ACONTECEU
826 – astrônomo escocês Jámes Dunlop decobre galáxia Centurus; 1945 – foças de defesa da Alemana nazista rendem-se, incondicionalmente, aos Aliados da II Guerra Mundial; Adolf Hitler casa-se com Eva Braun, suicidam-se no dia seguinte e almirante Karl Dönitz designado sucessor de Hitler; 1953 – primeira exibição experimental de TV-3D nos Estados Unidos por episódio 'Space Patrol' na ABC de Los Angeles; 168 – musical ‘Hair’ mirado na contracultura hippie e na revolução sexual da década-1960 estreia em teatro da Broadway-EUA, tendo algumas de suas canções tornado-se hinos do movimento antiguerra no Vietnã; 1970 - chega ao fim envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã; 1988 – líder soviético Mkhail Gorbachev promete mais liberdade religiosa ao seu povo; 1997 - sem assinatura da Rússia entra em vigor acordo internacional sobre proibição de armas químicas; 2004 – Oldsmobile constrói seu último carro em 107 anos de produção; 2016 - última edição do Jornal do Commércio, mais antigo em circulação na América Latina e com 189 anos de atividade no Rio de Janeiro.
NASCERAM
GOLEADAS DO DIA
29 de abril de 1951 - Vasco da Gama 6 x 0 Bonsucesso – Torneio Municipal domingueiro, na Rua Figueira de Melo (Estádio Ronaldo Luís Nazário de Lima), com Amorim (3),desta vez, sendo o cara – Álvaro Xaxá, Djayr e Noca, completaram a esculhambação na rede do Bonsuça, encomendada pelo técnico Oto Glória a esta rapaziada: Ernani, Nélson e Antoninho; João Martins, Aldemar e Carlinhos; Noca (Célio), Vasconcelos (Lima), Álvaro Xaxá (Amorim), Jansen e Djayr.
29 de abril de 1987 - Vasco da Gama 6 x 0 Cabofriense-RJ - Estadual quartafeirano, em São Januário, assistido por 2.559 pagantes. Filomenos do dia: Romário (2), Mauricinho, Roberto Dinamite, Mazinho e Tita. Com Joel Santana de treinador, o time vascaíno teve: Acácio, Paulo Roberto Gaúcho, Donato, Moroni e Mazinho; Dunga (Chico), Tita e Roberto Dinamite; Vivinho, Romário e Mauricinho.
29 de abril de 2001 - Vasco da Gama 7 x 0 Botafogo - Campeoanto Estadual e maior maior goleada da sobre os alvinegros na Era Maracanã,, assistida por 18.692 pagantes, em um domingo, apitada por Carlos Manoel Calheiros Faria. Na marcha da contagem, Romário, a 1 e aos 15, e Juninho Paulista (3); Pedrinho e Euller fizeram o estrago. O Vasco, treinado por Joel Santana, formou com: Hélton; Maricá, Géder, Odvan e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Juninho Paulista (Zada) e Pedrinho (Viola); Euller (Dedé) e Romário.
S ACODES
29 de abril de 1923 - Vasco da Gama 3 x 1 Flamengo - Campeonato Carioca na Rua Paysandu. Primeiro jogo oficial entre os dois clubes. Para os vascaínos, era, também, a sua terceira partida na elite do Estadual. Vitória bastante comemorada, por o adversário já disputar a divisão principal do futebol do Rio de Janeiro desde 1912, o que significava experiência de 11 temporadas. Além do mais, nas duas rodadas anteriores, a equipe vascaína não empolgara tanto, empatando (1 x 1) com o Andarahy e mesmo vencendo (3 x 1) o Botafogo. Neste jogo, o juiz acertado, Francisco Bueno Netto, era zagueiro do Fluminense e foi sincero. Disse que não botava fé naquela partida, tirou o corpo forae passou o apito para Mário Portellar, um ex-atacante tricolor.
Cecy by revista vascaína |
Enfim, a bola rolou, diante de 25 mil torcedores e com os rubro-negros virarando o primeiro tempo em vantagem - gol de pênalti, cometido por Claudionor. Mas, a partir dos 20 minutos da etapa final, começaram a colocar a língua pra fora. O Almirante, que vencera as 11 partidas da Segunda Divisão-1922, todas no segundo tempo, tinha rapaziada que, diariamente, corria entre a Rua Moraes Silva, na Quinta da Boa Vista, e a Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, acumulando um preparo físico insuperável. Diante de adversários entregues, Cecy fez dois gols e Negrito mais um, fechando a conta, que a imprensa carioca achou pequena. Treinado pelo uruguaio Ramón Platero, o time vascaíno venceu com: Nélson, Leitão e Cláudio; Nicolino, Claudionor e Artur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito
29 de abril de 1945 - Vaco a Gama 3 x 0 Bangu – Torneio Municipal domingueiro, na Rua Conselheiro Galvão (Estádio Aniceto Moscoso). Mandaram taco na caçapa: Elgen,a os 3 min do 1º tempo, Djalma e Lelé. O treinador uruguaio Ondino Viera escalou: Barcheta, augusto e Sampaio; Djalma, Dino e argemiro; Santo Cristo Lelé, Isaías, Elgen e Chico.
29 de abril de 1973 - Vasco da Gama 3 x 0 São Cristóvão – Taça Guanabara levando 11 mil pagantes domingueiros a São Januário. Cobrando pênalti, Alfinete abriu o placar, para complementos por Luís Carlos Lemos e Buglê. O técnico era Mário Travaglini que tinha esta rapaziada: Andrada; Paulo César Puruca, Moisés, Renê e Alfinete; Alcir e Zanatta; Jorginho Carvoeiro (Luís Fumanchu), Dé Aranha, Ademir (Buglê) e Luís Carlos Lemos.
PEGADA LEVE
29 de abril de 1998 - Vasco da Gama 2 x 0 Madureira – Taça Rio quartafeirana, em São Januário, com 2.314 pagantes. Donizete Pantera e Luís Cláudio visitaram as malhas para o time do técnico Antônio Lopes e que foi: Márcio; Vítor (Maricá), Odvan, Alex e Ronaldo Luís; Nasa, Válber, Vagner (Pedrinho) e Juninho Pernambucano; Donizete (Mauricinho) e Luís Cláudio.
APERTUCHO
29 de abril de 1989 - Vasco da Gama 3 x 2 Cabofriense-RJ – Taça Rio. Em um sábado, com 1.222 pagantes comparecendo a São Januário. Redeiros do dia: Roberto Dinamite,Vivinho e Sorato. O técnico era Sérgio Cosme que escalou: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Marco Aurélio, Fernando e Mazinho; França (Anderson), Ernâni e Bismarck; Vivinho (Sorato), Roberto Dinamite e William.
OBS: o texto abaixo - CALENDÁRIO 28 DE ABRIL - está com problema para abrir. Clique na seta com ponta para baixo, no canto esquerdo acima. Como são duas setas, clique na da direita. Depois, em ESCREVER E ALTERNAR. Pronto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário