Vasco

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sábado, 9 de junho de 2018

O VENENO DO ESCORPIÃO - SEQUESTRO SOBRE O CÉU E NUVENS DE BARREIRAS

  O BRASIL INVENTANDO MODA
 O brasileiro gosta muito de falar que foi o primeiro e é o maior do mundo nisso e naquilo. Diz, por exemplo, que o primeiro sequestro de um vião comercial rolou por aqui. Mas não foi bem assim.
 Pela época da chamada “guerra fria”, entre os blocos ideológicos liderados pelos Estados Unidos e a então União Soviética, haviam tentativas de fuga do regime comunista que envolvia vários países do leste eorupeu. Pouco se sabia sobre o que rolava por dentro da apelidada “Cortina de Ferro”, principalmente, se o fato desagradasse ao regime. Mas soube-se que, em 1953, o piloto Mira Slovak, de empresa aérea da Tchecoeslováquia, desviou um avião DC-3, em rota doméstica, levando 25 passageiros para Frankfurt, na então Alemanha Ocidental, onde pediu asilo político. Logo, seis temporadas antes do que os brasileiros dizem terem feito primeiro. Vejamos  este rolo:
O governo do presidente Juscelino Kubitscheck aproximava-se do final, quando  cinco oficiais da Aeronáutica, liderados pelo major Haroldo Coimbra Veloso, partiu para a derrubada do regime. Pensava em bombardear os palácios Laranjeiras e do Catete, no Rio de Janeiro, e invadir as bases de Santarém e Jacareacanga, no Pará.  O incidente começou em 2 de dezembro de 1959, quando o major Éber Teixeira Pinto rendeu os pilotos e dominou um quadrimotor comercial da Panair do Brasil, com 38 passageiros e oito tripulantes, na rota Rio de Janeiro-Belém-PA.
Naquele momento, o avião voava sob o céu e as nuvens de Barreiras, na Bahia. O sequestrador ordenou seguir para Aragarças, em Goiás, obrigando o modelo Constellation a pousar na região do Rio Araguaia, onde Veloso e mais quatro colegas o esperavam, com dois aviões C-47 da FAB e que seriam usados na ação.
Enquanto os passageiros eram levados para o Grande Hotel, da Fundação Brasil Central, Veloso e a sua patota ficaram à espera de reforços de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que não chegaram, pois Carlos Lacerda, estrela da UDN-União Democrática Nacional, ultra-inimiga do JK, e o brigadeiro  Eduardo Gomes, maior mito da Aeronáutica, denunciaram a tentativa de golpe ao ministro da Guerra, o marechal Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott, que acabou com a história em apenas 36 horas.
  Pois bem! Nos Estados Unidos, até 1961, nenhum avião havia sido sequestrado. Até o “lunático” (segundo o FBI) eletricista Antulio Ortiz, com uma faca de cozinha,  ameaçar matar todos os passageiros, caso não fosse levado para Havana, em Cuba. Com a arma apontada para a sua jugular – que jeito! -,  o piloto o obedeceu e, entre aquele 1961 e 1972, 159 aviões foram desviados de suas rotas - tempos em que os aeroportos não tinham detetores de metal.
Fotos reproduzidas de www.aragarças.go.gov.br
e de www.olhar direto.com.br
Engraçado: em 1971,  um cara que ficou conhecido por DB Cooper, embarcou em um avião, em Portland, no Oregon, armado com uma bomba. Forçou o piloto a pousar em Seattle, soltou os passageiros, em troca de US$ 200 mil, um paraquedas, e ordenou a tripulação a decolar de novo. Então, saltou do avião com sua sacola de dinheiro e nunca mais foi visto.
Assim, depois de tudo oque você leu, anote em seu caderninho que o sequestro aére sob o céu de Barreira, embora tendo sido o primeiro do Brasil e do mundo não comunista,  não ajudou a moda a pegar rápido, pois só chegou aos “Iztêtis“ duas tempordas depois. Confere?

  




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