Vasco

Vasco

segunda-feira, 31 de julho de 2017

OS XERIFES DA COLINA - MOISÉS-6

Quando defendia o Bonsucesso, iniciando a carreira, ele batia até na sombra. Ganhou os apelidos  de “Xerife” e de "Moisés Paulada" e era o "profeta do apocalipse. Recomendava descer o sarrafo nos inícios das partidas, garantindo que nenhum juiz expulsava ninguém de campo nos primeiros cinco minutos.
A camisa do Vasco levou Moisés à Seleção Brasileira.
Reprodução de www.netvasco 
No entanto, a sua proposta mais indecorosa foi avisar aos zaguerios que eles jamais deveriam pensar em ganhar o Trofeu Belfort Duarte, uma extinta premiação aos ateltas brasileiros que ficassem 10 temporadas sem expulsões de campo.
Mesmo com tanto veneno na língua (e nas chuteiras), Moisés foi excluído de poucas pelejas. Jogou pelos quatro “grandes” do Rio de Janeiro, teve uma passagem pelo Paris Saint-Germain e foi campeão paulista, pelo Corinthians-1977.
 Moisés Matias Andrade, nascido em Resende-RJ, viveu entre 30 de novembro de 1948  e 26 de agosto de 2008. Ao Vasco da Gama, chegou em 1971 e saiu em 1976, tendo feito parte da equipe que levou para São Januário o primeiro título de campeão brasileiro (primeiro, também, de um time carioca), comandado por Mário Travaglini – Andrada; Fidélis (Paulo César), Miguel, Moisés (Joel Santana/Marcelo) e Alfinete; Alcir, Zanatta e Ademir (Peres/Fred/Amarildo); Jorginho Carvoeiro (Jaílson/Cláudio), Roberto Dinamite e Luiz Caralos Lemos.     
 Moisés, mesmo deixando implícito que atacante pretendente a entrar na área do Vasco da Gama fizesse, antes, o seu testamento, chegou à Seleção Brasileira. Convocado pelo treinador Mário Jorge Lobo Zagalo, disputou um amistoso, em 21 de junho de 1973, asssitido por 80 mil almas, em Moscou, vencendo a então União Soviética, por 1 x 0 – Wendel; Zé Maria, Luís Pereira, Moisés e Marco Antônio; Clodoaldo e Rivellino;   Valdomiro, Jairzinho (autor do gol), Leivinha e Paulo César “Caju” foi a o time.
Moisés também fez parte dos jogadores que vestiram as camisas do Vasco e do Flamengo, os maiores rivais do futebol carioca. Pelos rubro-negros, passou antes (1968) e depois de ter sido um cruzmaltino (1978). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário