Vasco

Vasco

sexta-feira, 3 de maio de 2013

PRIMEIRO FUTEBOL OFICIAL NO BRASIL

.
Orlando e Félix, antigos goleiros, foram à festas da FPF
Em 3 de maio 1902, quando o Brasil era governador pelo presidente Rodrigues Alves e o cientista Oswaldo Cruz liderava a luta contra a epidemia da febre amarela, há exatos 110 anos, era disputada a primeira partida oficial de futebol no país. A bola já rolava por aqui, há uns oito anos, mas faltava regulamentação para a nova modalidade que chegava para virar paixão nacional e tirar as atenções do remo e do ciclismo, principalmente.
Coube à Liga Paulista de Foot-Ball promover o jogo histórico, iniciado às 15h daquele 3 de maio, no parque da empresa Antarctica Paulista, entre os times do Mackenzie College e do Germânia, com vitória do primeiro, por 2 x 1.
No dia seguinte, o jornal “A Província”, noticiou que “um grande número de famílias” assistira ao “primeiro match organizado pela hoje Federação Paulista de Futebol (FPF) e considerava que “... o ‘team’ do Mackenzie tem muito mais velocidade que o seu concorrente e, devido a isso, de começo a fim, a bola lhe manteve-se mais favorável”
A glória do primeiro gol oficial do futebol brasileiro ficou para Mario Eppingaus. ”Poucos minutos antes do ‘half-time’, o sr. Kirschner, ‘centerforward’ do Germânia conseguiu fazer um ‘scape’ dahi marcar o primeiro ‘goal’ do S.C.Germânia”, empatando a pugna, que foi desempatada por Alicio de Carvalho.
O juiz foi Antônio Casemiro da Costa e o Mackenzie venceu com: Rehder, Belfort Duarte e Warner; Sampaio, Alício de Carvalho e Lourenço; Yelrd, Eppingaus, Pedro Bicudo, Armando Paixão e Lopes. O Germânia teve: Brasche, Riether e Nobiling; Kawwal, Baumann e Muss; Linz, Russo, Kirschner, Nicolau Gordo e Hinghehardt.
Quando o fato atingiu 100 anos, a FPF o celebrouo com um “remake” da partida, vencida, novamente, pelo time representante do Mackenzie, por 3 x 2. Daquela vez, as formações ficaram assim: Mackenzie College: Ado; Eurico e Amaral; Arlindo, Dudu e Paraná; Diorval, Serginho Chulapa, Geraldão, Ademir da Guia(Gilberto Costa) e Edu Américo. Sport Club Germãnia: Felix (Orlando) Zé Maria e Alfredo Mostarda; Rosemiro, Badeco e Gilberto Sorriso; Edu Bala, Servílio, César Maluco, Mengálvio (Balcochi) e João Paulo. Com os dois times comandados por Mário Travaglini, os goleadores foram: Serginho, César, Edu Américo (2) e Alfredo. Clodoaldo Santana, ex-atleta do Santos, foi o árbitro, trajado nos rigores da época, como mostra a foto.
Velhos tempos em que as camisas dos jogadores não continham números. As chuteiras, na verdade eram sapatos, pesados e pouco flexíveis. (fotos reproduzidas do Boletim Informativo da Federação Paulista de Futebol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário