Vasco

Vasco

sábado, 14 de setembro de 2013

COMANDANTES DE ESQUADRA - FLÁVIO&HARRY

Foto reproduzida da Revista do Esporte
1 - Atleta, treinador e torcedor confesso do maior rival do Vasco, o Flamengo, o "sargentão" Flávio Rodrigues Costa comandou a "Turma da Colina" em duas oportunidades: de 1947 a 1950, quando recebeu o "Expresso da Vitória" montado pelo uruguaio Ondino Vieira, e de 1953 a 1956, após Gentil Cardoso ter levado a equipe ao título carioca de 1952.
Na sua primeira passagem pela Colina, Flávio Costa conquistou os estaduais cariocas de 1947/1949/1950 e o Sul-Americano de Clubes Campeões, no Chile, o primeiro título de um time brasileiro no exterior. Sob o seu comando, jogava um dos times mais fortes do planeta, contando com  Moacir Barbosa, Augusto da Costa, Ely do Amparo, Danilo Alvim, Jorge Sacramento, Tesourinha, Maneca, Ademir Menezes, Ipojucana, Chicio Aramburu, entre outros. Da segunda passagem por São Januário, a equipe entrava na entressafra que só terminar após a sua saída e chegada de Martim Francisco, quebrador do jejuam de canecos, em 1956.
Nascido na cidade mineira de Carangola, em 14 de setembro de 2006, além de três títulos estaduais e um internacional, Flávio estava no comando do time cruzmaltino que conquistou o Torneio Início-1948; o Torneio Municipal-1947; o Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer-1953 e o Tornei Internacional do Raio de Janeiro-1953. Viveu até 22 de novembro de 1999.

2 -  inglês Harry Welfare foi o segundo treinador vascaíno. Ficou entre 1927 a 1937, conquistando os títulos cariocas de 1929/34/36. Mas com um detalhe: naquelas duas temporadas foram disputados dois campeonatos estaduais, devido divergências políticas sobre a adoção do profissionalismo.
Da primeira vez, o Vasco ganhou o  "piratão", da  Liga Carioca de Futebol – a oficial era da Associação Metropolitana de Esportes Athléticos –, enquanto da outra venceu o oficial, pela Federação Metropolitana de Desportos.
 Welfare passou o cargo, em 1937, a Floriano Peixoto, e voltou, em 1940, para comandar a rapaziada durante ao Torneio Luís Aranha. Pouco depois, entregou o comando a Carlos Escarone, um outro uruguaio.
"TEATCHER" - Sujeito alto e forte, Welfare  chegou ao Brasil como professor (de inglês ou de geografia? Há dúvidas). Como havia sido atleta em seu país (e já encerrado a carreira), ainda deu para rolar uma bolinha por aqui, ao final da década de 1910, mostrando-se um autêntico “tanques”, ou “anta bravia”, como eram chamados os centroavantes rompedores. Foi ele o lançador do "rush", um estilo muito usado pelo vascaíno Ademir Marques de Menezes, a nas décadas 1940/50.    
Conterrâneo dos Beatles (nasceu em Liverpool, em 20.08.1888), Welfare viveu até 1º de setembro de 1966, tendo passado os seus últimos dais em Angra dos Reis-RJ. Foi anunciado como treinador do Vasco em 18 de novembro de 1926.  O jornal “O Imparcial” escreveu:   A directoria do glorioso Club de Regatas Vasco da Gama acaba de tomar uma medida acertada contractando para instructor technico de seus associados o competente e laureado Harry Welfare... um perfeito conhecedor do métier”.
O BOM - Durante muito tempo, Harry Welfare foi considerado o melhor treinador do futebol brasileiro. Fora um “general tático”,  comandante de grandes soldados das “Tropas da Colina”, como Jaguaré. Domingos da Guia, Fausto dos Santos, Russinho e Leônidas da Silva. Também, criou o departamento médico do Vasco e foi assessor tático do uruguaio Ondino Vieira, o montador do “Expresso da Vitória”, a máquina cruzmaltina que atropelou pelosos trilhos por onde passou. (foto de Jankiel,  da “Manchete Esportiva” Nº 20, de 7 de abril de 1956). 

(foto acima reproduzida de  ww.netvasco.com.br e abaixo de www.sodavascodagama.blogspot.com). Agradecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário