Vasco

Vasco

segunda-feira, 1 de abril de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA: TITA

Ele nasceu no “Dia da Mentira” – uma brincadeira do folclore brasileiro –, mas foi uma verdade como futebolista.  Mílton Queiroz da Paixão, o Tita, é de 1º de abril de 1958, o belíssimo ano em que o mundo descobriu a seleção canarinha.
Cruzmaltino, em 1987, Tita voltou à Colina, em 1989, e ficou par a temporada  seguinte. Atuando no meio-de-campo e no ataque, com muita valentia, ajudou a rapaziada a levantar a taça de se campeão estadual em sua primeira temporada vascaína. Mostrando que era pé quente, quando voltou, em 1989, foi campeão brasileiro. Em 1990, passou a mão na Taça Guanabara de 1990. A sua história cruzmaltina registra 42 jogos e 24 gols, da primeira passagem, e 39 partidas e 11 tentos, da segunda. Portanto, em 88 compromissos, 35 bolas nas redes.
Mas a que lhe deixou marcado na lembrança da torcia cruzmaltina foi aquela partida do domingão 9 de agosto de 1987, diante do Flamengo, na final do  Estadual. Aos 42 minutos do primeiro tempo, Roberto Dinamite  serviu e ele marcou o gol do “Títalo”, como brincou a imprensa. Depois, saiu comemorando, com o rosto encoberto pela camisa, o que virou mais uma moda no futebol brasileiro, depois do soco no ar e da cambalhota.
O “Clássico dos Milhões” em que Tita foi o herói teve arbitragem de Pedro Carlos Bregalda, um dos grandes públicos do Maracanã, 114.628 almas, e time vascaíno escalado, pelo técnico Sebastião Lazaroni, com esta rapaziada: Acácio; Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Henrique, Luís Carlos Martins (Vivinho), Geopvanai e Tita: Roberto Dinamti e Romário.
Tita foi canarinho, também. Fez 34 jogos pela Seleção Brasileira, marcando seis gols. Foi à Copa do Mundo de 1990, como reserva. Além do Vasco, defendeu Flamengo; Grêmio  e  Internacional, ambos de Porto Alegre-RS; o aleamão Bayer Leverküssen; o italiano, Pescara; León e Puela, do México,   e Comunicaciones, da Guatemala. Depois de encerar a carreira,  tornou-se treinador, já tendo dirigido o time vascaíno em 2000 e em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário