Reprodução de www.fikriyart - agradecimento |
629 – Sarbaro era coroado Rei do Império Sassândia; 711 – Tárique comandava desembarque de soldados mouros, em Gribraltar, e iniciava a invasão da Península Ibérica; 1570 – Papa Pio Quinto declarava Isabel da Inglaterra uma herege; 1945 – durante a Segunda Guerra Mundial, o ditador fascista Benito Mussolini era capturado ela resistência italiana, em Dongo, tentando fugir passando-se por soldado alemão; 1981 – o mouse é lançado pela Xerox, nos EUA; 1922 – proclamação da república federativa da Iugoslávia, juntando Sérvia e Montrenegro.
Nasciam: Mary Wollstonecrafat, escritora britânica (1759 a 1797); Samuel Morse, inventor norte-amerciano (1779 a 1872); Raniere Mazzilli (1910 a 1975), deputado que assumiu a presidência da república brasileira durante a crise da derrubada de João Goulart; Coretta King, ativista norte-americana (1927 a 2006).
DA BOLA MARROM À BOLA BRANCA
De inicio, as bolas de futebol eram na cor marrom. Em jogos noturnos, mais pra frente, em tempos pós-modernos, usavam-se bolas branca, em jogos noturnos. E mais pra frente chegaram cores e mais cores, desenhos, etc, etc, etc. Seja com qual tenha sido a cor, a Turma da Colina sempre se entendia bem com a danadinha. Vamos conferir:
Uma moça selada,carimbada, despachada |
VASCO 6 X 1 AMÉRICA - uma quarta-feira em que o espírito de Bahia desceu no terreiro de São Januário (19, 55, 61 e 6 min) e transformou a vida do Diabo (apelido do rival) em um inferno. Mas o treinador uruguaio Carlos Scarone mandou Luna (27) e Orlando (52), também, escovarem os chifres do capeta vermelho. A turma toda era: Rey, Florindo e Poroto; Oscarino, Zarzur e Calocero; Orlando, Alfredo I, Bahia, Gabardinho e Luna. O apito era de Casemiro Santa Maria Pereira e o sacode valeu pelo Torneio Municipal-1938. Por aquela competição, em nove confrontos, os cruzmaltinos venceram seis.
Friaça entrou para o time dos quatrantes |
VASCO 2 X 1 RIO BRANCO-ES - isso é o que se pode chamar por vitória de ponta a ponta. Triunfo com gols dos pontas Sabará (direita) e Pinga (esquerda). A rapaziada ponteirou a história, amistosa e dominicalmente, no Estádio Governador Blay, em 1958, em Cariacica, cidade colada em Vitória, a capital capixaba, formando com: Hélio, Dario e Viana; Écio, Ortunho e Barbosinha; Sabará, Livinho, Artoff (Ramos), Rubens e Pinga foram os escalados pelo treinador Francisco de Souza Ferreira, o glorioso antigo craque Gradim, que herdou o apelido de um atacante negro uruguaio Isabelino Gradín, que fizera muito sucesso quando visitara gramados brazucas, em 1919. O zagueiro Ortunho, também, havia herdado apelido de colega uruguaio.
VASCO 3 X 2 AMÉRICA-RN - levantou a galera, com cinco gols no primeiro tempo. Naquele 27 de abril de 1974, um sábado, a refrega rolou no Estádio Castelão, em Natal, onde Roberto Dinamite chegou explodindo (3 e 34 min) – Fred (37) explodiu mais uma bombinha, valendo pela primeira fase do Brasileirão. Chefiado por Mário Travaglini, o quadro do dia escreveu estas história pelas mãos e pés de: Andrada: Fidélis, Moisés, Joel Santana e Alfinete; Alcir, Gaúcho e Zanatta; Luís Carlos Lemos, Roberto Dinamite (Fred), Cláudio e Galdino.
Postado por um neto do goleador |
VASCO 4 X O DEPORTIVO GALICIA - daquela vez, o brilho
VASCO 3 X 2 BOTAFOGO - historieta do segundo turno do Estadual-1986. Fica nessa classificação por ter apresentado público médio, no Maracanã – 49.410 pagantes. Apitagem por Júlio Cesar Cosenza, com estragos nas redes botafoguenses por conta de Romário (15 e 29 min) e de Helinho (17). A rapaziada estragante estava garantida pelo delegado (profissão anterior) Antônio Lopes e foi: Paulo Sérgio; Paulo Roberto Gaúcho, Donato, Fernando e Lira; Mazinho, Josenílton e Gersinho (Geovani); Mauricinho, Roberto e Romário.
VASCO 1 x 0 OLÍMPIA-PAR - a rapaziada mostrava-se cansada pela maratona de jogos que vinha encarando. Sorato marcou o chamado golzinho chorado (23 min), valendo pelo Grupo 5 da Taça Libertadores-1990, com a camisa cruzmaltina vestida por: Acácio; Luís Carlos Winck, Célio Silva, Marco Aurélio e Mazinho (Cássio); Zé do Carmo, Bismarck (Boiadeiro) e William; Bebeto e Sorato. O pega foi em uma noite de sexta-feira, em São Januário, e chefe dos são-januaristas chamava-se ...
Clóvis entre Leandro Ávila e França, reproduzido do álbum do kikenauta Raimundinho Maranhão |
FESTANÇA - no 27 de abril de 1940 a municipalidade paulistana inaugurava o chamado Pacaembu, isto é, oficialmente, Estádio Paulo Machado de Carvalho. Por ali, o Vasco da Gama conquistou muitas glórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário