ACONTECEU
Repodução de capa de livro
222- Imperador
romano Heliogábalo e sua mãe (Júlia Soêmia), assassinados pela guarada
pretoriana; 1641 – exército de índios guaranis, organizado por jesuítas
espanhois, vence escravagistas paulistas; 1702 – The Daily Courant, primeiro jornal diário inglês de circulação
nacional publicado pela primeira vez; 1778 – Rainha Maria I, de Portugal, troca
territórios portugueses na África, com Rei Carls III, da Espanha, por terras
sul-americanas que seriam anexadas ao Brasil; 1808 – Príncipe Regente Dom João
VI cria Ministério da Marinha brasileiro e nomeia ministro o Visconde de Anadia
(João Rodrigues de Sá
e Melo); 1941 – presidente
norte-americano Franklin Roosevelt sanciona
lei lend-lease permitindo
empréstimos de suprimentos de guerra para aliados na II Guerra Mundial; 1942
- presidente Getúlio Vargas, por conta
da II Guerra Mundial, confisca bens de imigrantes alémãe e italianos
no Brasil; 1977 – presidente brasileiro Erenesto Geisel rompe acordo militar
Brasil-Estados Unidos; 1985 – Mikhail Gorbachev eleito líder soviético, inicia
reformas no sistema socialista, culminando com o fim da União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas e adoção do modelo econômico capitalista; 1991 – Brasil põe
em vigor Código do Consumidor; 2014 – Russia anexa Criméia.
NASCERAM
Dominique Sanda reproduzida de http://www.starstill.com
Churchill Babington – arqueólogo e
naturalista britânico (viveu de 1821 a 1888); Januária Maria de Bragança -
princesa imperial do Brasil (1822 a 1901); Barata Ribeiro – médico, abolicionista e membro do
Supremo Tribunal Federal (1843 a 1910); Marina Petrovna da Rússia - bisneta do czar Nicolau I, viveu os últimos tempos do
império russo, no Palácio de Znamenka, tendo sido artista de grande talento
para o desenho e a pintura (1892 a 1981); Deolindo Couto - médico e
escritor brasileiro (1902 a 1992); Aniceto do Império - sambista brasileiro
(1912 a 1993 ); Harold Wilson - primeiro-ministro britânico (1916 a 1995); Astor
Piazzolla - bandoneonista e compositor de tango argentino
(1921 a 1992); Herbert Richers – produtor de cinema brasileiro (1923 a
2009); em 1931 –Rupert Muardoch - magnata da
mídia australiano-americano; em 1951 - Dominique Sanda - modelo e atriz
francesa; em 1954 - Tetê Espídola, cantora brasileira; em 1957 - Roberto Corrêa
- músico e compositor brasileiro; em 1962 – Maria Paula, atleta de basquetebol
brasileira; 1963 – Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro (em março de 2006), ministro de Indústria, Comércio e Inovação do Governo-2019/2022 e atual Senador.
Marcos Pontes reproduzido de http://www.olhardigital.com.br
GOLEADAS DO DIA
11 de março de 1944 - Vasco da Gama Vasco 4 x 0 América-RJ - Torneio Relâmpago, disputa que servia de aperitivo para o início do Campeonato Carioca. Este pega rolou no tricolor estádio das Laranjeiras e teve gols marcados por Cordeiro, Isaías, Jair Rosa Pinto e Lelé. A Turma da Colina reuniu: Yustrich, Zago e Rafangnelli; Octacílio (Alfredo II), Ely e Argeniro; Cordeiro, Lelé, Isaías, Jair e Djalma.
11 de março de 1953 - Vasco da Gama 9 x 3 Paysandu-PA - amistosamente, em uma quarta-feira, no Estádio do Sousa, em Belém do Pará. Por ali, o Almirante viajava pelo Expresso da Vitória, uma das esquadras mais fortes do planeta, e goleou com trabalhos de Maneca (3), Alvinho (2), Naninho (2), Sabará e Friaça. O treinador Flávio Costa esclou: Ernani (Carlos Alberto Cavalheiro), Augusto e Bellini; Mirim (Alfredo II) Adésio e Jorge; Sabará, Maneca, Friaça (Vavá), Alvinho (Naninho) e Djayr.
11 de março de 2007 - Vasco da Gama 4 x 1 Madureira - Taça Rio, domingo, em São Januário, com 1.261 pagantes. Vitória com placar vira-vira, por conta de Romário (3) e Leandro Amaral. O treinador chamava-se Renato Gaúcho Portaluppi e escalou: Cássio; Wagner Diniz (Abedi), Fábio Braz, Dudar e Sandro; Roberto Lopes, Amaral, Conca (Marcelinho) e Morais (Renato); Leandro Amaral e Romário.
SACODES
11 de março de 1933 - Vasco da Gama 3 x 0 São Paulo -
11 de março de 1973 - Vasco da Gama 3 x 1 América-RJ - Taça Guanabara, em Maracanã domingueiro e visitado por 14.942 pagantes. Dé (2) e Carlos Aberto Zanatta, batendo pênalti, cerraram os cornos do Diabo (apelido dos amricnos). Mário Tavaglini, o técnico, machucou nesta contando com os serviços de: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir e Zanatta; Jorginho Carvoeiro, Dé (Roberto Dinamite), Ademir Silva (Gaúcho) e Luís Crlos Lemos. OBS: o meia registrado por Ademir da Silva, entre 1970 a 1974 e em 1977, em quatro dezenas de puganas, só marcou dois gols vascaínos, um deles em 1974, quando o Almira papou o primeiro caneco do Brasileirão.
11 de março de 1984 – Vasco da
Gama 3 x 1 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro, no Maracanã, assistido por
51.304 pagantes, com viradas de placar e gols de Marquinho (2) e Mário.
Treinados por Edu Antunes, os vascaínos do dia foram: Roberto Costa; Edevaldo,
Daniel Gonzalez, Nenê e Ivan; Pires, Mário (Oliveira) e Arthurzinho; Jussiê,
Roberto Dinamite e Maquinho.
11 de março de 2001 - Vasco da Gama 3 x 1 Cabofriense - Taça Rio, domingo, em São Januário, presenciado por 1.000 pagantes. Romário (2) e Géder foram os batentes no filó, para o treinador Joel Santana. Time dele: Hélton; Clébson, Géder, Alexandre Torres e Jorginho Paulista (Marcá); Nasa, Jorginho, Paulo Miranda (Léo Lima) e Juninho Paulista; Euller e Romário.
11 de março de 2012 - Vasco da Gama 3 x 0 Madueira - domingo, Taça Rio, em São Januário, com 2.760 pagantes tirando e escorpião do bolso, como caçoava o torcedor da época em que Juninho Pernambucano, Fellipe Bastos e Allan bateram no filó. O baiano Cristóvão Borges chefiava esta gente: Fernando Prass; Max, Renato Silva, Douglas e Dieyson; Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Leandro Chaparro (Abelairas) e Juninho Pernambucano (Diego Rosa); Jonathan, Allan e Diego Souza.
PEGADAS LEVES
11 de março de 1956 - Vasco da Gama 2 x 0 Atlético-MG - amistosamente, em uma quata-feira, no mineiríssimo Estádio Independência, de Belo Horizonte. Dia de Djayr e Pinga pingarem no balaio do Galo (apelido dos atleticanos). Em nome do comandante e ex-lateral-direito cruzmaltino Augusto da Costa, a moçada que ciscou no terreiro galense chamava-se: Ernani (Wagner), Dario e Beto: Maneca, Orlando e Beto; Sabará, Válter, Ademir Menezes (Artoff), Pinga e Djayr.
11 de março de 2002 - Vasco da Gama 2 x 0 Volta Redonda - Taça Guanabra segundafeirana, em São Januário, onde Cadu e Ely Thadeu acharam o caminho da rede. Evaristo de Macedo treinava esta rapaziada vencedora: Márcio; Andeé Ladaga (Michel), Wagner, Leonardo Valença e Edinho; Haroldo, Bóvio, Rodrigo Souto e Geovani (Cadu); Ely Thadeu e Souza (Léo Macaé).
APERTUCHOS
11 de março de 1923 - Vasco da Gama 3 x 2 Fluminense - amistoso dos inícios dos confrontos com os tricolores, de quando a rapaziada virando o placar, por intermédio de Negrito (2) e Torterolli. Jogo no estádio da Rua Figueira de Melo e time escalado pelo uruguaio Ramón Platero nesta base: Nélson, Leitão e Mingote; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Russo, Leão, Torterolli e Negrito. OBS: Torterolli era o apelido de Nicomedes da Conceição, nascido em Barra do Piraí-RJ, autor de 54 gols vascaínos, entre ascaínoe 1920 a 1932.
11 de março de 1945 - Vasco da Gama 3 x 2 Ypiranga-SP - amistoso dominical, em São Januário, com João Pinto (2) e Chico machucando os paulistanos. Oto Glória comandava estes machucadores: Brcheta, Augusto e Rafagnelli; Beracochea, Dino e Argemiro; Cordeiro (Santo Cristo), Moacyr (Lelé), João Pinto (Isaías), Elgen e Chico.
11 de março de 1951 - Vasco da Gama 4 x 3 Bangu - Torneio Rio-São Paulo dominical, com 33.203 pagantes comparecendo ao Maracanã. Amorim (2) e Ademir Menezes (2) desbanguzelaram os alvirubros de Moça Bonita, orientados pelo treindor uruguaio OndinoViera, que mandou a campo: Barbosa, Augusto e Clarel; Ely, Danilo (Lola) e Jorge (Alfredo II); Tesourinha, Ademir, Ipojuan (Jansen) e Djair.
11 de maraço de 1954 - Vasco da Gama 5 x 4 América do México - amistoso quintafeirano, no Estádio Olimpico da Cidade do México. Parte de longa excursão da rapaziada, iniciada pelos inícios de fevereiro e encerrada no começo de abril de 1954, passando por Costa Rica, Guatemala, México e Peru. Neste jogo, Sabará (2), Maneca (2) e Ademir Menezes chegaram os mexicanos ao fundo da rede. O treinador Flávio Costa aplaudiu esta sua gente: Ernani, Bellini e Frenando Fantoni (Haroldo); Mirim, Dario e Jorge; Sabará, Maneca, Ademir (Vavá), Alvinho (Ipojucan) e Djayr.
11 de março de 1990 - Vasco da Gama 1 x 0 Bangu - domingueira de Taça Guanabara, em São Januário, recebendo 5.444 pagantes. William na penúltima volta do ponteiro do cronômetro do juiz não deixou o placar ficar no OXO (ôcho), como os locutores radiofônicos apelidaram o 0 x 0. O antigo capitão e apoiador Alcir Portella estava como treinador e escalando: Acácio; Ayupe, Marco Aurélio, Quyiñonez (Célio) e Cássio; Zé do Carmo, Tita e Bismarck; Bebeto, Sorato (Roberto Dinamite) e William.
11 de março de 1993 - Vasco da Gama 1 x 0 Cori-Sabbá-PI - amistoso caça níquel, em uma quinta-feira, no Estádio Tibério Barbosa Nunes, na piauiense Floriano. E demorou para sair o gol, aos 42 minutos do segundo tempo, marcado pelo zagueiro Tinho. O trinador Joel Santana gritou piauipiurra por conta de: Máricio; Pimentel, Alê, Tinho e Sidnei; Luisinho Quintanilha, Geovani, Vítor e Carlos Alberto Dias; Valdir Bigode e William (Leonardo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário