ACONTECEU
Cobertte e Pickles by https://www.ocuriosodofutebol.com.br 1309 - Papa Clemente Quinto excomunga a
italiana Veneza e toda a sua população; 1513 – espanhol Juan Ponce de León, que
buscava a fonte da eterna juventede, chega às Bahamas;
1794 – criada, permanentemente, a Marinha dos Estados Unidos; 1860 – Giuseppe
Garibaldi ataca Palermo, na Sicília, tentando unificação da Itália; 1919 – aeronave Curtis NC-4 chega a Lisboa completando
primeiro voo transatlântico; 1930 – inaugurado o Edifício Chrysler, em
Nova York-EUA, com 319 metros de altura e o mais alto do mundo; 1964 –
ocorrência do Sismo da Sexta-Feira Santa, com magnitude de 9,2 graus, o maior já registrado nos Estados Unidos;
1965 - inaugurada a Ponte da Amizade,
ligando Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ciudad del Este, no Paraguai, sobre o Ro
Paraná; 1966 – Taça Jules Rimet, desaparecida em Londres às vésperas da Copa do
Mundo, encontrada enrolada em jornais por David Corbette que passeava com o seu cão Pickles por
praça do Sul da cidade; 1973 – ator Marlon Brando recusa prêmio Oscar de melhor
ator (filme O Poderoso Chefão) em protesto pelo descaso das autoridades
dos EUA com índios Sioux; 1998 - Departamento de Saúde dos Estados Unidos aprova
Viagra para tratamento contra impotência sexual.
NASCERAM
Ivete Sangalo reproduzida purepeople.com.br/midia
Isadora Duncan - dançarina norte-americana (viveu de 1877
a 1927); Piolin - palhaço brasileiro (1897 a 1973); Gloria Swanson
- atriz norte-americana (1899 a 1983); Vincente
Price - ator norte-americano (1911 a 1993); Christopher Lee - ator
britânico (1922 a 2015); Sarah Vaughan - cantora
norte-americana (1924 a 1990); Mstislav Rostropovich - violoncelista e maestro russo (1927 a 2007); Henri Kissinger – secretário de estado norte-americano
(1923 a 2023); Consuelo Leandro - atriz e humorista brasileira (1932 a 1999); Roberto
Farias - cineasta brasileiro (1932 a 2018); em 1952 - Alcione Mazzeo - atriz brasileira; Maria Schneider - atriz
francesa (1952 a 2011); em 1963 – Roberto
Bomtepo - ator e diretor de cinema brasileiro; Quetin Tarantino –
diretor/produtor/roteirista/ator norte-americano e Xuxa –
atriz/cantora/apresentadora da TV brasileira; em
1967 – Paul Gascoigne – atleta da seleção inglesa de futebol; em 1969 – Mariah
Carey - cantora e atriz norte-americana; em 1972 – David Coulthard - piloto
britânico da Fórmula-1; em 1972 – Ivete Sangalo- cantora brasileira.
GOLEADAS
27 de março de 1936 – Vasco da Gama 5 x 2 Náutico-PE - amistoso sextafeirano, no Campo da Jaqueira, em Recife, com vitória por virada de placar e gols vascaínos marcados por Ladislau (2), Orlando (2) e Nena. Técnico: Harry Welfare. Time: Panello, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur e Gringo; Orlando, Kuko, Ladislau, Nena e Luna. OBS: Cândido Dieguez de Marco era o verdadeiro nome do argentino Panello, que os torcedores adversários ironizavam, chamando-o por “panela”. Ele esteve vascaíno, entre 1935 e 1936, tendo sido o primeiro goleiro estrangeiro da Turma da Colina na era do futebol profissional no Brasil - a partir de 29 de janeiro de 1933.
27 de março de 1946 - Vasco da Gama 8 x 4 Botafogo - Torneio Relâmpágo, no estádio das Laranjeiras, com virada de placar e gols marcados por Friaça (3), Djalma (2, um de pênalti), Dino, João Pinto e Santo Cristo. O terinador era Odino Viera e a sua turma teve: Barbosa, Rubens e Sampaio; Alfredo II, Dino e Jorge (Nílton); Santo Cristo, Djalma, João Pinto, Elgen e Friaça. .
PEGADAS LEVES
27 de março de 1941 – Vasco da Gama 2 x 0 Vitória-BA – amistoso, em uma quinta-feira, no Estádio da Graça, bairro de Salvador. O segundo embate do Almirante contra o Leão da Barra- (apelido do rubro-negro baiano) - o primeiro, em 16 de abril de 1936 – com gols marcados pelos uruguaios Viladoniga e Figliola. O treinador inglês Harry Welfare mandou a campo: Chiquinho, Jahu e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Manoel Rocha, Alfredo I, Viladoniga, Gonzalez e Orlando.
27 de março de 1945 - Vasco da Gama 2 x 1 Canto do Rio - valeu pelo Torneio Municipal, quando o Almirante beliscou o bi. E não fez mais do que a sua obrigação, pois era quase imbatível, com o seu Expresso da Vitória. Diante do "Cantusca", Ademir Menezes e Isaías balançaram o filó. Importância da difícil vitória? Foi de virada, no segundo tempo. O treinador.... escalou: .......
27 de março de 1961 – Vasco da Gama 2 x 0 São Paulo-SP – segunda-feira de Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, do que se aproveitaram o cearense Pacoti e o paulista Lorico para aprontar. Eles destricolorizaram o time tricolor paulistano. A mando do treinador mineiro Martim Francisco que armou esta esquadra almiranteira: Ita, Paulinho de Almeida, Bellini, Barbosinha e Coronel; Écio e Lorico; Sabará, Delém, Pacoti e Da Silva. OBS: Francisco Nunes Rodrigues era o verdadeiro nome de Pacoti, nascido em Quixadá-CE e que viveu entre 28 de dezembro de 1933 a 18 de novembro de 2021. Esteve vascaíno, entre 1958 a 1959,
27 de março de 1968 - Vasco da Gama 2 x 0 Bonsucesso – quarta-feira com Campeonato Carioca rolando em São Januário. O meia uruguaio Danilo Menezes entrou para a história dos “matadores mais rápidos da Colina”, batendo na rede do Bonsuça. com dois minutos de refrega – o mineiro Buglê fez o outro, aos 38 da mesma etapa. Paulinho de Almeida era o chefe desta moçada: Pedro Paulo.; Ferreira,Brito, Fontana e Lourival; Buglê e Danilo Menezes; Nado, Nei Oliveira, Bianchini e Silvinho.
27 de março de 2008 - Vasco da Gama 2 x 0 América-RJ - Estadual (Taça Rio), em São Januário, na presença de 1477 pagantes. Leandro Bonfim e Jean foram à rede e o treinador Alfredo Sampaio escalou: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Cássio; Jonílson, Beto (Jean), Ledandro Bonfim e Morais (Souza); Edmudo (Alex Teixeira) e Alan Kardec.
27 de março de 2008 – Vasco da Gama 2 x 0 América-RJ – em uma quinta-feira, em São Januário, pela quinta rodada da Taça Rio. O serviço foi conferido por 1.477 pagantes que assistiram Leandro Bonfim e Jean, ambos do segundo tempo, batendo na rede. Alfredo Sampaio era o treinador desta turma: Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Calisto; Jonílson, Beto (Jean), Leandro Bonfim e Morais (Souza); Edmundo (Alex Teixeira) e Alan Kardec.
QUATRICIDENTE
27 de março de 1927 – Vasco da Gama 5 x 4 Botafogo – amistoso domingueiro, na casa do adversário, o Estádio General Severiano. Silenciaram a torcida anfitriã: Negrito, Hespanhol, Bolão (pênalti), Paschoal e Russinho. O técnico Harry Welfare cinquificou o marcdor com: Nélson, Hespanhol e Itália; Nesi, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Tatu e Negrito.
27 de março de 1932 – Vasco da Gama 3 x 1 Botafogo – primeiro turno do Torneio Preparatório, em um domingo, no Estádio General Severiano. Redes balançadas por Mário Mattos, Sant´Anna e Benedicto. O treinador chamava-se ainda Harry Welfare e escalou: Marques, Brilhante e Lino; Gringo, Tinoco e Mola; Bahianinho, Paes, Galego, Mário Mattos e Sant´Anna.
Uma das formações vascaínas de 1946, em foto reproduzida de netvasco/mauroprais 27 de março de 2016 – Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo – Taça Guanabara domingueira, em São Januário, com 6. 843 pagantes. Thalles fez o gol da vitória deste time: Jordi; Madson (Pikachu), Luan Garcia, Rodrigo e Júlio César; Marcelo Mattos, Júlio dos Santos (Bruno Galo), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Caio Monteiro) e Thelles. O técnico era Jorginho Amorim.
27 de março de 1932 - Vasco da Gama 3 x 1 Botafogo - Torneio Preparatório (do Campeonato Carioca), no Estádio General Severiano, com Mário Mattos, Sant´Anna e Benedicto marcando os gols do time qwue alinhou: Marques, Brilhante e Lino; Gringo,Tinoco e Mola; Baianiho, Carlos Paes, Galego, Mário Mattos e Sasnt´Anna, dirigidos por Harry Welfare.
SACODES
27 de março de 1954 – Vasco da Gama 3 x 0 Combinado Municipal-Centro Iqueño-PER - em um sábado, terceiro amistoso de excursão a gramados peruanos, iniciada quatro dias antes e que girou até o 3 de abril daquele 1954. Naquele jogo, na capital peruana, Djayr, Alvinho e Vavá bateram na rede, dento desta escalação que o técnico Flávio Costa anunciou: Barbosa, Alfredo II e Fernando Fantoni (Haroldo); Amaury, Danilo e Beto; Sabará, Ipojucan, Friaça (Vavá), Alvinho e Djayr.
27 de março de 1955 – Vasco da Gama 3 x 1 Ceará – amistosamente, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e primeiro pega entre os dois. Vadinho, Beto e Wilson Ramos bateram na rede,com time sob o comando de Augusto da Costas, que teve: Barbosa (Wagner), Ismael e Fernando Fantoni; Amaury, Adésio e Coronel; Pedro Bala, Iêdo, Vadinho (Nélson Curitiba), Beto e Djayr (Wilson Ramos). OBS: a rapaziada havia jogado na véspera e empatado (1 x 1), com o Ferroviário local.
27 de março de 1995 – Vasco da Gama 3 x 0 Volta Redonda-RJ – jogo da segunda fase do primeiro turno do Campeonato Carioca, no que se pode classificara de rolado em uma segunda-feiúra (segunda-feira), pois somente 470 torcedores compareceram e pagaram ingressos – prejuízo na renda: Cr$ 5 mil, 293 cruzeiros, suficiente para comprar a bola e a bomba de enchê-la. Clóvis marcou os três gols e Nelsinho Rosa comandou este time: Carlos Germano; Pimentel, Paulão, Ricardo Rocha e Bil; Luisinho Quintanilha, (Hernande), Leandro Ávila, Richardson e Yan; Clóvis e Gian.
27 de março de 1977 - Vasco da Gama 2 x 1 Goytacaz. Taça Guanabara, no Estádio Ary de Oliveira, em Campos-RJ, assistido por 10.277 pagantes. Robero Dinamikte, aos 3 minutos, cobrando pênalti, e aos 38 da fase final, botou na rede, a mando do técico Orlando Fatoni, que escalou: Mazaropi; Orlando Lelé, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Zanatta e Dirceu; Luís Fumanchu, Roberto Dinamite, Ramon Pernambucano (Uilliam).
27 de março de 1985 – Vasco da Gama 2 x 1 Santa Cruz-PE - Campeonato Brasileiro quartafeirano, em Recife, a casa da Cobra Coral (apelido do Santa). Corria a primeira fase do segundo turno e 7.696 contribuintes pagaram pra ver o veneno cruzmaltino se espalhando pelo verdejante gramado do Mundão do Arruda, também chamado por Arrudão (Estádio José do Rego Maciel). Geovani e de Roberto Dinamite marcaram os tentos da Turma da Colina, sendo o do Bob (como Zico chama o amigo Roberto) o cruzmaltino Gol 500 no Brasileirão. O técnico Edu Antunes Coimbra comemorou graças a: Acácio; Edevaldo (Nei), Donato, Ivan e Aírton; Oliveira, Luís Carlos Martins e Geovani; Mauricinho, Roberto Dinamite e Silvinho (Gilberto).
27 de março de 1999 – Vasco da Gama 3 x 2 Americano-RJ – Taça Guanabara, em um sábado que levou 12.498 pagantes ao estádio de São Januário. Redes balançadas, cruzmaltinamente, por Luizão(2) e Mauro Galvão, com o técnico Antônio Lopes venceniando esta por conta de: Carlos Germano; Zé Maria (Maricá), Géder, Mauro Galvão e Alex Oliveira; Fabrício Eduardo, Paulo Miranda, Vágner (Henrique) e Ramon Menezes: Donizete (Zezinho) e Luizão.
ANIVERSARIANTE
Lance da estreia vascaína de Barbosa, reproduzido de paponacolina.com.br (MOACYR) Barbosa (NASCIMENTO) – escritos antigos (e até mais modernos) fazem dele o maior goleiro da história vascaína, em 494 partidas. Entre os seus principais títulos pela Turma da Colina estão os de campeão carioca-1945, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1958; do Torneio Rio-São Paulo-1958 e do Sul-Americano de Clubes Campeões-1948. Nascido na paulista Caminas, viveu entre 27 de março de 1921 e 7 de abril de 2.000, tendo entrado, pela primeira vez, na esquadra do Almirante, no amistoso Vasco da Gama 6 x 1 Grêmio-RS, em 18 de março de 1945. Seu último Vasco foi em 10 de maio de 1962, com 3 x 0 Grêmio Maringá-PR, também, amistosamente.
Paulo César Magalhães – lateral-esquerdo nascido na gáucha Santana do Livramento,
em 1963. Esteve vascaíno em 1985.