A primeira bola cruzmaltina endereçada às redes dos gringos foi mandada por um jogador chamado Russo. Há 90 temporadas. Aconteceu em 2 de dezembro de 1923, no empate, por 1 x 1, com o Universal-B, um time uruguaio. O prélio rolou no estádio das Laranjeiras, a casa dos tricolores, no Rio de Janeiro, e o time vascaíno formou com: Amaral, Mingote e Hespanhol; Arthur, Floriano e Miranda; Adão, Russo, Pires, Badu e Godoy
O amistoso marcou, também, a despedida de Adão Antônio Brandão, o autor do primeiro tento de um time de futebol vascaíno, no primeiro jogo, em 3 de maio de 1916, em 1 x 10 Paladino, pela Terceira Divisão do Campeonato Carioca, promovido pela Liga Metropolitana de Esportes Athléicos. Vale ressaltasr que, Adão estava, também, no time das primeria vitória cruzmaltina, em 29 de outubro de 1916, nos 2 x 1 sobre o River, com gols de Alberto e de Cândido. A turma era: Ary Correia Guedes e Jaime Augusto Azevedo; Victorino Rao, Lamego e Manuel João Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antônio Brandão, Joaquim de Oliveira, Alberto Costa e Cândido Almeida Júnior. Na partida contra o Universal, a rapaziada já era da Segunda Divisão.
Quanto ao primeiro gol “vascaíno europeu”, este não foi vascaíno, mas alvinegro. Marcado por Carvalho Leite, jogador emprestado, pelo Botafogo, para a primeira excursão de um clube carioca ao Velho Mundo. Em 28 de junho de 1931, nos 2 x 3 Barcelona, na Espanha. O "viajante convidado” marcou os dois e o time teve: Jaguaré Brilhante e Itália: Tinoco, Fausto e Mola; Bahianinho, Nilo, Carvalho Leite, Russinho Mário Matos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário