Vasco

Vasco

sexta-feira, 12 de junho de 2020

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - TAÇA GB-1994

A folhinha marcava 3 de abril de 1994. Era um domingo e Vasco da Gama e Fluminense combinaram pintar pelo Maracanã, pra decidir o dono da Taça Guanabara, que fechava a sua terceira década - caneco trintão.
 A corrida pelo Taça GB reuniu 12 concorrentes, divididos em dois grupos, com jogos só dentro dos dois grupos, na primeira fase. Na segunda, topava-se grupo contra grupo. E, assim, chegou-se a dois classificados para uma nova fase, quando os dois melhores sairiam para uma decisão, ou seja, Vasco da Gama, campeão do Grupo A e Fluminense do Grupo B.
Em 1994, o Vasco levou a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca
Denner e Valdir clicados por www.netvasco.com.br
 Iniciada, em 1965, com título rumando para São Januária, tempos depois a Taça GB passou a ser parte integrante do Campeonato Carioca. Em 1994, não foi. E veio o dia da refreta final.
 O Almirante mostrou-se melhor, indiscutivelmente, e abriu dois gols de frente, por Pimentel, aos 20, e Valdir Bigode, aos 22 minutos do primeiro tempo. O aviso estava passado aos tricolores, que reagiram, com um minuto de etapa complementar. Mas Yan aumentou a conta, aos 13, e Valdir fez mais um, aos 25, liquidando a fatura.
De negativo durante a jornada - pasmem! - só o  público, de 6.231 pagantes, que deixaram no cofrinho do Maraca decepcionantes, inflacionários (916% em 1994) e despedintes cruzeiros - Cr$ 22 milhões, 095 mil e 500 - que cederiam vaga ao real, no primeiro dia de de julho daquela temporada - arrecadação inacreditável para um clássico de finalíssima carioca.
Na refrega apitada por Carlos Elias Pimentel, o Vasco da Gama, treinado por seu antigo meia-atacante Jair Pereira, da década-1970, colocou faixas no peito desses preliantes: Carlos Germano; Pimentel, Alexandre Torres, Ricardo Rocha (Jorge Luiz) e Sídnei (Cássio); Leandro Ávila, França, William e Yan; Denner e Valdir Bigode

Nenhum comentário:

Postar um comentário