Vasco

Vasco

domingo, 24 de março de 2013

ZICO TÁ NO VASCO COM PELÉ

Faz 10 anos, hoje, que o maior ídolo da história do Flamengo, o atacante Zico (Arthur Antunes Coimbra), vestiu a camisa do Vasco. Também, maior artilheiro rubro-negro, com 508 gols em 731 jogos, na noite de 24 de março de 1993, ele usou a camisa 9 cruzmaltina, durante o primeiro tempo do amistoso com o espanhol La Coruña, para participar do jogo de despedida de Roberto Dinamite, no Maracanã.
Bem antes daquilo, o cantor/compositor Erasmo Carlos, torcedor vascaíno, gravara uma música sacaneando os “cascateiros”, dizendo “Zico tá no Vasco/com Pelé...”  Claro que o “Tremendão” não era dado a fazer previsões para um futuro que não ficou tão distante de quando “Pega na mentira" estava nas paradas de sucesso, em 1981.
Zico foi vascaíno por 45 minutos
A ficha técnica do jogo Vasco 0 X 2 La Coruña registra José Roberto Wright como árbitro; renda: CR$ 2 milhões.780 mil.250 cruzeiros (moeda da época) e os gols por Bebeto, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Nando, aos 50. O time vascaíno foi: Carlos Germano; Pimentel, Jorge Luís, Tinho e Cássio; Luisinho, Leandro Ávila, Zico (Geovani), Roberto Dinamite (Valdir Bigode), Bismarck e William. Técnico: Joel Santana.
REIS NA COLINA – Grandes craques do futebol brasileiro do passadão vestiram a jaqueta cruzmaltina. Na década-1930, o lateral-direito Domingos da Guia, o apoiador Fausto dos Santos e o goleador Leônidas da Silva. Em 1955, Zizinho foi emprestado ao Vasco, pelo Bangu, para participar de um torneio contra times argentinos. Era um desejo do “Mestre Ziza” voltar a atuar ao lado do seu amigo Ademir Menezes. E, então, encarou o Independiente (1 x 4), em 27 de dezembro e o Racing (3 x 2), três dias depois.
Um ano depois, foi a vez de Pelé estar vascaíno, pelo Combinado Vasco/Santos. Fez quatro jogos – 6 x 1 Belenenses-POR; 1 x 1 Dínamo Zagreb-IUG; 1 x 1 Flamengo e 1 x 1 São Paulo – e foi descoberto pelo treinador Sílvio Pirillo, da Seleção Brasileira. 

O próximo supercraque a rolar uma bola vascaína foi Mané Garrincha. Disputou um amistoso, apenas. Em 20 de julho de 1967,  marcando um gol, de falta, contra a seleção de Cordeiro-RJ, na goleada, por 6 x 1. Atuou por um time escalado assim pelo técnico Gentil Cardoso: Édson Borracha (Celso); Djalma, Ivan (Joel), Álvaro e Almir; Paulo Dias e Ésio; Garrincha, Bianchini (Sílvio), Zezinho (Valfrido) e Okada (William). Técnico: Gentil Cardoso.  
Pelé reproduzido da revista Grandes Clubes
Na década-1980, o novo superastro a pintar na Colina foi o tricampeão mundial Tostão, maior artilheiro da história do Cruzeiro, com 245 gols em 279 jogos, e , também, maior craque da história do futebol mineiro.  Disputou 345 jogos e marcou seis gols pelo Vasco, com o qual rompeu o contrato, devido a problemas no olho esquerdo. (foto de Zico e de Pelé reproduzidas das revistas "Placar" e "Grandes Clubes"). Agradecimento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário