Vasco

Vasco

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

HISTORI & LENDAS DA COLINA - BONSUÇA

30.09.1924 - O confronto Vasco x “Bonsuça” regista 79 vitórias vascaínas e só 12 do velho rival, desde o primeiro confronto, na data acima, quando a moçada venceu, por 1 x 0. O maior escore cruzmaltino foi por 10 x 0, em 21 de maio de 1944.

18.03.1926 - O Vasco goleou o Syrio, por 6 x 1, pelo Campeonato Carioca de Segundos Quadros, na Rua Figueira de Melo,  formando com: Arlindo, Zé Manoel e Cláudio; Sylvio, Rainha e Abreu; Bahianinho, Pires, Godoy, Negrito e Patricio. O Syrio teve: Jarbas, Scott e Heitor, Jacques, Adolpho e Jurandyr (Euclydes), Aprígio,Medina, Gentil, Álvaro e Arnaldo (Rogério).

31 de março de 1928 – O Vasco enfrentou o uruguaio Montevideo Wanderers, inaugurando as arquibancadas atrás de uma das balizas e os refletores do estádio de São Januário. Venceu, por 1 x 0, com um gol olímpico, marcado por Sant'Anna, no segundo tempo. Torcedores vascaínos fanáticos dizem que foi o primeiro do mundo. Lenda! Pode ter sido o primeiro no Brasil, pois, em 2 de outubro de 1924, em Argentina 2 x 1 Uruguai, o argentino Onzari já havia marcado o gol batizado por “olímpico”, um sarro nos uruguaios que, em junho, conquistaram,  na França, a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos. Vascaínos fanáticos dizem, também, que em Vasco 1 x 0 Wanderers, ocorreu o primeiro jogo sob luz artificial no Brasil. Outra lenda. A primazia é dos desportistas da cidade gaúcha de Pelotas que, em 25 de dezembro de 1915, promoveram um amistoso noturno entre União x Brasil. E mais: em 1914, o Villa Izabel-RJ dispuara dois jogos à noite, iluminados por faróis de bondes estacionados ao lado do muro de seu campo, no Jardim Zoológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário