Vasco

Vasco

terça-feira, 23 de junho de 2020

XARAZADA ORLANDINENSE NA COLINA

Orlando é a xarazada mais comum, em São Januário. De zagueiro a atacante, tem quatro no pedaço. Vejamos:
O Peçanha jogava tanto que era
sempre capa de revista 
Orlando Peçanha de Carvalho, nascido em Niteroi-RJ, viveu de 20 de setembro de 1935 a 10 de fevereiro de 2010. Entre 1953 a 1960 esteve vascaíno, representando o Almirante durante a primeira conquista, pela Seleção Brasileira, da sua primeira Copa do Mundo, em 1958, na Suiécia, quando formou dupla de zaga com o capitão e também vascáino Bellini.
 Orlando poderia ter ido mais longe como um vascaíno vencedor, mas, ir para o argentino Boca Juniors, perdeu a chance de ser bi na Copa-1962, no Chile, pois o escrete canarinho não convocada quem atuava no exterior. 
 Orlando saiu de São Januário colecionando estes títulos de campeão pelo Vasco da Gama: Copa  Interandcional Rivadávia Corrêa Meyer-1953; Campeoantos Carioca-1956/958; Torneio Internacional de Paris-FRA-1957 e Torneio Internaciopnal do Chile-1957. Voltou ao Vasco, par encerrar a carreira, em 1970, aos 35 de idade. Depois, eteve como auxiliar técnico no clube. 
 O segundo Orlando de maior sucesso na Colina tinha Pereira no sobrenome e era lateral-direito. Apelidado por Orlando Lelé e Orlando Amarelo, nasceu na paulsita Santos e viveu entre 22 de janeiro de 1949 a 4 de setembro de 1999. Pelo Vasco da Gama, atuou entre 1977 e 1081.
Orlando chegou a jogar, tambe, como zagueiro de área, mas foi como lateral-direito que chegou à Seleção Braisleira, e como vascaíno. Dono de chute fortissimo, quando chegou a São Januário formou, com Mazaropi, Abel Braga, Geraldo e Marco Antônio o que ficou conhecido por Barreira do Vasco", pois aquela defesva passou um turno do Estadual sem levar gols.
Orlando Lelé ainda é o lateral que mais gols marcou para o Almirante (30), com um pé direito que os locutores esportivos chamavam por Canhão da Colina. També, fez muitos cruzamentos so medida para Roberto Dinamite tornar-se o mairo arti.heiro do Vasco em todos os tempos.
Orlaneot, no entanto, só faturou dois títuos vascaínos, ambos em 1977: do da Taça Guanabara e do Estadual-RJ.
Um outro Orlando vascaíno tem apelido assustador: Orlando Fumaça. Batizado e registrado por Orlando Monteiro Nascimento Filho, natual de Miracema-RJ, chegado em 30 de outubro de 1958, ele era um zagueirão respeitado, mas não por bater da medalhinha do pescoço para cima. O apelido foi por conta de sua motocicleta, que soltava muitqa fumaça, do que aproveitou-se o lateral-direito Rosemiro para lhe emplacar a chamada onomatópose.
Orlando Fumaça foi vascaíno por 29 jogos, em 1983, e eleito um dos melhores zagueiros do Estadual. Formou em uma seleção do RJ, ao lado de Zico, em amistoso contra SP. 
Reproduzido de Esporte Ilustrado, o vascaíno
 Orlando estaria com 108 nos costados
Como atacane Orlando Rosa Pinto acontecia algo esquisito: os treinadores viviam ameaçando barra-lo, mas ninguém que chegava para disputar vaga com ele era mais eficiente. Assim, ia ficando, ficando, ficando. E ficou com a camisa vascaína, de 1932 a 1942, quando pendorou as chancas.
Irmão de meia famoso, Jair Rosa Pinto, primeiro amisa 10 da Seleção Brasileira, o ponteiro Orlando nunca se machucva e nem arrumava encrencas para renovar contratos. Nasceu em Quatis-RJ, no 29 de setembro de 1911. Dizem que ainda vive, estando com com 108 de idade.
 Olando foi campeão carioca pelos Vasco de 1934 e de 1936. Na primeia dessas duas temporadas, o fuebol do Rio de Janeiro tinha duas entidades comandantes, a Associação Metropolitana de Esportes Athlético-AMEA e a Liga Carioca de Futeballl. Os vascaínos  veneram pela segunda, um campeonato de turno e returno, com sete times jogando todos contra todos. 
Em 12 jogos, a turma do Rosa Pìnto - Rey, Domingos e Itália; Gringo, Fausto dos Santos e Mola; Orlando, Almir, Gradim, Nena e D´Alessandro - venceu oito, empatou dois e escorregou em outros dois. Orlando atuou em 11 partidas e marcou quatro tentos.    
Em seu segundo título estadual, o Rosa Pinto, que colaborou, com três gols, já disputou pela Federação Metropolitana de Desportos, enquanto o outro torneio foi pela Liga Carioca. Em 16 prélios, o Vasco da Gama venceu 11, empatou um e caiu em quatro. O time-base, treinado pelo  inglêsr Harry Welfare, formava assim: Rey, Poroto e Itália; Oscarino. Zarzur e Calocero; Orlando, Feitiço, Kuko, Nena e Luna. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário