Vasco

Vasco

quarta-feira, 26 de março de 2014

CORREIO DA COLINA - VASCOSELOS

 “Estou iniciando uma coleção de selos brasileiros. Gostria de saber se existe selos do Vasco da Gama?” Rubens Silveira, de Taguatinga-DF.
Sim, Rubens, existe. O mais valioso marca a conquista da Taça Libertadores, em 1998, quando o clube celebrava o seu centenário. Já é coisa rara, pois os vascaínos compraram todos, quando foram lançados. Dê uma consultada pela Internet, em sites de vendo. Pode ser que encontrealgum cruzmaltino desnaturado vendendo esta raridade.
O futebol, por sinal, Rubens, é um dos temas preferidos dos colecionadores brasileiros de selos.Normalmente, os enfoques são ligados às grandes conquistas, e datas importantes, de clubes, federações ou da Seleção Brasileira.Os primeiros saíram em 24 de junho de 1950, alusivos à quarta Copa do Mundo, que o país sediaria. Um deles trazia o globo terrestree atletas em ação; o segundo exibia o o Maracanã, que era chamado de (estádio) “Municipal”, enquanto o último tinha um jogador portanto a bandeira brasileira.
Em 1958, com a chegada do primeiro título braisleiro em um Mundial, novos selos foram lançados, bem como depois, pelas conquisatas do tri, do tetra e do penta. No meiodesse período, foram homenageados, também, os Jogos da Primavera e os Jogos Infantis, que o “Jornal dos Sports” promoveu, no Rio de Janeiro, durante a década-1950, e tendo por temas modalidades como o basquetebol, o tênis e heróis individuais, como o vascaíno Adhemar Fereira da Silva.
Um dos selos também muito disputados por colecionadores, Rubens, é o do milésimo gol de Pelé, lançado em 28 de novembro (11 dias após o fato) de 1969. O “Kike” já viu à venda, no site Mercado Livre, o selo lançado em 24 de junhode 1970, relativo ao nono Mundial de Futebol, o do México e do tri canarinho. Também, estampas alusivas aos títulos de 1958 e de 1962, uma emissão comemotativa dos Em 23 de junho de 1985, saiu um bloco pelo transcurso da 13ª Copa do Mundo, nvamente, no México. O“Kike” já viu, também, à venda pela Internet, selo lançado em 19 de maio de 1994,comemorativo dos 100 anos da chegada do futebol no Brasil. Um bloco de estampas relacionadas ao tetra, conquistado nos Estados Unidos, foi lançado em 5 de dezembro. O do penta, em 2002,também foi lançado.
Os últimos selos esproivos que o“Kike” viu foram alusivos aos 100 anos do Santos Futebol Clube, lançado em 2012, e da Copa das Confederações-2013. Corra para comprar este, Rubens, se já não acabaram as vendas. Valeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário