Vasco

Vasco

domingo, 23 de junho de 2024

                                                       ACONTECEU

      1828 – Miguel I de Portugal usurpa coroa da sobrinha/rainha Maria II dando início a guerra civil; 1894 – iniciativas do Barão de Coubertin faz surgir Comitê Olímpico Internacional, em reunião na Sorbone, em Paris; 1961 - entra em vigor Tratado da Antártida estabelecendo área como reserva científica e proibindo atividade militar no continente; 1868 – Christopher Latham Sholes recebea patente para invenção da máquina de escrever que que ele chamou por "type-writer"; 1914 – Pancho Villa vence tropas do governo mexicano em Zacatecas e provoca renúcia do presidente Vicorino Huerta; 1940 – em sua única visita a Paris loder nazista Adolf  Hitler se junta ao arquiteto Albert Speer e ao escultor Arno Breker e passa três horas observando arquitetura da capital francesa; 1960 – Estados Unidos aprovam Enovid como primeira pílula anticonceptiva oral do mundo.

                                                    NASCERAM

 Josefina de Beauharnais - Imperatriz da França-1804/1810 e rainha da Itália-1805/1810 sendo primeira mulher de Napoleão Bonaparte (viveu de 1763 a 1814; Gustav Jäger - naturalista alemão (1893 a 1917; Ibrahim Sued - colunista social brasileiro (1924 a 1995); Elza Soares - cantora brasileira (1930 a 2022);  em 1940 – Sérgio Reis  - cantor/deptuado federal brasileiro; Stuart Sutcliffe – pintor britânico e primeiro baixista dos Beatles que trocou música pelo pincel (1940 a 1962); em 1958 - Pietro Fanna – ateta/treinador do futebol italiano; em 1972 – Zinedine Zidane – astro do futebool francês campeão mudial-1998.


                                                        NA BOLA

Na data em que os brasileiros dançam as quadrilhas e queimam fogos de artifícios, em homenagem a São João, o Vasco soltou dois rojões pra cima do Botafogo, com seis gols acumulados. Mas isso foi pouco. A rapaziada mandou mais sete pra cima do Barcelona, na casa dele, na Catalunha (foto).  Vamos até lá?
O Estádio Les Corts viveu um shos de bola cruzmaltino
                                                           GOLEADAS
 23 de junho de 1935 - Vasco da Gama 4 x 0 Botafogo - no segundo compromisso na data, valendo, também, por um Campeonato Carioca, o pancadão foi em um domingão, em São Januário. O atacante Nena aprontou, mas pagou caro. Marcou dois gols e perdeu três dentes, em disputas de bolas – Luna e Luís de Carvalho fizeram os outros tentos do time que seguia treinado pelo inglês Harry Welfare, que armou: Rey, Brun e Itália; Barata (Gringo), Osvaldo Saldanha e Calocero; Orlando, Tião (Kuko), Luís de Carvalho, Nena e Luna.

23 de junho  de 1957 - Vasco da Gama 7 x 2 Barcelona-ESP -- Laerte fez três e Vavá dois. Válter Marciano e Wilson Moreira completaram o placar da goleada sobre o catalães, na casa deles, amistosamente, no Estádio Les Corts, em um domingo, quando o time do técnico Martim Francisco excursionava pela Europa. Almirante estava cheio de moral. Antes, mandara 4 x 3  Real Madrid e fora o campeão do Torneio de Paris e, a seguir, carregou o Troféu Tereza Herrera, com 4 x 2 Athletic Bilbao. De quebra, ainda sacudiu 3 x 1 Valência. Foi então que rolou a goleada contra o Barça, com a fúria da Turma da Colina destilada por: Carlos Alberto Cavalheiro, Dario e Ortunho; Laerte, Orlando e Viana; Sabará, Livinho, Vavá (Wilson Mreira), Valter Marciano e Pinga. O Barcelona teve: Ramallets, Orivellas, Burges, Zegarra, Flotas, Basora, Villaverde, Martinez, Evaristo de Macedo, Hermes Gonzalez e Garci.

23 de junho de 1991 - Vasco da Gama 5 x 0 Olaria-RJ  - Copa Rio de Janeiro, com 1.700 pagantes aparecendo no estádio de São Januário. Às redes, o comparecimento foi de Anderson (2), William, Tiba e Bismarck. Para golear, o ténico Antônio Lopes apostou em: Acácio; Jorge Rauli (França), Alê, Dedé e Cássio; Zé do Carmo, Luisinho Quintanilha, Bismarck e William; Tiba (Anderson) e Sorato.  
Bismarck reproduzido do álbum do torcedor vascaíno Raimundinho Maranhão

                  S ACODES

 23 de junho de 1968 - Vasco da Gama 4 x 1 Rio Negro-AM - amisoso, no Estádio da Colina, da manauara Manaus, dia de grande glória para Walfrido, o "Espaadodr da Lua", autor de três gols - Silvinho, de pênalti, fez mais um. O treinador  era Paulinho de Almeida e o time dele teve: Errea; Ferreira, Sérgio, Ananias e Lourival;  Zé Carlos e Danilo Menezes; Nado (Bello), Alcir (William), Walfrido e Silvinho.


23 de junho de 1969 - Vasco da Gama 3 x 1 Mixto-MT -  amistoso,  no Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, em Cuiabá, com Nei Oliveira (2) e Silvinho batendo na rede. Evaristo de Mecedo era o treinador desta moçada:  Andada (Celso); Fidélis (Ferreira),  Moacir (Joel), Orlando e Eberval (Batista); Alcir e Buglê; Nei Oliveira, Benetti (Silvinho), Bianchini (Walfrido) e  Acelino (Jaílson).     

       PEGADAS LEVE  

23 de junho de 1918 - Vasco da Gama 2 x 0 River-São Bento - Campeonato Carioca da Segunda Divisão, no campo do Jrdim Zoológico. Os fura-rede do dia foram Lamego e Antonico, para esta formação: Odorico, Guedes e Carlos Cruz; Alcides, Lamego e Palhares; Adão, Paulista, Julinho, Fernando e Antonico.   

23  de junho de 1946 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense - mais uma derrubada de grande rival nos 23 de junho. Esta aconteceu, em São Januário, pelo Torneio Municipal, com as redes tricolores beijadas por  Lelé e Elgen. O treinador Ernesto Santos armou este time: Barbosa, Nilton e Rafagnelli; Ely, Rubens e Jorge; Djalma, Santo Cristo, Elgen, Lelé e Chico. 

                                                 APERTUCHO

23 de juho de 1940 - Vasco da Gama 3 x 2 Bonsucesso - Campeonato Carioca, com o técnico Gentil Cardoso comandando a rapaziada, no estádio da Gávea, onde Durval, Villadoniga e Alfredfo II sacudiram o filó. Diferente deles, Zarzur foi expulso de campo, defalcando este time pelos sete minuto finais: Chiquinho, Oswaldo Saldanha e Florindo: Figliola, Zarzur e Rodriguez; Lindo, Alfredo II, Durval, Villadoniga e Orlando Ros Pinto (Luna).   


Nenhum comentário:

Postar um comentário