Vasco

Vasco

sexta-feira, 26 de junho de 2020

XARAZADA DA ISKINA A COLINA - ANDRADE

Andrade mineiro reproduzido de
 www.saojanuario.net. worldpress
Chamados por Andrade, o Almirante teve dois xarás jogando como meio-campistas: um mineiro e um paulista. De quebra, um goleiro argentino quase isso, e um defensor que  passava disso.
O mais famoso deles foi Jorge Luís Andrade da Silva, nascido na mineira Juiz de Fora, no 21 de abril de 1957. Volante de ir com classe nos lances, evitando o chamado trabalho sujo, ele esteve vascaíno, entre 1989 e 1990, por 47 jogos, sem marcar gols. Não era a dele.
 Quando o Vasco da Gama anunciou a contratação de Andrade, a sua torcida virou. Embora ele estivesse vindo da italiana Roma, o que contava para a galera era o cara ter muitas identificação com o Flamengo, o qual defendera por 10 temporadas. Mas ele deu respostas positivas, ajudando o Almira a conquistar, em 1989, o título do Campeonato Brasileiro, o seu quinto – os quatro outros pelo rivalaço rubro-negro.
Além do Brasileirão, na mesma temporada-1989, o mineirão Andrade colocou em seu currículo vascaíno, também, a conquistas do espanhol Troféu Ramon de Carranza. Na temporada seguinte, a Taça Guanabara-1990 – ficou de bom tamanho.
 Mas nem tanto quanto ao chute fortíssimo do paulistano João Henrique Andrade do Amaral, chegado ao planeta durante o 13 de outubro de 1981. Buscado no Santa Cruz-PE, por ter se destacado durante o vice do Brasileirão da Série B, pela Cobra Coral pernambucana, Andrade teve duas passagens pela Colina: em 2006, por 14 jogos e dois gols, quando foi para o português Braga, e entre 2007/2008.
Da primeira passagem, Andrade deixou a fama de grande cobrador de faltas, de média e longas distâncias, batendo muito forte e com precisão na bola. Tanto que marcou cinco gols assim, durante o Brasileirão-2006. Já a sua segunda vida vascaína não foi tão brilhante. Só esteve escalado em 19 partidas, o que o fez, em março de 2008, ir embora, para o espanhol Cádiz – os comandantes dos time vascaínos de 2007/2008 foram: Renato Gaúcho Portaluppi, Celo Roth, Romário, Valdir Espinosa, Alfredo Sampaio, Antônio Lopes e Tita.
Netvasco clicou o Andrade da segunda apresentação vascaína
 Antes desses dois Andrade da meiúca terem passado por São Januário, quem pintou por lá foi Jorge Andrade, que atuava como quarto-zagueiro e lateral-esquerdo. Nascido na década-1930, viveu até o 14 de março de 2010. A sua vestida de jaqueta cruzmaltina teve um detalhe: durante a noite de 24 de dezembro de 1964 – data em que o Brasil, país mais católico do planeta - celebra o nascimento de Jesus Cristo, com ceias e confraternizações -, ele estava em campo, ajudando o Almirante a vencer o Fluminense, por 2 x 1, e sagrar-se campeão carioca de aspirantes - Pedro Paulo; Massinha e Caxias; Russo e Jorge Andrade; Odmar e Alcir; Joãozinho, Altamiro, Rubilota e Ronaldo foi o time e aquela a segunda vez que os aspirantes das Colina entravam em campo em um 24 d dezembro – a primeira fora em 1960, mandando 6 x 0 America.
Enquanto isso, registra-se que houve um goleiro com som no nome parecido com Andrade. Por sinal, um dos melhores que vestiram a 1 vascaína e que defendeu a seleção argentina. Chamava-se Andrada (Edgardo Norberto), viveum de 2 de janeiro de 1939 a 4 de setembro de 2019, e nasceu em Rosário. Foi da Turma da Colina, entre 1969 a 1975,  entre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário