Vasco

Vasco

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ANIVERSARIANTE HOJE - ALMIR

Miguel, Paulinho de Almeida, Bellini, Écio e Coronel (em pé, da esquerda apra a direita), Sabará, Almir, Valdemar, Roberto Pinto e Pinga (agachados na mesma ordem)

Xerifão da zaga cruzmaltina entre, por 11 anos, Ely do Amparo encerrou a carreira defendendo  Sport Club Recife, entre 1955 a 1956. Mesmo de longe, não tirava a cabeça de São Januário. Um dia, assistindo a um jogo dos juvenis do “Leão da Ilha”,  gostou de um ponta-esquerda raçudo e habilidoso. Não perdeu tempo. O indicou ao Vasco da Gama, que mandou buscar o garoto terrível.
Pra início de conversa, o moleque já se dizia um torcedor vascaíno, mesmo sem nunca
ter visto o time carioca jogar. Mas, ouvindo as suas partidas, pelo rádio, queria brilhar como o seu conterrâneo Ademir Marques de Menezes, buscado pelos cruzmaltinos no mesmo Sport. Cheio de personalidade, ele só não queria imitar o ídolo, mas ser ele mesmo, mostrar o seu jogo. Tudo bem! O Vasco topou. No entanto, tirou-lhe da ponta e mandou-lhe para o meio. No time A, a camisa 9 era de outro pernambucano, Edvaldo Izídio Neto, o Vavá. Bom patrício, este apoiou logo o garoto que chegava, e o guri honrou a terra. Em dois jogos pelos juvenis da Colina, marcou quatro gols. Estava aprovado. Rápido, fez um voo direto para o time principal, sem escalas pelos aspirantes.
Assim começa a história cruzmaltina de um dos maiores atacantes do Vasco, na década de 1950. Chamava-se Almir Albuquerque Moraes e viveu entre 28 de outubro de 1937 até 6 de fevereiro de 1973, tendo sido vascaíno dede 1957 a 1960, tempo em que foi  campeão carioca e do Torneio Rio-São Paulo-1958.
Raçudo, impiedoso e sabendo o que fazer com a bola, Almir passou longe dos atacantes trombadores. Sem perder tempo com ele, o Vasco o incluiu na delegação que viajaria à Europa, e ele já foi deixando um gol no único amistoso em que participou, em Moscou. Por aqui, a estreia rolou no clássico de maior rivalidade do futebol carioca, em Vasco 1 x 0 Flamengo, em 8 de maio de 1957, com casa cheia e gol de Pinga. Até então, o ataque vinha sendo Sabará, Livinho, Vavá, Walter Marciano e Pinga. Com ele, o time vencera o Botafogo (3 x 2) e empatara, como Palmeiras (1 x 1), pelo Torneio Rio-São Paulo. Foi então que o treinador Martim Francisco decidiu unir os dois pernambucanos, Vavá e Almir, na partida contra os rubro-negros.
Sem medo dos microfones, Almir não falavas para agradar. Certa vez, quando a revista carioca “Manchete Esportiva (Nº 109, de 21.12.1957) quis saber dele qual fora o treinador responsável pele seu sucesso, bateu forte: “Posso ser antipático, pretensioso, mas ninguém me ensinou o que sei. Ouço e tento aplicar a tática que o treinador pede. Mas aprendi a passar a bola, chutar e cabecear jogando nas peladas de Recife”.
Como todo nordestino, Almir costumava traçar, durante o almoço,  arroz, feijão, bife salada. Não era muito chegado a uma sobremesa, mas capaz de devorar uma lata de goiabada. Foi casado com maia de Lourdes Morais de Albuquerque e teve o filho Almirzinho. Apelido? Chegou a ser chamado de “Pelé Branco”. Temperamental, vivia metido em confusões. Vira e mexe, era expulso de campo. Mas foi um grande vascaíno.

 










 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário