Vasco

Vasco

sábado, 22 de junho de 2024

                                                           ACONTECEU

     1633 – Congregação para Doutrina da Fé (em Roma) força Galileu Galilei a renegar afirmação de o Sol (e não a Terra) ser centro do universo; 1815 – Napoleão Bonaparte abdica do poder na França pela segunda vez; 1874 - inaugurado telégrafo submarino ligando Rio de Janeiro à Europa; 1941 – Alemanha nazista invade União Soviética dentro da II Guerra Mundial; 1978 – James Walter Christy descobre pelo Observatório Naval dos Estados Unidos o primeiro satélite (Caronte) de Plutão; 1945 – Estados Unidos e Japão travam durante II Guerra Mudial (Batalha de Okinawa) maior luta marítimo-terrestre-aérea da história; 1966 – Brasil e Paraguai assinam Ata de Iguaçu; 1986 – Diego Maradona marca gol com uma das mãos (Gol Mão de Deus) e Argentina vence Inglaterra (2 x 1) pelas quartas-de-finais da Copa do Mundo; 2012 – impeachment afasta presidente paraguaio Fernado Lugo do cargo que passa a Frederico Franco.

 NASCERAM

     Em 1936 - Hermeto Pascoal - músico brasileiro - e Kris Kristofferson – cantor/ator norte-americano; em 1943 – Eumir Deodato - músico brasileiro; em 1944 - Klaus Maria Brandauer – ator/cineasta austríaco; em 1948 – Frasnciszek Smuda – atleta da seleção polonesa de futebo;  em 1949 - Meryl Streep e  Lindsay Wagner - atrizes norte-americanas, a última  famosa no Brasil por A Mulher Biônica da TV; em 1952 – Graham Greene -- ator canadense; em 1953 – Cyndi Lauper -  cantora norte-americana; em 1964 – Dan Brown - escritor norte-ameriano; em 1976 – Joana Prado - modelo brasileira de modas que encarnava personagem Feiticeira na TV. 

                                                  CANECO DO DIA 

22 de junho de 1988 -  Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo  -  uma quarta-feira à noite . A Turma  da Colina ficou bi estadual, em cima do maior rival, com gol marcado pelo lateral-direito Cocada (Luís Edmundo Lucas Correia), que,  no dia seguinte, saiu pelas ruas cariocas distribuindo o doce que lhe apelidava. Tirou um sarro dos flamenguistas. Para carregar o caneco, a moçada, que ganhara os segundo e terceiro turnos, teria que evitar um terceiro pega. Pelo finalzinho da partida, o treinador Sebastião Lazaroni trocou o ponta-direita Vivinho, pelo lateral Cocada.  Na primeira bola que este recebeu, arrancou, do seu campo até a área rubro-negra, e soltou um foguete, de canhota. Foi o gol do bi. Durante a comemoração, tirou a camisa e foi provocar o técnico flamenguista (Carlinhos), que o dispensara do rival, criando tremenda confusão, da qual ele e Romário foram expulsos de campo.  O time da noite do bi teve: Acácio; Paulo Roberto Gaúcho, Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Henrique, Geovani e  Bismarck; Vivinho (Cocada) e Romário.  O público foi de 31.816 e a arbitragem de Aloísio Viug


    GOLEADA 

22 de junho de 1919 - Vasco da Gama 8 x 2 River -  Campeonato Carioca da Segunda Divião, no campo do Jardim Botânico  "Estrada Dona Castorina". Pé na rede: Lamego (2), Esquerdinha (2) Leão, Dutra, Pederneira, Antonico. Time:| Cavallier, Lamego e Walter; Américo, Godoy e Quintanilha; Leão, Pederneiras, Dutra, Esquerdinha e Antonico.  

   PEGADA LEVE

22 de junho de 1948 - Vasco da Gama 2 x 0 Bahia -  amistoso  de uma terça-feiura sem nenhum santo na Bahia de Todos os Santos. Pelo menos, para os baianos, pois as Turma da Colina foi ver o que eles tinham, e não viu. Então, mandou-lhe dois coquinhos no cucuruto, no quinto dos 15 amistosos disputados pelos dois times. Tuta e Chico saborearam do tempero (na rede) do tabuleiro da baiana, autorizados pelo técnico Flávio Costa, que meteu a mão no tacho respaldado por: Barbosa (Mariano), Rômulo e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Nestor,  Ademir Menezes, Dimas, Tuta (Maneca ) e Chico.

            APERTUCHOS
O raçudo Orlando Rosa Pinto encara dois marcadores

a22 de junho de 1941 - Vasco da Gama 1 x 0 Madureira - Campeonato Carioca, no estádio da Rua Conselheiro Galvão. O uruguaio Villadoniga foi ao subúrbio carioca marcar o gol da vitória do time do treinador inglês Harry Welfare, que escalou: Chiquinho, Florindo e Oswaldo Carvalho; Figliola, Rodriguez e Argemiro; Armandinho, González, Villadoniga, Nino e Orlando.
   
22 de junho de 1978 - Vasco da Gama 1 x 0 Corintians-DF -  amistoso contra um  Corintians brasiliense sem o “h” e da cidade satélite do Guará. Jogo em uma quinta-feira, no Estádio Antônio Ottoni – homenagem a um Editor de Esportes do Jornal de Brasília e torcedor cruzmaltino –, com a Turma da Colina tendo de se virar para bater na rede - Ramón foi o cara que bateu. Treinado por Orlando Fantoni, os vascaínos daquela vez foram: Mazaropi (Jair Bragança); Orlando ‘Lelé’ (Fernando), Marcelo, Gaúcho e Paulo César; Helinho, Zé Mário (Zandonaide), Zaznatta e Helinho; Wilsinho, e Paulinho Massariol e Ramon Pernambucano (Jaburu).

22 de junho de 1983 - Vasco da Gama  1 x 0 Sergipe-SE - amistoso, no Estádio Batistão (Governador Lourival Batista), em Aracaju, com gol  marcado por Celso,  cobrando pênlti, em uma  quarta-feira que levou 4.146 pagantes ao prélio. O esforço foi do treinador Carlos Aberto Zanatta e de: Acácio; Galvão (Roberto Teixeria), Rondinelli, Celso e João Luiz;  Serginho, Dudu Coelhão  e Ernâni; Jussiê (Oliveira), Amauri e Bebeto (Chagas).

22 de junho de 1986 - Vasco da Gama 2 x 1 Flamengo  - amistosamente, no Estádio Castelão, na cearense Fortaleza-CE, com bola na rede mandadas por Mauricinho e  Roberto Dinamite. A Turma da Colina tinha Antônio Lopes por treinador e foi ao gramado, diante de cerca de 25 mil pagantes,  com esta rapaziada: Paulo Sérgio; Paulo Roberto Gaúcho,  Donato, Fernando e Heitor; Moroni, Mazinho e Geovani, Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário.   

ANIVERSARIANTES 

Evaristo de Macedo Filho - esteve treinador do Vasco da Gama, em 2002, por 51 jogos, sem conquistar títulos.  
Vander reproduizdo de www.netvasco

Vander Carioca – registrado por Vander dos Santos Ferreira, nasceu no Rio de Janeiro, em 1976, e atuou como pivô no time de futebl de sete do Vasco da Gama, durante as temporadas 1999/2000/2001 e em 2015. Represetou a Turma da Colina nas Copas do Mundo de 2002, na Guatemalas, e de 2004, na China/Taipé, nesta voltando com a medalha de bronze.



Nenhum comentário:

Postar um comentário