Vasco

Vasco

domingo, 12 de abril de 2020

MANDOU 9 DESAFIANTES PARA O ESPAÇO

Gagarin também foi pro espaço
Gagarin em foto de capa de revista 
Esta é uma data em que o caderninho vascaína destaca três fatos curiosíssimos e nascimentos de belas gentes. Vejamos: 1927 - Chiang Kay-Shek ordena massacre, em Xangai, de membros do Partido Comunista da China1937 - Frank Whittle testa primeiro motor a jato para aviões, em Rugby, na Inglaterra; 1961 – astronauta soviético Yuri Gagarin (1934 a 1968 ) torna-se o primeiro ser humano a viajar ao espaço e a fazer, pela nave Vostok-1, o primeiro voo tripulado.
Reprodução de capa de revista
Nasceram:  Raul Pompeia, escritor brasileiro (1863 a 1895); Francisco Higino Craveiro Lopes (1894 a 1964), general e 12º presidente de Portugal; Ademar Pimenta (1896 a 1970), treinador da Seleção Brasileira da Copa do Mundo-1938; Chico Anísio (1931 a 2012), ator, diretor, comediante, compositor, escritor e torcedor do Vasco da Gama; Montserrat Caballé (1933 a 2018), cantora lírica espanhola; Bobby Moore (1941 a 1993), capitão do English Team campeão da Copa do Mundo-1966; 1957 - Vince Gill, multi-instrumentista estadunidense; Charles Fabian,  goleador do Bahia, do Flamengo e da Seleção Brasileira de futebol; 1979 – Jennifer Morrison e Danes, atrizes norte-americanas.
Jennifer reproduzida de wikipedia
Entre os vascaínos, chegou Emerson Moisés Costa, em 1972, no Rio de Janeiro. Esteve na Turma da Colina, por 14 jogos e um gol, entre 2004/2005, tendo sido campeão da Taça Rio-2004.

MUNDO DA COLINA -  O Vasco tinha um dos melhores times dos do futebol brasileiro, em 1952, temporada em que foi o campeão carioca. Em abril daquele ano, a metade dos seus titulares – Maneca, Ademir, Ipojucan, Laert, Ely do Amparo e Friaça – estava na Seleção Brasileira, disputando o Campeonato Pan-americano, em Santiago, no Chile. Além daquilo, vamos conferir o que rolou nos 12 de abril:

VASCO 2 X 0 BONSUCESSO – uma quinta-feira, em São Januário, pelo Campeonato Carioca. Confira, pela escalação do treinador Harry Welfare,  como o time da casa só tinha fera: Rey, Domingos da Guia e Itália; Tinoco, Fausto dos Santos (Juca) e Gringo; Bahianinho, Leônidas da Silva, Gradim, Russinho e Orlando Rosa Pinto. No filó, compareceram Leônidas (18 min) e Bahianinho (58). A bola fora foi Fausto expulso de campo, pelo árbitro Lóris Valdetaro Cordovil.   

Quando teria 98 de nascimento, www.netvasco fez
 esta homenagem ao "Príncipe"
VASCO 2 X 1 AVAÍ-SC – amistoso, em 1952,  primeira vez do Almirante, em Florianópolis.  Mesmo desfalcado de seis estrelas, a Turma da a Colina era uma grande atração na capital catarinense, por levar atletas famosos, como Barbosa, Danilo Alvim, Wilson Capão, Bellini, Jorge, Jansen e Djayr. Era sábado, de noite chuvosa, e o “Príncipe” Danilo reinou em campo. Fez o que quis da bola. Marcou, atacou e lançou, na medida. Foi eleito o melhor da pugna em que o goleiro Barbosa pouco trabalhou. Jorge marcou  com vigor implacável e ligou bem defesa e ataque. Aldemar, que completava, com Jorge e Danilo, a linha média, também correspondeu. Na zaga, Wilson (também passou pela  Seleção Brasileira) e Bellini, que começava a despontar em São Januário, cumpriram bem os seus papeis, bem como homens de linha.  No placar, Danilo (4 min) chutou forte, quase do meio de campo, abrindo a conta, aumentada por Aldemar (15), em lance parecido. Na etapa final, Saulzinho – não é o Saul Santos Silva, artilheiro cruzmaltino da década-60 –  fez o gol avaiano. Segundo o pesquisador catarinense  Adalberto Klüser, “deixando a dúvida, se a bola chegara a ultrapassar a linha do gol”, que já era defendido por Ernani. O prélio foi no Estádio Adolfo Konder, apitado por Newton Monguilhot, e o treinador Gentil Cardoso lançou: Barbosa (Ernani); Bellini e Wilson; Aldemar, Danilo e Jorge; Noca, Alvinho (Vivinho), Amorim, Jansen (Vavá) e Djayr (Vavá). O Avaí, treinado por Jorge Salum, foiu: Adolfinho; Beneval e Danda; Waldir, Jair e Gastão; Testinho, Patrocínio (Moraci), Saulzinho (Patrocínio), Niltinho (Nizeta) (Américo) e Hans (Saulzinho).

Roberto Dinamite reproduzido
 do Jornal de Brasília
VASCO 3 X 1 MADUREIRA – José Mário Vinhas apitou, Ademir (15 min), Dé Aranha (45) e Alfinete (89) marcaram gols e 4.126 almas passaram pelas bilheterias do estádio de São Januário. Valeu pelo primeiro turno da Taça Guanabara-1973 e teve o treinador Mário Travaglini escalando, em uma quinta-feira: Andrada (Jonas); Paulo César, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir e Zanatta; Jorginho Carvoeiro,  Ademir e Luís Carlos Lemos (Roberto Dinamite).    

VASCO 4 x 1 CONFIANÇA-SE – primeira fase do Campeonato Brasileiro, em uma quarta-feira de pouca gente em São Januário: 7.338 pagantes. O apito esteve com Cid Marival Fonseca-DF e as bolas vascaínas na rede foram mandadas por Roberto Dinamite (18 min), Guina (27), Zanatta (57) e Paulinho Massariol (90). O treinador era Orlando Fantoni que escalou: Mazzaroppi; Orlando Lelé, Gaúcho e Marco Antônio Tri; Zé Mário (Helinho), Zanatta e Paulo Roberto; Guina, Roberto Dinamite e Paulinho Massariol.      

VASCO 2 x 1 BOTAFOGO – vitória valendo pela primeira fase do Brasileirão-1992, com o Maracanã recebendo publicão: 88.378 pagantes. O Almira quase se afoga, aos 11 minutos, mas empatou, por conta do zagueiro Tinho (30 min), para Bebeto virar o placar (83). Léo Feldman apitou e o treinador Nelsinho Rosa mandou à luta: Régis; Luís Carlos Winck, Sidnei e Eduardo; Luisinho Quintanilha, Geovani (Flávio), Macula (Cásssio)| e Bismarck; Edmudo e Bebeto.   

VASCO 4 x 0 MADUREIRA – sacode asistido por 2.287 pagantes, no Estádio Aniceto Moscoso - inaugurado no 15 de junho de 1941 - à Rua Conselheiro Galvão. Valeu pela primeira fase da Taça Guanabara-1998, em um domingo, apitado por Jorge Fernando Rabelo e com gols marcados por  Pedrinho (11 min), Vagner (18), Donizete Pantera (29) e Luís Cláudio (82). O treinador Antônio Lopes usou nesta visita aos tricolores suburbanos: Carlos Germano; Maricá, Geder, Mauro Galvão e Felipe; Nelson (Válber), Nasa, Vagner e Pedrinho; Donizete (Richardson) e Luisão (Luis Claudio).  

Odvan reproduzido de www.torcedores.com.br
VASCO 3 x 0 VOLTA REDONDA – Esta foi uma vitória incomum, pois os gols foram marcados por autênticos inimigos das redes, no dizer dos torcedores gozadores sobre quem nunca fazia goleiro chorar: Júnior Baiano (10 min), Paulo Miranda (44)  e Odvan (89), três defensores. Carlos Jorge Lopes Moreiras apitou, no Estádio Raulino de Oliveira, a casa do adversário, que recebeu 6.985 pagantes e o futebol de: Helton; Paulo Miranda (Maricá), Odvan, Júnior Baiano e Felipe; Nasa, Amaral, Jorginho Amorim e Pedrinho (Gilberto); Viola (Alex Oliveira) e Romário. O treinador era Abel Braga, que saiu da Cidade Maravilhoso, em uma quarta-feira, para fazer a visita pedida pela Taça Guanabara-2000. E voltou maravilhado com o placar, é claro.    

VASCO 4 x 1 AMÉRICA DE CALI-COL – primeira fase da Taça Libertadores-2001, em São Januário, com economia de torcedores presentes, o que se pode falar de  9.860 pagantes em disputa internacional. O chileno Guido Aros mediou a contenda quinta-feirense, que teve o colombiano Luis Asprila presenteando o anfitrião (18 min), com gol contra – Clébson (21), Romário (23) e Jorginho Paulistas (29) resolveram a parada no primeiro tempo. De mal resolvido só Viola, expulso de campo. Joel Santana foi o treinador que alinhou: Helton; Clébson (Maricá), Géder, Odvan e Jorginho Paulista (André Silva); Henrique (Léo Lima) Fabiano Eller, Paulo Miranda e Pedrinho; Viola e Romário.  
Renato Portaluppi reproduzido de www.netvasco

 12.04.2006 – Vasco 2 x 1 Criciúma-SC – um árbitro com nome curioso – Cleivaldo (Bernardo) – apitou esta pugna válida pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, no Estádio Heriberto Hulse, na terra do adversário do mesmo nome da casa. Vitória de virada, em uma quarta-feira, diante de 17.064 pagantes, com Ramon (21 min) e Ernane (87) na rede. O treinador Renato Portaluppi fechou o seu time assim: Cássio; Wagner Diniz, Fábio Braz, Éder e Diego; Ygor, Roberto Lopes, Ramon Menezes (Abedi) e Morais (Andrade); Edílson Capetinha e  Valdiran (Ernane). DETALHE: o capeta atentou e o Capetinha foi expulso de campo.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário