Malmente começara o Campeonato Carioca-1960. No estadinho botafoguense da Rua General Severiano, o Vasco entrara em campo, como grande favorito, esperando que o Bonsucesso cumprisse o seu tradicional papel de freguês.
Tá legal! Só que, aos cinco minutos, o ponta-esquerda Quincas surpreendeu os favoritos, mandando o "garoto do placar” escrever: “Bonsuça” 1 x 0.
Era o gol mais rápido já marcado por um ex-vascaíno contra vascaínos. No vindouro nove de outubro fará 57 temporadas.
Quincas! Quem era cavalheiro? Pra começo de conversa: o cara que fizera mais um gol durante aquela refrega – aos 18 minutos, sete depois que o Vasco havia empatado.
De nada adiantara aquela ousadia de Quincas, pois a sua turma marcou um gol contra e, no frigir dos ovos , o "Almirante" papou o omelete: Vasco 4 x 3.
O time do Bonsucesso era treinado por Gradim, que comandara a “Turma da Colina” durante a supertemporada-1958, quando a rapaziada ganhou tudo o que disputou. Tinha, ainda, um outro ex-cruzmaltino, o centroavante Artoff.
Batizado e registrado por Joaquim Rodrigues Vieira Neto, o carinha nasceu em 23 de janeiro de 1931, no subúrbio carioca de Anchieta. Passou pela Colina, em 1959, convidado pelo treinador Gradim. Saiu, rodou por aí e voltou em 1964, para ficar até 1966 e jogar 10 partidas.
Em fevereiro de 1965, quando a patota do Seu Zezé Moreira foi a Recife, participar do Torneio Cinquentenário da Federação Pernambucana de Futebol, Quincas ajudou a carregar o caneco, entrando em campo durante o decorrer de Vasco 3 x 1 Sport-PE e de Vasco 2 x 0 Santa Cruz, em ambas as vezes substituindo Lorico.
Por aquele seu tempo vascaíno, Quincas tinha por parceiros de gramados: Ita, Lévs, Joel, Brito, Fontana, Barbosinha, Maranhão, Lorico, Saulzinho, Célio, Mário, Zezinho, Valtinho, Caxias, Pereira, Joãozinho e Luizinho Goiano. A patota ainda incluía o roupeiro Chico; o médico Nicolau Simão; o massagista Marim e o auxiliar técnico Ely do Amparo.
FOTO REPRODUZIDA DA REVISTAS DO ESPORTE
Como faço para saber mais sobre o Quincas? Minha mãe foi amiga dele
ResponderExcluir