Vasco

Vasco

terça-feira, 10 de setembro de 2013

HISTORI & LENDAS VASCAÍNAS - BELLINI

1 - De início, os torcedores vascaínos ficaram assustados com o futebol de Bellini, um zagueiro durão, sem nenhuma intimidade com a bola. Inclusive, conta-se que o chefe de São Januário, Cyro Aranha, pedira ao técnico Flávio Costa, para avisá-lo quando fosse escalar aquele “xerifão”, pois, em tais dias, ele não iria ao estádio. Flávio, então, respondera que se preparasse para ficar muito tempo sem ver o Vasco jogar, pois ele incentivara seu beque a dar bicões, para limpar a área.

2 - Os vascaínos fanáticos dizem que Vasco 1 x 0 Wanderers-URU foi o primeiro jogo sob luz artificial no país. LENDA! A primazia é do Villa Izabel, que, em 1914, disputado dois jogos à noite, iluminados por faróis de bondes estacionados ao lado do muro de seu campo, no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Mais: os gaúchos das cidade de Pelotas, em 25 de dezembro de 1915, promoveram um amistoso noturno, entre União x Brasil.

3 - O Madureira estava famoso pela sua retranca dura de ser vencida. Bi da Taça Guanabara-1977, o Vasco seguia invicto no segundo turno. Em 11 de setembro, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, acabou com a mística do "Tricolor Suburbano" em apenas três minutos. Aos 10, Helinho abriu a porteira, e, aos 13, Jorginho (contra) deu o segundo gol de presente.  Vasco abridor de retrancas era treinado por Orlando Fantoni e tinha: Mazaropi; Orlando 'Lelé' Abel, Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho e Dirceu; Wilsinho (Guina), Paulinho e Ramon. Aqueles 2 x 0 foram apitados por Giese do Couto e rendeu Cr$ 279 mil 735,00 cruzeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário