Vasco

Vasco

domingo, 23 de junho de 2019

O DOMINGO É UMA MULHER BONITA - WANDA, A SENHORA DONA DA PISTA

Wanda (C) venceu  20 estaduais e interclubes
 e juntou cinco quilos de medalhas e troféus
Nada caiu tão bem sobre Wanda dos Santos do que o apelido de “La Hermosa Gazela Brasileña”, lhe conferido pelos chilenos. Vencer tanto quando o Brasil não dispensava a menor atenção ao então esporte então amadorístico, realmente, não era brincadeira. 
Fera no atletismo, Wanda passou, também, pelo basquetebol, mas foi na primeira dessas duas modalidades que ela fez a festa, tornando-se quase imbatível nos 80 metros com barreiras.
 Nascida paulistana, no primeiro dia de junho de 1932, aos 12 de idade, ela já disputava provas colegiais e pelo Clube Atlético Ipiranga-SP. Depois, passou por Palmeiras, São Paulo e o Flamengo, entre outros. Isso tudo trabalhando duro durante o horário comercial, só podendo treinar pelos finais de tardes. Mas valeu a pena tanto sacrifício, pois, na década-1960, ele era considerada a maior barreirista das três Américas, somando sete títulos sul-americanos. 
  Só o que não valeu foi o preconceito enfrentado por ela, por ser uma afrodescendente, durante as finlandesas Olimpíadas de Helsinque-1952, quando as adversárias se recusavam ficar próximas ou tocar nela. Seu treinador, no São Paulo FC, no entanto, era o alemão Dietrich Gerner, o mesmo de Adhemar Ferreira da Silva. Um outro amigo, Genzo Hara, fabricou os sapatos com pregos  para ela competir. Bateu o recorde sul-americano e, por um milésimo não foi à final dos 800 metros com barreiras, terminando em segundo lugar na sexta série eliminatória, com a marca de 11seg.03dec10mil.
Beijo olímpico em Adhemar
Em Jogo Pan-Americanos, nos 80 metros com barreiras, Wanda conquistou uma medalha de prata - Chicago/EUA-1959, com 11.05s; duas de bronze – México-1955, em 11.8s, e São Paulo-1963, com 11.5seg. E mais o bronze dos Pan da Argentina-1951, fazendo 5.18 metros no salto em distância. Mais: Wanda cravou o  recorde mundial dos  300 metros com barreira, com 55s04 – a prova foi abandonada nas disputas do atletismo. 
 Wanda dos Santos venceu, ainda, 26 disputas do Troféu Brasil de Atletismo, outras nove do Campeonato Brasileiro, duas do Mundial e mais duas dos Jogos Ibero-Americanos. 
Professora de Educação Física para crianças do Ensino Fundamental, ela varou os 80 de idade ainda competindo, defendendo o São Paulo FC, promovendo eventos sociais e esportivos para a terceira idade e lecionando no ensino fundamental para crianças do Colégio Santa Helena, na Vila Gumercindo, em Sã Paulo - uma super-mulher e uma vida dedicada ao atletismo.
 No currículo de Wanda dos Santos, só faltou um a medalha de ouro nos 80 metros com barreira dos Jogos Pan-Americanos, o que os seus antigos treinadores - Paulo Rezende e Antônio Joaquim Roque -, não  conseguiam entender. Afinal, ela vencera  20 estaduais e interclubes, que lhe rederam cinco quilos de medalhas e troféus, um deles sendo o recorde nacional de salto em distância, com 5m61cm.
FOTOS REPRODUZIDAS DO SÃO PAULO FC - AGRADECIMENTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário