Vasco

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sábado, 26 de janeiro de 2019

O VENENO DO ESCORPIÃO - TREMENDÃO EM SOLO COM RENATO E SEUS BLUE CAPS

Imagem marcante  do "Tremendão"
    Um dia, o garotão escutou “Rock around the clock” e adorou o som de Bill Hallei & Comets. Ficou sabendo tratar-se de um ritmo novo. Depois, ouviu o programa “Hora da Brodway”, na Rádio Metropolitana, e conheceu, também, o som de Elvis Presley, Chuck Berry, Fats Domino, Little Richard, The Coasters, Gene Vicent and his Blue Caps,  enfim, de toda a turma que fazia aquela nova onda musical. 
 Por aquele tempo, o carinha morava na Rua Matoso, na Tijuca, e, junto com os amigos Tim Maia, Jorge Bem (futuro Benjor) e Antônio Pedro (futuro fabricante de guitarras) formava um grupo que  incomodava bastante aos vizinhos, com o que era chamado “serenata do rock” e terminava, sempre, com o delegado policial tomando-lhes os violões.
 Apresentado por um amigo comum, certa vez, um carinha que cantava no “Clube do Rock”, programa de Carlos Imperial na TV Rio - ao meio-dia das terças-feiras - foi a sua casa pegar a letra de “Hound Dog”, sucesso de Elvis,  para cantar no pré-show de Bill Halley, no Maracanãzinho. E o convidou a aparecer lá na TV.
 Já desconfiou de quem se trata? Isso mesmo: de Erasmo Carlos, que tinha um violão e nem sabia tocar, quando Roberto pintou em sua morada e o afinou.
 Tempinho depois daquela visita, seu amigo Edson Trindade propôs-lhe formarem um grupo vocal. Topou e montaram The Snakes, contando, ainda, com Arlênio Lívio (futuro DJ da Rádio Nacional) e Zé Roberto, o China. Nenhum sabia tocar violão. Ensaiavam cantando o que o disco tocava. Mais um tempinho depois e eles passaram a acompanhar, nos vocais, o conjunto “Os Sputniks”, inicialmente, composto por Tim Maia, Roberto Carlos e Wellington.
Erasmo em pé, no centro, era o "crooner" dessa rapaziada 
 Por ali, Tim Maia ensinou a Erasmo os acordes básicos – lá maior, ré e mi – do que tocavam. 
A aventura, no entanto, durou até finais de 1959 e inícios de 1960, quando os Snakes fizeram suas últimas apresentações e gravaram quatro músicas carnavalescas. 
Depois (selo Mocambo) rolou um “ramake” do sucesso “Mustafá” e “Forever”, em versão de Paulo Murillo  - Roberto Carlos gravou, depois, mas com versão de Carlos Imperial.  
Ainda pela Mocambo, os Snakes gravaram um compacto duplo. Próximo passo, a gravadora CBS e um LP de twist. E fim de papo.
 Erasmo, então, foi cantar com Renato e Seus Blue Caps. O grupo havia ficado sem Ed Wilson, o Edinho, irmão de Renato e Paulo César Barros, deixando vago os cargos de “crooner” (como eram chamados os cantores de grupos musicais) e de violão-base. 
Erasmo já havia participado da gravação (selo Copacabana) do primeiro LP do grupo (Twist), inclusive aparecendo na foto da capa em que a turma usa terno xadrez. Ficou por uma temporada e meia membro do mais antigo conjunto roqueiro instrumental e vocal do país.  
 Com os Blue Caps, a voz de Eramo era solta por bailes em que ele cantava não só rocks, mas, também, boleros. Quando o grupo gravou o seu primeiro LP na CBS (Viva a Juventude), ele já não fazia mais parte da banda. Mesmo assim, conta “Menina Linda com a rapaziada - versão da beatlemaníaca de “I should have know better, de Lenn/McCartney -, a principal faixa do disco e que chegou ao topo das paradas de sucesso.
 Decidido a cantar sozinho, Erasmo, no entanto, foi rejeitado pela CBS, a RCA Victor e a Odeon, as principais gravadoras da época. Todas já tinham alguém do seu estilo. Então, bateu às portas da RGE, levando, por referência, o LP gravado com Renato e Seus Blue Caps. E arrumou emprego com o selo que  não tinha cantor de rock, beneficiado, também, por conhecer toda a galera roqueira e das emissoras de rádio.
 Erasmo deixou o grupo Renato e Seus Blue Caps, mas não a amizade por eles. Prova  a sua parceria (fez a letra) com Renato Barros (fez a música) ema “Beatlemania”, do seu segundo disco pela RGE.
O título da canção foi escolhido aquele porque, em seus tempos no grupo, com Renato e o irmão Paulo César, também fãs dos Beatles, eles passaram a vestirem-se com os quatro rapazes de Liverpool, usando terninhos com quatro botões. Também, calçando botinhas e cortando os cabelos do mesmo modo. Por sinal, é assim que o conjunto (sem Erasmo) aparece na capa do LP “Viva a Juventude”. Além disso, Erasmo e os Blue Caps passaram a seguir a linha dos ingleses quando eram indagados, em entrevistas coletivas, por algo fora do seu contexto musical. Devolviam respostas desconcertantes: “Teve revolução no Brasil, em 1964? Nem avisaram pra gente!” – coisas assim.

Erasmo fez, também,  fotonovela com Wanderléa
 A letra de “Beatlemania” tem um personagem preocupado com as gatinhas, que só queriam saber dos Beatles. É assim: “Vão pra lá/Procurarem sua turma lá/A mulherada daqui/É da gente/Vou acabar com a beatlemania/Que atacou o meu bem/É a ordem do dia/Cabelo comprido/Nunca foi prova de ser mau/Se eu não puder na mão/Eu brigo até de pau/Pode vir todos quatro/Que eu  não temo ninguém/Só não quero que fiquem alucinando meu bem/Tenham calma, amigos/A paz vai voltar/Pois com a beatlemania/Eu prometo acabar.
 Além desta canção, Erasmo e Renato e Seus Blue Caps estiveram juntos em muitas outras oportunidades, em estúdios de gravação. Vejamos: 1 - maio de 1964 – Jacaré e Terror dos Namorados, ambas da dupla Roberto/Erasmo, com participação do organista Lafayette (RGE 70.084); 2 - abril de 1965 – Festa de Arromba, de Roberto/Erasmo, e Sem Teu Carinho, de José Messias (RGE 70.140); 3 -  maio de 1965 – os Blue Caps, com Lafayette no órgão, gravaram com Erasmo para o LP “A Pescaria” – faixa 1 - , que teve regitros anteriores - Terror dos Namorados,  Beatlemania, Festa de Arromba e Sem Teu Carinho. Renato Barros comparece como autor de Gamadinho Por Você – faixa -12 -, que fecha o disco que teve, também, os Blue Caps na faixa 8 - Nos Tempos da Vovó –, a versão de Erasmo para (Ain´t She Sweet), de M.Ager/J.Yellen, lançado em compacto simples, com outra participação de Lafayette, em dezembro de 1965, juntamente com “A Pescaria”, em compacto simples (RGE 70.174) - as outras faixas são: Alguém Que Procuro (Francisco Lara); School Day (Chuck Berry, versão de Erasmo); Tom & Jerry ( Getúlio Cortes); Tra La La  e  Minha Fama de Mau, ambas de Roberto e Erasmo, sendo a última gravada com acompanhamento de The Jet Black´s. (RGE XRLP 5.278).
    Um outro detalhe da ligação de Erasmo com Renato e Seus Blue Caps foi a sua versão para “Splish Splash” - sucesso norte-americano de Bobby Darin – ter sido gravada com Roberto Carlos acompanhado pelo grupo. Fez tanto sucesso, que levou a gravadora CBS a tirar a rapaziada da Copacabana....
ATÉ O FIM - Renato e seus Blue Caps só gavou com Erasmo té o LP (de Erasmo) “A Pescaria”. Em discos de Renato e Seus Blue Caps e em suas gravações solo, Erasmo está  nestas músicas com a banda e os respectivos lançamentos:
Agosto de 1963 - Boogie do Bebê; Limbo Rock; Walk My Baby Back Home; Estrelinha (Little Star); Lobo Mau (The Wonderer); Comanche; Ford Bigode; What´d I Say; Relax; Stand Up (LP Twist/Blue Caps).
Este foi o último LP gravado por Renato e Seus Blue Caps com Erasmo
Maio de 1964: Jacaré e Terror dos Namorados (compacto simples/Erasmo).
Março de 1965 -  Negro Gato; Menna Linda (I shouls have know better); Tremedeira (Tremarella); Querida Gina; Sou feliz dançando com você (I´m happy just to dance with you); Gatinha Manhosa; Canto pra fingir (My whole world is falling down); Garota Malvada (I call your name); Os Costeletas; Fruit Cake; Loop the Loop e Vera Lúcia (LP Viva a Juventude/Blue Caps).
Aabril de 1965 – Festa de arromba e Sem seu carinho (compacot simples/Erasmo); maio de 1965 – A Pescaria; Beatlemania; Alguém que procuro; Sem teu carinho; Minha fama de mau; Tom & Jerry; No tempo da vovó (Ain´t she swett); Tra-la-la; Terror dos namorados; Dia de escola (School day) e Gamadinho por você (LP-A Pescaria/Erasmo).
Setembro de 1966 – O Picapau; Cuide dela direitinho; O Carango e a Pescaria (compacto duplo/Erasmo).
Julho de 1967 – O Caderninho; Eu  sonhei que tu estavas tão linda; Eu não me importo; A grande mágoa (compacto dupo/Erasmo).
Setembro de 1967 – Cara fei para mim é fome; O ajudente do Kaiser (I was a Kaiser Bill´s Batman); Neném, corta essa; Só sonho quando penso que você sente o que eu sinto; Larguem meu pé; Caramelo (Mellow Yellow); Saidinha e assanhad  quase perdi seu amor; Brotinho sem juízo; A garotinha da estação e Não me diga adeus (LP/Erasmo).
Além dessas gravações com Renato e Seus Blue Caps, houve, ainda, “Kathleen (Habib Twist), que teve lançamento cancelado.         

                                        

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