Vasco

Vasco

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CADUQUICES DA COLINA - DANILO ALVIM

Pelo Nº 17/18 da revista carioca“Manchete Esportiva”, datada de 14 de fevereiro de 1978, o antigo center-half vascaíno Dasnilo Alvim, que seria, hoje, uma espécie de volante que sai para o jogo, contou qual foi a sua maior emoção no futebol. Isso, porque o torcedor cruzmaltino andava sem graça, tendo em vista que a “Turma da Colina” fora a base da Seleção Brasileira que perdera a Copa do Mundo, dentro do Maracanã, para os uruguaios, em 16 de julho de 1950.
Eis o que o “Príncipe” – apelido colocado pelo locutor Oduvaldo Cozzi, disse à semanário que estava em sua seunda fase – a primeira fora na década de 1950: “Era junho 1951, e o Vasco decidia, com o Fluminense, o título estadual... peredia por 1 x 0. Parecia que deixaríamos fugir aquele título... eu estava bem no jogo e consegui marcar um gol... o Ademir Menezes fez o outro... No final, o resultado de 2 x 1 me deixava emocionado, porque, além daquele título... eu colaborei diretamente para o placar favorável. Eu jogava como meio-de-campo, que naquela época se chamava centre-half....vinha de trás tocando a bola, e não costumava fazer gols. Mas, justamente naquela decisão eu colaborava para que o título ficasse em São Januário. Foi realmente, um dia de grande emoção, até porque o Fluminense também era um timaço”.
PERUADA DO KIKE – Vasco e Fluminense não decidiram nenhum título em junho de 1951. Naquele ano, os dois se pegaram em 06.01, em Vasco 4 x 0; em 09.09, com Vasco 4 x 2, e em 17.11, na vitória tricolor, por 3 x 2. Até aquele clássico, a última vez em que a rapaziada vencera o Flu por 2 x 1 fora em 6 de maio de 1934, com gols de Gradim e de D´Alessandro, em partida jogada nas Laranjeiras, o campo do adversário. Depois do Mundial-1950, o único duelo rolara em 1º de outubro, com queda crduzmaltina, por 1 x 2. Portanto, Danilo estava caducando, e o repórter não pesquisou as suas informações. Bateu o pênalti para a bandedirnha de escanteio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário