Vasco

Vasco

sexta-feira, 12 de abril de 2013

VASCO NO TÚNEL DO TEMPO

1 – O cônsul brasileiro em Montevideu, Aloisio Gomide, era sequestrado pelo movimento guerrilheiro Tupamaro, em 31 de julho de 1970. Na tentativa de pressionar o governo uruguaio a libertá-lo, sua mulher, Maria Aparecida, telefonou ao presidente Pacheco Areco, mas este não atendeu a ligação. O governo militar do Brasil chegou a pensar AM invadir o Uruguai, para libertar seu representante. As negociações “libertatórias” estavam sendo conduzidas pelo ministro brasileiro da Educação, Luiz Fleitas.

Kosilec prestigia o capitão Bougleux 
2 –  O mundo contava, ainda, 27 países governador por soberanos, entre reis, imperadores, xeques e grão-duques. Desses monarcas, dez eram europeus, seis do Oriente Médio, oito da Ásia e três africanos. Desde o período conhecido como renascentista, entre os fins do século 13 e meados do 17, eles começaram a perder terreno. Primeiro, perderam o “poder divino”. Depois, o poder político. Na Europa, os monarcas de 1970 exerciam oder meramente simbólico-representativo. Poder absoluto só entre os africanos e médio-orientais.

3 – O Papa Paulo VI  extinguia as Guardas Nacional, Palatina e a Gendarmeria Pontifical, desempregando 750 pessoas. Ficava só a Guarda Suíça, que vinha do Século 15 e era formada por 60 homens. O Vataiucano, com uma área equivalente à Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, tinha pouco mais de 1.000 viventes em seu pedaço.

4 – A ex-imperatriz iraniana Soraya é obrigada, pela família Esfandiari, a desmanchar o seu noivado com o playboy  alemão Gunter Von Opel, herdeiro das fábricas Opel.  
5 - -  A atriz norte-americana Faye Danaway, que ficara famosas pela sua participação em “Bonnie and Clyde”, de 1967 e dirigido por Arthur Penn, filmava, em 1970, com o diretor Elia Kazan, uma nova fita. Intitulada, nos Estados Unidos, por “The Arrangement”, no Brasil, ganhou o nome de “Movidos pelo Ódio”. Foi um ‘western”, rodada  na região de Almeria, na Espanha.

6 -  A mais famosa atriz da TV brasileira, Regina Duarte, desaparece, misteriosamente, da telenovela “Irmãos Coragem”, na qual interpretava um dos mais importantes papeis. Motivo: estava grávida da filha Gabriela e a barriga não dava mais par disfarçar. A produção pensara em engravidar a personagem Ritinha e ter o parto em um dos capítulos. Mas Regina não topou.   
7 - A música “Coronel Antônio Bento”, de Luís Vanderlei e João do Vale, gravado por Tim Maia, fazia sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde havia muitos nordestinos. Como a letra falava no pianista Bené Nunes, foi marcado um encontro entre o cantor e o homenageado, para se conhecerem. DETALHE: Tim Maia acabara de voltar dos Estados Unidos, onde se especializara na “soul music”, e jamais havia cantado um xaxado.           

Noélia Alfonso, Miss Europa-1970
8 –  A banda “Led Zeppelin”, formada, em 1968, na Inglaterra, por Jimmy Page, John Paul Jones, Robert Plant e John Bonham”, derruba a liderança de vendagem de discos dos Beatles, que tinham o LP Abbey Road na praça. O primeiro disco do grupo editado no Brasil chegava mostrando rock progressivo, com influência de Jimmi Hendrix e também da “soul music”.

9 – A bailarina brasileira Lúcia Tristão abandonava o noivo,
Décio Otero, e fugia, para o México, a fim de encontrar o bailarino soviético Alexdandr Filippov. Apaixonado, este pede asilo político no país, conseguindo escapar de sete agentes secretos de Mascou. Para não ficar mal perante o mundo, o governo da então CCCP  chama Fillipov de “bailarino medíocre, que não faria nenhuma falta”.

10 – O RJ fazia o V Festival Internacional da Canção. A cantora Wanderléa, a mais famosa do país, devido ao sucesso da Jovem Guarda, concorria como compositora, ao lado de Dom (dupla Dom e Ravel), com música arranjada pelo mais importante maestro da “Tropicália”, Rogério Duprat. DETALHE: Dom tivera uma música usada pela ditadura, como um dos seus “hinos”.

11 – A espanhola Noélia Alfonso, de 20 anos, elege-se Miss Europa-70. Tinha cabelos eram longos e negros; olhos escuros; altura de 1m74cme media 92cm de busto e quadris, e 62cm cintura.       

12 -  Doze anos após ter sido “SuperSuprCampeão Carioca”, o Vasco da Gama recuperava o título do futebol estadual da então Guanabara. Fizera uma campanha indiscutível, saindo atrás no placar em apenas duas rodadas.  O time foi treinado pro Elba de Pádua Lima, o Tim, capitaneado pelo meia Bougleux e teve como principal líder o atacante Walter Machado Silva. A formação–base foi: Andrada:Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval; Alcir e Bougleux; Luis Carlos Lemos, Valfrido, Silva e Gílson Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário