Vasco

Vasco

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BASQUETE VASCAÍNO ENCAROU SPURS

O Vasco já viveu uma aventura inusitada no basquete. Fez um esforço interplanetário e chegou a uma final de torneio contra um time da NBA (Norte American Basket Association). Explica-se abaixo:  
Iniciado em 1987, havia uma disputa entre campeões continentais e um time da “enebiêi. Era o McDonald’s Championship, ou McDonald’s Open, promovida pela multinacional comestível”. A Federação Internacional de Basquete não reconhece o vencedor como campeão mundial, embora não houvesse uma disputa mundial e se jogasse com regras misturadas da FIBA e da NBA, que ganhava todas. Mas a disputa fora bolada pelo seu secretário geral, Boris Satankovic, juntamente com o comissário David Stern, da NBA, quando profissionais ainda não participavam de Olimpíadas e a meta era ver como isso rolaria.
Assim, na última disputa, entre 14 e 16 de outubro de 1999, o Vasco, campeão sul-americano, teve por adversários o Spurs (NBA) e os  campeões asiático (Sagesse, do Líbano); da Oceania (Adelaide 36ers,  da Austrália); italiano (Varese Roosters), e da Euroleague (Zalgiris Kaunas, da Lituânia).
No primeiro dia, a rapaziada mandou 90 x 79 no Adelaide, após 23 x 23 no primeiro quarto; 49 x  37 no segundo e  70 x 61 no terceiro. Dali até o final, a moçada administrou a vantagem até fechar a conta. No dia seguinte, Vasco 92 x 86 Zalgiris Kaunas, com os australianos fazendo 24 x 14, no primeiro quarto; 40 x 36 no segundo e 60 x 52 no terceiro. No quarto final, 76 x 76, gerando prorrogação, que o Vasco faturou, com grandes atuações do ala Rogerio Klafke, do pivô Vargas, do armador americano Charles Byrd  e do  ala-armador Demetrius.
Na final, a diferença técnica era imensa entre os norte-amnericanos e os demais. Então, San Antonio Spurs 103 X 68 Vasco. A moçada até encostou no palcar, no início do segundo período, reduzindo a diferença para cinco pontos. Perto do final do terciro período, voltou a  aproximar-se, mas não dava. O San Antonio Spurs era muito mais forte.
Para ser convidado àquela disputa, o Vasco sagrou-se bicampeão da Copa dos Campeões Sul-Americanos de Basquete Masculino-1998/1999, o torneio continental mais importante,  entre 1946 e 2008. Por sinal, o bi está fazendo hoje 13 anos. Em 5 de setembro de 1999, a “Turma da Colina” batia o Bauru-SP, 82 x 76, para carregar a taça. E, para completar a festa, no 5 de setembro de 1965, a moçada vencia o Botafogo, por 2 x 1, conquistando a I Taça Guanabara. LEIA em "Campeão da Taça Guanabara", clicando no arquivo do bog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário