2011, ele foi às rede aos dois minutos. Dominou a bola no no peito e acertou um chutaço nas redes mineiras. A rapaziada era comandada pelo treinador Cristóvão Borges e venceu com: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Julinho (Diego Rosa); Fellipe Bastos, Nilton, Allan (Chaparro) e Diego Souza; Eder Luis (Bernardo) e Elton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário