Vasco

Vasco

terça-feira, 29 de agosto de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - FUTSAL

 
1 - Em setembro de 1983, o time de futebol de salão vascaíno foi à Vitória e voltou do Espírito Santo com a melhor campanha da fase classificatória, invicto, no Campeonato Brasileiro. Deixou para trás cinco campeões nacionais e que eram tidos como favoritos.
Semanas depois, a rapaziada foi para a disputa de uma nova etapa da competição, em quadras paulistanas. Pela frente, em uma dificílima fase final, o "Almirante" pegou pela frente quatro "grandes" do salonismo brasileiro. Jogou com personalidade e chegou ao título, deixando para trás times como o cearense Sumov, com cinco jogadores da Seleção Brasileira, e o Gercan, com mais quatro selecionados pelo escrete nacional e que  já havia sido campeão mundial.                                                                     Foram estes os campeões: Germano Francisco Monteiro (diretor da modalidade, em São Januário), Orlando Cunha (supervisor; Maurício Apelbaum (treinador); Augusto Pereira (massagista) e os atletas Almir, Manga, Lula (goleiros), Tachinha, Zé Marcos (beques parados), Silvinho, Marabu e  Ávila (alas direito), Babao, Jaiminho e Neisinho (alas esquerdos) e Vevé e André (pivôs). Este grupo fora, também, campeão estadual, em 1982.         
 
2 - Aconteceu há 74 temporadas.  Um rapaz que iniciava-se como fotógrafo, pedia entrada na sede do Club de Regatas Vasco da Gama, para tentar conseguir um emprego por lá. Por sorte dele, Ademir Menezes, já ídolo da torcida, vinha chegando e o cara pediu-lhe uma ajuda. Ademir não só o ajudou a entrar na cassa, como aproveitou para encomendar-lhe 100 postais dele, para distribuir aos seus admiradores.
O fotógrafo chamava-se Homero Ferreira, que foi ficando amigo dos jogadores, treinadores  e dirigentes, que sempre precisavam de um clique em aniversários, casamentos, formatura, bodas, batizados, essas coisas. Além disso, a clientela aumentou pelos constantes chamados de familiares e amigos da vascaínada.
 Em 1952, o então presidente vascaíno João Silva propôs ao Homero ser contratado como fotógrafo oficial do clube, no que ele topou.  A "Revista do Vasco", de setembro de 1983, da qual foi reproduzida esta foto em que Homero aparece entre o  apoiador Geovani e o massagista "Pai" Santana, conta que os treinadores Gentil Cardoso e Martim Francisco pediam-lhe para ouvir as suas preleções antes das partidas, pois, "de vez em sempre" o utilizavam para passar instruções aos jogadores durante as partidas, sem que os árbitros não desconfiassem. Parece lenda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário