ACONTECEU
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santos-Dumont_Demoiselle
1721 - fundação do mais
antigo (Arquivo Público) órgão
público da capital do Estado de São Paulo; 1817 - Alagoas emancipado da capitania
de Pernambuco; 1908 – William Drant funda General Motors; 1909 - Alberto Santos
Dumont bate recorde de decolagem curta com aeroave Demoiselle; 1944 – Força
Expecdicionária Brasileira ocupa Massarosa, Monte Castelo e Montese na
Itália durante II Guerra Mundial; 1947 – brasileiro Oswldo Aranha eleito
presidente da assembleia geral das Nações Unidas; 1955 – golpe militar derrubar
presidente Juan Perón na Argentina
NASCERAM
Drusila
– irmã do imperador romano Calígula e considerada a mulher mais linda do
mundo (viveu de 16
a 38 DC); Lupcínio Rodrigues – compositor
muical brasileiro (1914 a 1974); Carlos
Estevão - ilustrador/chargista/caricaturista brasileiro (1921 a 1972); Lauren
Bacall - atriz norte-americna (1924 a 2014); BB King- bluseiro norte-americano (1925 a 2015; Lucas Moreira
Neves - cardeal primaz do Brasil (1925 a 2002); Charlie Byrd – músico
norte-americano (1925 a 21999); Cassino
- cantor/compositor brasileiro (1943 a 2021); Silvinha Araújo
- cantora brasileira (1951 a 2008); em
1951 – René van de Kerkhof – astro do
futebol holandês; em 1952 - Mickey Rourke – pugilista/ator/roteirista nre-americano;
em 1957 – Falcão – cantor/compositor/humorista brasileiro ;em 1964 - Andréa Beltã - atriz
brasileira; em 1978 - Carolina Dickman - atriz brasileira; em 1980 - Jardel Gregório
- velocista brasileiro; em 1984 - Katie Melua - cantora anglo-georgiana.
16 de setembro de 1917 - Vasco da Gama 6 x 1 Brasil-RJ - Campeonato Carioca da Segunda Divisão, jogado no Estádio General Severiano, com vira-vira no placar. Dia em que Guerrero, Amyres e Antonico "combinaram" que cada uma doisaria, isto é, faria dois gols. Time: Nicolau, Guedes e Carlos Cruz; Baptista, Lamego e Dino; Virgílio; Bacellar, Amyres e Antonico.
16 de setembro de 1930 - Vasco da Gama 4 x 1 América-RJ - amistoso, em São Januário, com vira-vira no placar e redes balançadas por Paschoal, Mário Mattos, Russinho e Sant´Ánna. O treinador era o inglês Harry Welfare que escalou: Waldemr, Zé Manoel e Itália; Nesi, Fausto e Badu II;|Paschoal, Carlos Paes, Russinho, Mári o Matos e Sant´Anna.
16 de setembro de 1986 - Vasco da Gama 5 x 0 Seleção de Caxambu-MG - amistoso na casa do adversári, o Estádio Rangel Viotti, com goleada escrita por Claudinho (2), Zé Sérgio, Santos e Vivinho. O treinador era Cláudio Garcia e os seus pupilos atendiam por: Paulo Sérgio (Acácio); Paulo Roberto Gaúcho, Juninho, Fernando e Pedrinho; Vítor (Josenílton), Mazinho (Geovani|) Claudinho|(Romário); Mauricinho (Santos), Roberto Dinamite (Vivinho) e Zé Sérgio (Tuíco).
16
de setembro de 2022 – Vasco da Gama 4 x 1 Náutico-PE - Campeonato Brasileiro da Série B, no estádio de São Januário-RN,
com gols marcados por Raniel, Eguinaldo, Andrey e Figueiredo, com público de 19.152
presentes. Time da vez: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza (Quintero),
Anderson Conceição e Paulo Victor (Edimar); Yuri Lara, Andrey Santos, Marlon
Gomes (Gabriel Pec) e Nenê (Alex Teixeira); Eguinaldo e Raniel (Figueiredo).
Técnico: Jorginho Amorim.
SAPECAS
16 de setembro de 1984 - Vasco da Gama 3 x 0 Botafogo - Taça Guanabara, em São Januário, com a Turma da Colina começando a apagar o visitante no primeiro minuto: por conta do capixaba Geovani, abridor de porteira. No segundo tempo, Mauricinho fez o segundo e Mário Marques o terceiro, diante de 4.169 pagantes. Edu Antunes Coimbra era o treinador e escalou: Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Nenê e Aírton; Pires (Oliveira), Geovani e Mário; Mauricinho, Rômulo e Marquinho.
16 de setembro de 2023 - Vasco da Gama 4 x 2 Fluminense - Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos-RJ, assistido por 35.850 presentes e 33.818 pagantes. Na rede tricolor, pintaram: Gabriel Pec (2), Praxedes e Vegetti. O treinador era o argentino Ramó Diaz, com este time: Léo Jardim; Puma, Maicon, Léo (Zé Vitor) e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes (Matheus Carvalho), Paulinho e Marlon Gomes (Payet); Rossi (Gabriel Pec) e Vegetti (Barros).
APERTUCHOS
16 de setembro de 1945 - Vasco da Gama 2 x 1 Flamengo - clássico dominical, pelo Campeonato Carioca, no vascaíno estádio de São Januário, com Berascochea e Biguá (gol-contra), marcando os tentos da vitória cruzmaltinada. O treinador da moçada era o uruguaio Ondino Vieira que relacionou para entrar em ampo: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Ely, Berascochea e Argermiro; Djalma, Lelé, Isaías, Ademir Menezes e Chico. OBS; a pugna encerrou o primeiro turno da temporada oficial que teve o Almirante campeão invencível: 13 vitórias e cinco empates, come 58 gols marcados e impressionante saldo de 43. Logo: faltou adversário.
INSISTENTE
16 de setembro de 1934 - Vasco da Gama 3 x 2 Bangu - Torneio Extra de Profissionais, com jogo na casa do adversário, pois o campo da Rua Ferrer ficava em teritório banguense, em frente a fábrica de tecidos Bangu, pertinho de onde é, hoje, o Estádio Proletrário, em Moça Bonita-RJ. Os gols visitantes foram marcados por Almir, Orlando Rosa Pinto e Lamana, com o treinador Harry Welfare escalando: Rey, Domingos da Guia (Brun) e Lino; Barata, Jucá e Affonso; Bahiainho, Almir, Lamana, Cícero e Orlando Rosa Pinto.
16 de setembro de 1981 - Vasco da Gama 3 x 2 Bangu - em uma quarta-feira, em São Januário, assistido por 8.587 pagantes, com gols vascaínos balançando na rede às custas de Serginho, Marquinhos e Roberto Dinamite, este explodindo a pátria banguense aos 45 minuos do segundo tempo. O técnico era Antônio Lopes e o time teve: Mazaropi; Rosemiro, Ivan, Nei e João Luiz; Dudu, Serginho Carioca e Marquinhos (Amauri); Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário