Vasco

Vasco

quinta-feira, 21 de março de 2013

JAIR ROSA PINTO - ANIVERSARIANTE

Jair (com Lula) voltou a vestir a jaqueta cruzmaltina em 1956
Em 1921, Quatis, então distrito de Barra Mansa-RJ, passou a ter entre os seus cidadãos um garoto que viria a ser um dos maiores craques do futebol brasileiro, Jair Rosa Pinto.
 O Vasco foi buscá-lo no Madureira, em 1943, juntamente com Isaías e Lelé, que arrasavam no “Tricolor Suburbano” e eram chamados de ‘Os Três Patetas”, em alusão a um trio de comediantes do cinema norte-americano.
Embora despontasse para o sucesso no "Madura", o “Jajá” já havia tentado rolar a bola em São Januário, nos tempos de amador. Só não ficou porque havia gente em um clube tão badalado. Pelo menos, fora o que lhe dissera o responsável por avaliá-lo, o ex-atacante do clube e argentino Kuko. Depois que voltou, ficou até 1946, para vestir a camisa cruzmaltina por 71 vezes, nas quais saiu de campo vencedor em 44 delas. Perdeu só em nove jogos e empatou 18. Dono de um chute fortíssimo, com a canhota, marcou 27 gols vascaínos, média de 0,39 por partida.
CANECO - Em 1944, Jair Rosa Pinto estava no time que conquistou o Torneio Relâmpago, disputado só pelos “grandes” do futebol carioca. Marcou três dos 14 gols da “Turma da Colina”, que saiu da competição invicta, com um saldo de 10 tentos, em três vitórias e um empate. Na época, o treinador uruguaio Ondino Vieira estava montando aquele que viria a ser um dos maiores esquadrões do futebol mundial, o “Expresso da Vitória”, que encantou nos gramados, até 1952, ano do seu último título estadual.
Quanto ao Torneio Relâmpago, que valeu o primeiro dos dois títulos de “Jajá” pelo Vasco – o outro foi o do Campeonato Carioca de 1945 –, este foi uma disputa que rolou entre 1943 a 1946. Era uma espécie de aquecimento para a temporada estadual. Na estreia, em 5 de março de 1944, o Vasco empatou, por 2 x 2, com o Fluminense, após Lelé perder um pênalti e os tricolores mandarem 2 x 0, até mais da metade do segundo tempo. Então, Jair Rosa Pinto diminuiu o placar e Cordeiro o igualou. Seis dias depois (11.06) a rapaziada goleou o América, por 4 x 0, com Jair mandando mais uma bola na rede – Cordeiro, Isaías e Lelé mandaram as outras.
Passados mais quatro dias (15.06), vieram os 3 x 0 sobre o Botafogo, com Djalma e Chico (2) balançando o ‘filó’. Finalmente, em 19 de março, saiu a conquista do primeiro título do “Expresso da Vitória”, nos 5 x 2 sobre o Flamengo, com “Jajá” fazendo mais um, e Chico, Lelé, Isaías e Djalma os demais.
O jogo, em General Severino, foi apitado pelo “Juca da Praia”, o apelido de José Ferreira Lemos, teve público calculado em 15 pagantes e renda de Cr$ 67 mil, 206 cruzeiros e 30 centavos – todos os títulos de Jair Rosa Pinto pelo Vasco foram: 1944 -Torneio Início; 1944 -Torneio Relâmpago; 1945 - Torneio Municipal;1945 - Campeonato Carioca (invicto) e 1946 - Torneio Municipal.
REVASCAÍNO - Em 1957, Jair Rosa Pinto voltou a vestir a camisa do Vasco, integrando um time misto de cruzmaltinos e santistas, na disputa do Torneio Morumbi, quando o garoto Pelé, aos 16
Foto reproduzida da revista Fatps&Fotos

Um comentário:

  1. Nos últimos anos, costumeiramente eu via o Jair próximo à Praça Saenz Peña, na Tijuca, sempre portando uma gaiola com passarinho, coisa que adorava...

    ResponderExcluir