Vasco

Vasco

domingo, 21 de junho de 2015

HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILIENSE - PRIMEIRA VITÓRIA CLASSE A DO GAMA

 15.08.1999 - Deslocamentos constntes e toques  rápidos no ataque, combinados com marcação forte na defesa e no meio-de-campo valeram a primeira vitória do Gama na Série A do Campeonto Brasileiro.

 Aconteceu no Estádio Santa Cruz, com 15 graus de temperatura, na paulista Ribeirão Preto, tirando o time da 21ª colocação (zero ponto) e subindo-o para a 18ª, com os três primeiros anotados. Sorato, antigo centrovante do Vasco da Gama, foi o “cara”, marcando os três gols alviveredes, qundo ainda não se falava em hat-trick no futebol brasileiro. Também, jogando um bolão pintou o meia Alexandre Gaúcho, fazendo lançamentos na medida.

 Sorato começou a visitar a rede aos 30 minuos do primeiro tempo. Caçapa, Lindomnr e Romualdo tricugularam o lance, que foi parar no pé direito do artiolheiro, que mandou a pelota para o canto esaurdo do goleiro do time ribeirão-pretano. E, por aquilo, ficou o trabalho do garoto do placar.

 Na etapa final, a turma da casa empatou, aos dois minutos, por intmédio de Zé Afonso, alegria que durou por apenas três minutos, pois ele cometeu falta violenta sobre Paulo Henrique e foi expulso de campo. Enre os nove e os 11 minutos, Romualdo e Sorato desperdiçaram boas chance de desempate. Mas, aos 15, Alexandre Gaúcho fez grande jogada individual, bateu cdruzado para o goleiro visitado rebater e Sorato aparecer no lugar certo para cabecear e fazer o segundo dele na peleja.

 O terceiro tento saiu aos 43, com novos cruzamento por Alexandre Gaúcho e cabeçada por Sorato., pela esqeuda do ataue gamense.  Jogo encerrado, o treinador Jair Picerni elogioiu a sua rapaziada, falando para o repórter Helio Oliveira, do Correio Braziliense: “O time usou bem os contra-ataques, fez boas triangulações, marcou correto e fez jus ao resulado. Ganhamos confiança nas partes física e técnica, e um pouco na parte tática. Flvava a confiança na vitória e, hoje, ela veio” – embora sem muia discipina, pois Paulo Henrique, Jairo, Nen, Deda e Caçapa receberm o cartão (amarelo) de advertência.

O jogo foi apitado por Álvareo de Azevedo Quelhas-RJ e não teve público e rnda divulgados. O Gama alinhou: Maercelo Cruz; Paulo Henrique,  Gérson, Jairo  e Rochinha (Marcinho); Deda, Caçapa (Nen), Lindomar e Alexandre Gaúcho (Beto); Romualdo e Soratro, O Botaogo-RP teve: Alexandre; Julio César (Jó), Bell, Henriuque e Biro; Alexandre Silva, Júnior (Alaor), Marquinhos (Romerito) e Palhinha; Wagner e Zé Afonso, treinados por Muricy Ramalho.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário