Vasco

Vasco

sexta-feira, 23 de maio de 2014

PRIMEIRO RIVAL DOS CRUZMALTINOS

Pensa que o Flamengo foi o primerio gande rival do Vasco? Pois errou. O cargo foi do América. Motivo: três disputas pelo título do futebol carioca contra a "Turma da Colina". O Vasco só havia levado a taça em 1923 e em 1924, nas suas duas primeiras temporadas na elite, quando batia em quem pintasse, de virada, no segundo tempo.
Em 1928, na primeira final entre vascaínos e americanos, estes foram os campeões. O Vasco deu o troco, em 1929, durante uma badalada melhor de três que virou, depois, tema de uma das famosas revistas musicais do Rio de Janeiro. Por sinal, uma empresas fabricante de cigarros chegou a comprar um quadro dentro do espetáculo musical intitulado "Melhor de Três", para promover um concurso que apontaria o jogador mais querido do futelbol carioca – venceu o vascaíno Russinho. Nos gramados, o time de São Januário havia ganho a partida final da melhor-de-três por 5 x1, formando com: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Paschoal, Russinho, Oitenta-e-Quatro, Mário Mattos e Santana. Eles foram campeões com 15 vitórias, sete empates e só uma pisadas na bola.
Em 1931, vascaínos e americanos disputaram mais um título, acirradamente. No primeiro turno, Vasco 1 x 0. No segundo, América 4 x 1. Esta goleada, praticamente, decidiu o campeonato, pois, ao final da disputa, os alvirrubros tinham 30 pontos e o “Almirante” 29. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário