Imagem marcante do "Tremendão" |
Por aquele tempo, o carinha morava na Rua
Matoso, na Tijuca, e, junto com os amigos Tim Maia, Jorge Bem (futuro Benjor) e
Antônio Pedro (futuro fabricante de guitarras) formava um grupo que incomodava bastante aos vizinhos, com o que
era chamado “serenata do rock” e terminava, sempre, com o delegado policial
tomando-lhes os violões.
Apresentado por um amigo comum, certa vez, um
carinha que cantava no “Clube do Rock”, programa de Carlos Imperial na TV Rio -
ao meio-dia das terças-feiras - foi a sua casa pegar a letra de “Hound Dog”,
sucesso de Elvis, para cantar no
pré-show de Bill Halley, no Maracanãzinho. E o convidou a aparecer lá na TV.
Já desconfiou de quem se trata? Isso mesmo: de
Erasmo Carlos, que tinha um violão e nem sabia tocar, quando Roberto pintou em
sua morada e o afinou.
Tempinho depois daquela visita, seu amigo
Edson Trindade propôs-lhe formarem um grupo vocal. Topou e montaram The Snakes,
contando, ainda, com Arlênio Lívio (futuro DJ da Rádio Nacional) e Zé Roberto,
o China. Nenhum sabia tocar violão. Ensaiavam cantando o que o disco tocava.
Mais um tempinho depois e eles passaram a acompanhar, nos vocais, o conjunto “Os
Sputniks”, inicialmente, composto por Tim Maia, Roberto Carlos e Wellington.
Erasmo em pé, no centro, era o "crooner" dessa rapaziada |
A aventura, no entanto, durou até finais de 1959 e inícios de 1960, quando os Snakes fizeram suas últimas apresentações e gravaram quatro músicas carnavalescas.
Depois (selo Mocambo) rolou um “ramake” do sucesso “Mustafá” e “Forever”, em versão de Paulo Murillo - Roberto Carlos gravou, depois, mas com versão de Carlos Imperial.
Ainda pela Mocambo, os Snakes gravaram um compacto duplo. Próximo passo, a gravadora CBS e um LP de twist. E fim de papo.
Erasmo, então, foi cantar com Renato e Seus Blue Caps. O grupo havia ficado sem Ed Wilson, o Edinho, irmão de Renato e Paulo César Barros, deixando vago os cargos de “crooner” (como eram chamados os cantores de grupos musicais) e de violão-base.
Erasmo já havia participado da
gravação (selo Copacabana) do primeiro LP do grupo (Twist), inclusive
aparecendo na foto da capa em que a turma usa terno xadrez. Ficou por uma
temporada e meia membro do mais antigo conjunto roqueiro instrumental e vocal do
país.
Com os Blue Caps, a voz de Eramo era solta por
bailes em que ele cantava não só rocks, mas, também, boleros. Quando o grupo
gravou o seu primeiro LP na CBS (Viva a Juventude), ele já não fazia mais parte
da banda. Mesmo assim, conta “Menina Linda com a rapaziada - versão da
beatlemaníaca de “I should have know better, de Lenn/McCartney -, a principal
faixa do disco e que chegou ao topo das paradas de sucesso.
Decidido a cantar sozinho, Erasmo, no entanto,
foi rejeitado pela CBS, a RCA Victor e a Odeon, as principais gravadoras da
época. Todas já tinham alguém do seu estilo. Então, bateu às portas da RGE,
levando, por referência, o LP gravado com Renato e Seus Blue Caps. E arrumou
emprego com o selo que não tinha cantor
de rock, beneficiado, também, por conhecer toda a galera roqueira e das
emissoras de rádio.
Erasmo deixou o grupo Renato e Seus Blue Caps,
mas não a amizade por eles. Prova a sua
parceria (fez a letra) com Renato Barros (fez a música) ema “Beatlemania”, do
seu segundo disco pela RGE.
O
título da canção foi escolhido aquele porque, em seus tempos no grupo, com
Renato e o irmão Paulo César, também fãs dos Beatles, eles passaram a
vestirem-se com os quatro rapazes de Liverpool, usando terninhos com quatro
botões. Também, calçando botinhas e cortando os cabelos do mesmo modo. Por
sinal, é assim que o conjunto (sem Erasmo) aparece na capa do LP “Viva a
Juventude”. Além disso, Erasmo e os Blue Caps passaram a seguir a linha dos
ingleses quando eram indagados, em entrevistas coletivas, por algo fora do seu
contexto musical. Devolviam respostas desconcertantes: “Teve revolução no
Brasil, em 1964? Nem avisaram pra gente!” – coisas assim.
Erasmo fez, também, fotonovela com Wanderléa |
Além desta canção, Erasmo e Renato e Seus Blue
Caps estiveram juntos em muitas outras oportunidades, em estúdios de gravação.
Vejamos: 1 - maio de 1964 – Jacaré e Terror dos Namorados, ambas da dupla
Roberto/Erasmo, com participação do organista Lafayette (RGE 70.084); 2 - abril
de 1965 – Festa de Arromba, de Roberto/Erasmo, e Sem Teu Carinho, de José
Messias (RGE 70.140); 3 - maio de 1965 –
os Blue Caps, com Lafayette no órgão, gravaram com Erasmo para o LP “A Pescaria”
– faixa 1 - , que teve regitros anteriores - Terror dos Namorados, Beatlemania, Festa de Arromba e Sem Teu
Carinho. Renato Barros comparece como autor de Gamadinho Por Você – faixa -12 -,
que fecha o disco que teve, também, os Blue Caps na faixa 8 - Nos Tempos da
Vovó –, a versão de Erasmo para (Ain´t She Sweet), de M.Ager/J.Yellen, lançado
em compacto simples, com outra participação de Lafayette, em dezembro de 1965, juntamente
com “A Pescaria”, em compacto simples (RGE 70.174) - as outras faixas são: Alguém
Que Procuro (Francisco Lara); School Day (Chuck Berry, versão de Erasmo); Tom
& Jerry ( Getúlio Cortes); Tra La La e Minha
Fama de Mau, ambas de Roberto e Erasmo, sendo a última gravada com
acompanhamento de The Jet Black´s. (RGE XRLP 5.278).
Um outro
detalhe da ligação de Erasmo com Renato e Seus Blue Caps foi a sua versão para
“Splish Splash” - sucesso norte-americano de Bobby Darin – ter sido gravada com
Roberto Carlos acompanhado pelo grupo. Fez tanto sucesso, que levou a gravadora
CBS a tirar a rapaziada da Copacabana....
ATÉ
O FIM - Renato e seus Blue Caps só gavou com Erasmo té o LP (de Erasmo) “A Pescaria”.
Em discos de Renato e Seus Blue Caps e em suas gravações solo, Erasmo está nestas músicas com a banda e os respectivos
lançamentos:
Agosto de 1963 - Boogie do Bebê; Limbo Rock; Walk My
Baby Back Home; Estrelinha (Little Star); Lobo Mau (The Wonderer); Comanche;
Ford Bigode; What´d I Say; Relax; Stand Up (LP Twist/Blue Caps).
Este foi o último LP gravado por Renato e Seus Blue Caps com Erasmo |
Março
de 1965 - Negro Gato; Menna Linda (I
shouls have know better); Tremedeira (Tremarella); Querida Gina; Sou feliz
dançando com você (I´m happy just to dance with you); Gatinha Manhosa; Canto
pra fingir (My whole world is falling down); Garota Malvada (I call your name);
Os Costeletas; Fruit Cake; Loop the Loop e Vera Lúcia (LP Viva a Juventude/Blue
Caps).
Aabril
de 1965 – Festa de arromba e Sem seu carinho (compacot simples/Erasmo); maio de
1965 – A Pescaria; Beatlemania; Alguém que procuro; Sem teu carinho; Minha fama
de mau; Tom & Jerry; No tempo da vovó (Ain´t she swett); Tra-la-la; Terror
dos namorados; Dia de escola (School day) e Gamadinho por você (LP-A
Pescaria/Erasmo).
Setembro
de 1966 – O Picapau; Cuide dela direitinho; O Carango e a Pescaria (compacto
duplo/Erasmo).
Julho
de 1967 – O Caderninho; Eu sonhei que tu
estavas tão linda; Eu não me importo; A grande mágoa (compacto dupo/Erasmo).
Setembro
de 1967 – Cara fei para mim é fome; O ajudente do Kaiser (I was a Kaiser Bill´s
Batman); Neném, corta essa; Só sonho quando penso que você sente o que eu
sinto; Larguem meu pé; Caramelo (Mellow Yellow); Saidinha e assanhad quase perdi seu amor; Brotinho sem juízo; A
garotinha da estação e Não me diga adeus (LP/Erasmo).
Além
dessas gravações com Renato e Seus Blue Caps, houve, ainda, “Kathleen (Habib
Twist), que teve lançamento cancelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário