Vasco

Vasco

sábado, 4 de maio de 2013

CORREIO DA COLINA - VELHO BRASÍLIA

 Sou de família vascaína, morei em Brasília, entre os meus 9 e 16 anos, e torcia pelo Brasília Esporte Clube. O primeiro jogo que assisti foi Brasília 1 x 1 Vasco. Meu pai me levou ao Pelezão, vestido na camisa cruzmaltina. Há poucos dias, voltei à cidade, para o casamento de um amigo, e fui a um jogo do meu antigo time candango. Não gostei de terem mudado o escudo, que me lembrava o símbolo da Copa do Mundo de 1974. O do Vasco é o mesmo desde 1898. Nunca mudou. E espero que nunca mude”. Florêncio D ´Augustini.
Prezado Florêncio! O antigo símbolo do antigo Brasília Esporte Clube, que hoje é Brasília Futebol Clube, surgiu de um concurso vencido por alguém com Benatti no sobrenome. O nome completo do cara caiu no esquecimento. Segundo o diretor José de Melo, então proprietário da Loja “Edenlar” e o mais apaixonado pelo time (nunca foi clube), simbolizava um pé em movimento, chutando uma bola. Realmente, lembrava o símbolo do Mundial-197 da então Alemanha Ocidental. Relembre! 
Brasília Esporte Clube
Como você passou muito tempo sem aparecer aqui pelo Planalto Central, talvez, não saiba. O estádio Pelezão foi vendido, pela então Federação Metropolitana de Futebol (hoje, Brasiliense de Futebol) e  demolido.
O jogo em que você estreou como torcedor vascaíno rolou em 9 de junho de 1977, apitado por Arnóbio Passos, auxiliado por Jonas Oliveira e Ranulfo Soares. Público e renda não foram divulgados. Os gols foram de Fernando (Vsc), aos 29 minutos do primeiro tempo, e de Ernani Banana (Bsb), aos 7 da etapa final. O Vasco era treinado por Orlando Fantoni e formou com: Mazaropi; Fernando, Abel Braga, Geraldo (Gaúcho) e Marco Antônio; Zé Mário, Carlos Alberto Zanata e Helinho; Wilsinho (Wiliam), Ramon e João Paulo. Técnico: Orlando Fantoni.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário